butilheiro::Oi pessoal, tudo bem?
Eu estava esperando ter mais informações para poder vir aqui responder com calma, mas visto que o post está tomando um rumo desnecessário, achei por bem vir esclarecer algumas coisas.
1. Desde 2018 que compartilho notícias, comento sobre as idas e vindas do jogo não só aqui na Ludopedia, mas sempre que posso e participo de podcasts e vídeos de canais que me convidam pra participar. Então não é como se o jogo fosse exatamente uma novidade que ninguém sabe nada a respeito. Vieram me cobrar que faltava informações na ficha do jogo e, gente, que informações faltam lá? Tem o resumo, as mecânicas, os componentes, ficha completa com duração e quantos jogadores, etc. Não sei que outra informação querem sobre o jogo que já não esteja lá. Se tiver algo mais, especificamente, me digam que a gente dá um jeito.
2. Tem sim um vídeo dos amigos do Tabula Quadrada, com a participação do BH (Área 21) e do Gustavo (Gambiarra) e de fato esse vídeo é antigo, de 2020, bem no começo da pandemia. Mas, tirando que toda a arte do jogo foi refeita do zero, a única outra coisa que foi alterada no jogo foi em termos de balanceamento de pontuação final. O vídeo dá pra ter uma boa noção do jogo sim, com exceção dessa parte, que é bem simples na verdade.
3. A editora está trabalhando pra colocar cópias do jogo nas mãos dos produtores de conteúdo, mas depois disso, não tem mais nada que esteja no nosso controle. Se os canais vão fazer conteúdo é por conta deles. Na medida do possível, estamos tentando fazer a galera ter acesso ao jogo sim, inclusive vários canais tiveram oportunidade de jogar lá no DOFF. Mas agora é com eles. Sei que muitos estão editando ainda conteúdo do DOFF que gravaram lá como entrevistas e etc, outros acabaram recebendo outros jogos das editoras lá no evento e estão dando cabo desse conteúdo também. Nossa expectativa era ter o material já disponível quando a pré-venda abrisse, mas várias coisas saíram do controle e não podíamos mais alterar o cronograma de produção do jogo.
4. Sobre o manual, nós temos uma versão quase final dele que está passando pelos últimos passos da revisão e que só não está disponível ainda porque nós descobrimos um erro no manual que pode passar uma ideia totalmente errada do jogo e não queremos isso, por isso decidimos primeiro corrigir isso e depois liberar o manual. Era pra isso ter acontecido nesse final de semana, mas como ainda tem muitas coisas do DOFF que estão sendo resolvidas simultaneamente, inclusive outras editoras estão passando pela mesma situação, estamos fazendo o possível pra entregar o quanto antes.
5. O jogo não foi lançado antes porque a editora que tinha os direitos não honrou com o contrato. Os direitos ficaram presos 3 anos com essa editora até que os direitos voltaram pra mim e nós fechamos com a Vem Pra Mesa. Não culpo a editora de antes por nada pois eles enfrentaram uma pandemia que não era esperado por absolutamente ninguém, mas esse é o fato. A Vem Pra Mesa pegou o jogo e fez o possível pra lançar ele o quanto antes. A arte foi refeita toda do zero, diversos ajustes foram feitos e, finalmente, o jogo está em produção. Não é justo falar que o jogo não saiu antes por qualquer que seja o motivo que tenha sido levantado ou qualquer acusação a ninguém.
Agora uma questão final: eu não acho o jogo perfeito, nenhum designer acha que o jogo está perfeito quando lança e sempre tem algo que gostariam de mexer (não a toa saem segundas edições dos jogos com alterações, porque o criador nunca tá satisfeito com sua obra), mas uma hora o jogo sai e, ainda bem, tem gente que confia no nosso trabalho a ponto de lançar o jogo. E outros que confiam a ponto de comprar. Mas, de fato, ninguém é obrigado a comprar nenhum jogo, nem às cegas, nem já sabendo algo sobre ele. E ninguém tem em absoluto que confiar num jogo por ser da pessoa X ou Y. Só acho que tem horas que é dado mais crédito pra uns do que pra outros, e isso é muito nítido no nosso hobby, principalmente nesse momento que estamos passando.
Gostaria de pedir um pouco mais da paciência de vocês e, mais do que isso, pedir pra que vocês cobrem os canais que vocês gostam de produzir mais conteúdo sobre jogos nacionais. Não só meus. Tem muito autor nacional que tem dificuldades de colocar seu jogo nos canais pela concorrência com editoras que sequer olham pro mercado nacional. Peçam pra eles cobrirem os jogos, fazer o material quando eles receberem o jogo, etc. Se vocês querem gameplay, cobrem deles, não dos designers.
Obrigado por pontuar algumas coisas.
Não vim aqui polemizar e nem nada do tipo. Muito menos depreciar ou atrapalhar no lançamento de um jogo ou design. Fiz uma pergunta simples, uma pessoa me deu uma má resposta e apenas respondi a altura.
Tenho sim interesse no manual, pois é através dele que eu aprendo o jogo e tenho uma ideia geral dele.
Também tenho interesse em unboxings pois assim consigo saber a qualidade do que estou comprando. Por último ficam os gameplays, que são bacanas porém podem passar uma ideia errada do jogo dependendo por quem é feito.
Eu realmente não tenho interesse em saber qual é a religião, cor, sexualidade, gênero, time que torce, índole ou qualquer coisa do tipo ao seu respeito. Não é da minha conta.
É da minha conta procurar maiores informações acerca daquilo que quero comprar.
Gostaria sim de adiquirir na pré-venda, pelo preço ser um pouco mas barato ou algum extra. Não tem problema se não der.
Ficarei no aguardo de maiores informações. E assim como escrevi no seu tópico de diário de design sobre a concepção e desenvolvimento do jogo, desejo imenso sucesso.
E não tenho como "cobrar" nenhum criador de conteúdo sobre o que eles devem ou não fazer. Não apoio nenhum deles financeiramente.