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Análise - Hellboy: The Board Game

Hellboy: The Board Game
  • Bozeus
    431 mensagens MD
    avatar
    Bozeus15/06/23 19:10
    Bozeus » 15/06/23 19:10

    grivours::Considero o jogo relativamente fácil também, como um colega aqui afirmou e vários discordaram. Só uma missão que fiz realmente tive grande risco de derrota.

    Obs: jogo muitos dungeon crawlers, assim como meus amigos, que são bem dedicados em bolar estratégias e etc, o que facilita um pouco.

    Perguntei a um outro colega que também jogou, mas sem ser comigo, e ele também não enfrentou grande dificuldade.

    Não creio eu, esse colega que conheço mas não joguei junto, o colega que comentou aqui antes de mim e eventuais outros jogaram todos errado.

    Obs-2: se jogar com menos do que 4 personagens, aí sim o jogo realmente fica difícil. Com 2 personagens eu passo a concordar com todos que acharam muito difícil, pois já joguei em todas as configurações e, realmente, quanto menos personagens mais difícil fica. Com 4 é um passeio.

    Concordo com você sobre ser mais fácil com mais jogadores, pois o jogo não escala muito bem. Mas "muito fácil" ou "passeio" é quando você nem se esforça pra fechar a partida, e descontando o tutorial, não acho que os demais cenários possam ser nesse nível. Embora os minions sejam relativamente fáceis de matar, eles causam muito dano e todos os chefes são apelões, o que lhe deixa em situações críticas o tempo todo do meio da partida em diante, com várias penalidades de dados e até nocauteado. A grande facilidade desse jogo é que ele é um dos poucos que os jogadores podem alternar ações, conseguindo sempre fazer as coisas otimizadas.

    Entretanto esse jogo tem muitos detalhes que mesmo jogadores experientes esquecem durante a partida. Digo por mim mesmo, pois embora eu tenha jogado muitos Dungeon Crawlers, joguei sozinho três partidas pra pegar bem as regras e não ter que jogar colado no manual o tempo todo quando estivesse com um grupo. Como sei que poucas pessoas fazem isso, acho mais fácil alguém jogar errado do que jogar certo todas as partidas e falar que foi fácil... afinal tem chefe que chega atordoando todo mundo na área e bate 10 de dano, sendo que a maioria tem isso de vida total.

    Comparo um pouco com Gloomhaven. Taxa de vitórias que fizemos foi de 50% das 10 primeiras partidas (depois melhora bastante). Mas ouvi de algumas pessoas que já tinham 20-30 partidas e disseram que nunca perderam. Em um jogo cheio de detalhes, creio ser mais fácil que essas pessoas tenham errado algo, do que não terem perdido nenhuma. 

    Mas assim, posso ter acabado de descobrir que sou bem ruim em Dungeon Crawlers, existe essa possibilidade também hahahahahaha (isso explicaria muita coisa) 

    0
  • Bozeus
    431 mensagens MD
    avatar
    Bozeus15/06/23 19:17
    Bozeus » 15/06/23 19:17

    Só um extra: pra quem gostou da dinâmica de ter personagens bem diferentes, cenário com características específicas, investigar, matar uns bichos e no final enfrentar um chefe, vai no Cthulhu Death May Die que é sucesso. Dá pra fazer uma comparação bem direta em todos os aspectos do jogo e ver que é tudo o que o Hellboy tem só que aprimorado.

     

    2
  • chiconeto13
    217 mensagens MD
    avatar
    chiconeto1315/06/23 19:31
    chiconeto13 » 15/06/23 19:31

    Kodo::
    chiconeto13::
    Jetro::O jogo base que saiu aqui é tão sem graça. Depois que joguei a versão KS de um amigo vendi a minha copia.

    Sem falar que achei as missões do base muito fáceis.

    Acho que alguém jogou errado esse jogo.

    Até pensei que fosse, mas n foi.

    0
  • chiconeto13
    217 mensagens MD
    avatar
    chiconeto1315/06/23 20:16
    chiconeto13 » 15/06/23 20:16

    grivours::Considero o jogo relativamente fácil também, como um colega aqui afirmou e vários discordaram. Só uma missão que fiz realmente tive grande risco de derrota.

    Obs: jogo muitos dungeon crawlers, assim como meus amigos, que são bem dedicados em bolar estratégias e etc, o que facilita um pouco.

    Perguntei a um outro colega que também jogou, mas sem ser comigo, e ele também não enfrentou grande dificuldade.

    Não creio eu, esse colega que conheço mas não joguei junto, o colega que comentou aqui antes de mim e eventuais outros jogaram todos errado.

    Obs-2: se jogar com menos do que 4 personagens, aí sim o jogo realmente fica difícil. Com 2 personagens eu passo a concordar com todos que acharam muito difícil, pois já joguei em todas as configurações e, realmente, quanto menos personagens mais difícil fica. Com 4 é um passeio.

    Eu pensei o mesmo que vc, aqui em casa jogamos muitos DC e o que mais jogamos é o Imperial Assault, acredito eu que jogar contra Overlords escrotos tenha nos moldado.

    1
  • chiconeto13
    217 mensagens MD
    avatar
    chiconeto1315/06/23 20:17
    chiconeto13 » 15/06/23 20:17

    EBozeus::Só um extra: pra quem gostou da dinâmica de ter personagens bem diferentes, cenário com características específicas, investigar, matar uns bichos e no final enfrentar um chefe, vai no Cthulhu Death May Die que é sucesso. Dá pra fazer uma comparação bem direta em todos os aspectos do jogo e ver que é tudo o que o Hellboy tem só que aprimorado.

     

    Esse é outro que o grupo achou fácil. Aqui pra nós só o Imperial Assault com Overlord ou Mansions of Madness pra nos dar trabalho.

    0
  • MatheusAleM
    155 mensagens MD
    avatar
    MatheusAleM06/07/23 19:44
    MatheusAleM » 06/07/23 19:44

    É um ótimo jogo em termos de mecânica e de implementação da IP, mas a caixa base comum é carente de conteúdo. Além da falta de conteúdo da caixa base, que é o principal defeito "comercial" do jogo, Hellboy como um todo tem quatro falhas importantes na minha opinião: 1- a falta de ambientação textual (flavor texts), 2- a falta de um modo campanha, 3- a falta de uso ativo de cobertura no combate, 4- tempo máximo pra terminar a partida.

    1- A falta de textos é principalmente sentida quando você termina o jogo. Não tem uma narrativa explicando o que rolou, um gancho pra outra história, uma justificativa, nada. Outro ponto que peca com a falta de texto é o sistema de pistas. Você acha as pistas e no final tem só um bônus numérico contra o chefão, não tem uma explicação do porquê de a pista X te dar o bônus Y. Você achou um texto que explica o ponto fraco do bicho? Achou o diário de alguém que contextualiza a ameaça? De onde veio o bônus de dano? Em um jogo narrativo a falta desse nexo empobrece a experiência. Alguns desses pontos foram resolvidos pelo pessoal do BGG, mas gostaria que fosse nativo do jogo.

    2- A falta do modo campanha não é muito relevante pra jogar apenas o jogo base, mas se você tem expansões (mais casos) passa a ser um desperdício jogar aquilo tudo sem conectar nada, sem evoluir os personagens etc.

    3- A falta do uso de cobertura é outro desperdício em um jogo que usa mobílias/obstáculos. Até existe cobertura, mas é passiva, ou seja, você usa querendo ou não, não existe um valor tático de onde está a cobertura, em que momento você irá utilizá-la etc.

    4- O tempo limitado acaba te apressando às vezes, e às vezes o jogo termina sem você nem explorar as salas. Sei que tem vários jogos assim, mas acho essa mecânica ultrapassada e preguiçosa.

    Se esses quatro pontos fossem supridos, seria um dungeon crawler ideal pra mim. Mais complexo que isso eu prefiro usar o tempo pra RPG.

    A respeito da dificuldade que a galera tá comentando, nas últimas expansões há regras pra reduzi-la ou aumenta-la e na real é bem tranquilo criar uma regra doméstica também. Basicamente, a dificuldade pode ser regulada pelas cartas que você coloca no baralho da perdição (deck of doom), pelos atributos dos inimigos e pela quantidade dos inimigos. Se você não ligar de sair do tema do caso, pode regular com os tipos de inimigos também. Há regras pra modificar todos esses quatro fatores, então o jogo é bem customizável nesse sentido.

    De todo modo, reforço que é um ótimo jogo e que melhora progressivamente com a adição de conteúdo, e mais ainda se você manja das histórias. O jogo não pegou pela caixa base fraca e pelo alto preço e baixa disponibilidade das expansões, e não por pela qualidade ruim. Atualmente tenho quase tudo lançado (menos umas 5 miniaturas exclusivas de boosters) e com o material completão Hellboy fica bem legal: umas 200 miniaturas de excelente qualidade, 28 personagens jogáveis, 70 inimigos, 23 casos + 74 cartas pra montar novos casos customizados, uns 70 equipamentos e por aí vai.

    Quem tiver dúvida sobre as expansões me dá um toque que respondo!

    0
  • MatheusAleM
    155 mensagens MD
    avatar
    MatheusAleM14/07/23 15:28
    MatheusAleM » 14/07/23 15:28

    Bozeus::Só um extra: pra quem gostou da dinâmica de ter personagens bem diferentes, cenário com características específicas, investigar, matar uns bichos e no final enfrentar um chefe, vai no Cthulhu Death May Die que é sucesso. Dá pra fazer uma comparação bem direta em todos os aspectos do jogo e ver que é tudo o que o Hellboy tem só que aprimorado.

     

    Hellboy é superior ao Cthulhu em diversos aspectos, por exemplo:
    - Combate mais sofisticado (cobertura, ataque de oportunidade, arremessos, penalidade pra acertar alvo com gente perto etc).
    - Todos os componentes podem ser usados em todos os casos.
    - Tem sistema pra criar seus próprios casos.
    - Mais surpresas ao longo do caso: só sabe o que tem na sala quando explora, o chefe pode aparecer de maneiras diversas, chefes diferentes podem aparecer no meio do caso, alguns casos têm reviravoltas, inimigos tem seu próprio turno de ação etc.
    - Personagens fazem ações em qualquer ordem e cooperam de formas diversas.
    De todo modo, considerando ambos os jogos com tudo que foi lançado até agora pros dois, considero ambos igualmente bons em termos de nota. Cthulhu tem muitos pontos positivos também, por exemplo uma caixa base melhor em termos de conteúdo (embora bem mais cara), arte muito mais consistente, personagens cujas habilidades progridem ao longo do jogo etc.
    Pra quem curte ambos os temas, recomendo Hellboy pra quem gosta mais de combate/tática e variações nos casos e Cthulhu pra quem prefere um jogo mais bonito e mais generalista nas qualidades.

    0
  • MatheusAleM
    155 mensagens MD
    avatar
    MatheusAleM14/07/23 15:45
    MatheusAleM » 14/07/23 15:45

    grivours::Considero o jogo relativamente fácil também, como um colega aqui afirmou e vários discordaram. Só uma missão que fiz realmente tive grande risco de derrota.

    Obs: jogo muitos dungeon crawlers, assim como meus amigos, que são bem dedicados em bolar estratégias e etc, o que facilita um pouco.

    Perguntei a um outro colega que também jogou, mas sem ser comigo, e ele também não enfrentou grande dificuldade.

    Não creio eu, esse colega que conheço mas não joguei junto, o colega que comentou aqui antes de mim e eventuais outros jogaram todos errado.

    Obs-2: se jogar com menos do que 4 personagens, aí sim o jogo realmente fica difícil. Com 2 personagens eu passo a concordar com todos que acharam muito difícil, pois já joguei em todas as configurações e, realmente, quanto menos personagens mais difícil fica. Com 4 é um passeio.

    Não diria "passeio", mas também acho que na regra básica a dificuldade não escala bem com mais jogadores. Nas expansões tem regras que modificam a dificuldade pra mais ou menos.
    No entanto, já vi uma galera desconsiderar/esquecer um tanto de regra e acabar deixando o jogo bem mais tranquilo, por exemplo esquecer de rebaixar dados por causa de algum efeito, aprimorar todos os dados em vez de 1 só de cada vez, não levar ataque por sair da área do inimigo, jogar defesa contra dano automático (não defensável) e por aí vai. Até porque infelizmente o livro de regra não é muito claro em alguns aspectos, tem regra que foi explicada só depois pelo desenvolvedor lá no BGG.

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