No Kanban, uma de suas mecânicas originais é um meeple controlado pelo jogo, que simboliza a Sandra, a gerente da fábrica de automóveis. No decorrer do jogo, a Sandra fica passando em cada área do tabuleiro que representa um setor da empresa: área de teste de carros/linha de montagem/logística/design/administração. Ao passar em cada área, ocorre algumas alterações naquele setor do tabuleiro e há uma avaliando do progresso dos jogadores. No início do jogo, os participantes decidem se querem que a Sandra seja a gerente boazinha ou a malvada. Qual a diferença?
- A Sandra boazinha (Sandra Cenoura, é o nome dela - sério), confere pontos ao jogador que tiver mais conhecimento naquela área que a Sandra está visitando E cumpriu certos requisitos, pontos estes que são calculados de acordo com o banco de turnos de horas acumuladas daquele jogador.
- A Sandra malvada (Sandra Vara, é o nome dela - sim, estou falando sério), tira pontos do jogador que tiver menos conhecimento da área visitada, a menos que tenha cumprido certos requisitos ou tenha um banco de turnos de horas acumuladas robusto.
Variante oficial da Sandra boazinha proposta pelo autor
- Sandra continua dando pontos pelo mesmo critério, mas agora em vez de conceder 1 ponto por turno de horas acumuladas, agora só confere 1 ponto para cada turno de horas acumuladas acima de 5. Ou seja, a Sandra conferirá de 1 a 5 pontos, se o jogador que se destacou tem 6 a 10 turnos de horas acumuladas (não pode ter mais de 10 turnos de horas acumulados).
- Em adição, a Sandra só confere os pontos para UM jogador que se qualifique e será aquele que tiver mais conhecimento daquela área. Até aí, nenhuma mudança. A diferença nesta variante é que não há empate entre jogadores com o mesmo nível de conhecimento. Agora em caso de empate, será o jogador cujo marcador de conhecimento estiver no topo. Ou seja, se dois jogadores estiverem no nível máximo, o jogador que chegou depois será aquele que a Sandra verificará se cumpriu os requisitos daquela área, ganhando os pontos calculados acima se for o caso.
Na minha opinião, eu gostei muito desta variante e devo adotá-la como padrão. A Sandra malvada deixava o jogo tenso enquanto a Sandra boazinha original conferia pontos fáceis se o jogador quisesse investir pesado no banco de turnos de horas.
Texto original do autor do jogo, comentando no BGG porque decidiu acrescentar esta variante:
- Sandra gives points by the usual rule condition. But now, the number of points is equal to the number of shifts you have in the shift track over 5.
- She only gives points to the first player in the training track. In case of a tie, Players at the top of the stack are considered in front.
Why this variant?
When I designed nice Sandra in Kanban it was suppose to be a introduction mode to new players before they switch to 'Mean' mode game play. This mode of play, let players to focus more on training and slowly learn all the rules on the factory.
But to my surprise many players prefer to play in this mode even after they know how to play. So this system is no more just an introdutory mode of play as intended, but it becomes one way of play to many players. But playing this mode with new players vs experienced players, can give huge advantage to the latest, simple because knowing how Sandra works, without having any player who knows how to oppose to it, it can lead to an easy vitory. So, I designed this simple variant to adjust that Sandra advantage.
It has only the two small rules above and it will be part of the next reprint of the game.
Hope you enjoy.
Fonte: https://boardgamegeek.com/article/22625752#22625752