Bozeus::Só um extra: pra quem gostou da dinâmica de ter personagens bem diferentes, cenário com características específicas, investigar, matar uns bichos e no final enfrentar um chefe, vai no Cthulhu Death May Die que é sucesso. Dá pra fazer uma comparação bem direta em todos os aspectos do jogo e ver que é tudo o que o Hellboy tem só que aprimorado.
Hellboy é superior ao Cthulhu em diversos aspectos, por exemplo:
- Combate mais sofisticado (cobertura, ataque de oportunidade, arremessos, penalidade pra acertar alvo com gente perto etc).
- Todos os componentes podem ser usados em todos os casos.
- Tem sistema pra criar seus próprios casos.
- Mais surpresas ao longo do caso: só sabe o que tem na sala quando explora, o chefe pode aparecer de maneiras diversas, chefes diferentes podem aparecer no meio do caso, alguns casos têm reviravoltas, inimigos tem seu próprio turno de ação etc.
- Personagens fazem ações em qualquer ordem e cooperam de formas diversas.
De todo modo, considerando ambos os jogos com tudo que foi lançado até agora pros dois, considero ambos igualmente bons em termos de nota. Cthulhu tem muitos pontos positivos também, por exemplo uma caixa base melhor em termos de conteúdo (embora bem mais cara), arte muito mais consistente, personagens cujas habilidades progridem ao longo do jogo etc.
Pra quem curte ambos os temas, recomendo Hellboy pra quem gosta mais de combate/tática e variações nos casos e Cthulhu pra quem prefere um jogo mais bonito e mais generalista nas qualidades.