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A versão original de
Atlantis Rising projetada por Galen Ciscell foi lançada em 2012 em parceria com a editora Z-Man Games. Sete anos depois, a Elf Creek Games publicou a
Atlantis Rising (second edition), muito mais esteticamente agradável, com o apoio adicional do designer Brent Dickman.
Atlantis Rising é um jogo cooperativo de colocação de trabalhadores para um a sete jogadores assumindo o papel de líderes atlantes enquanto tentam resgatar cidadãos da cidade de Atlantis que está afundando. Os jogadores trabalharão juntos para construir os componentes de um portão cósmico pelo qual os atlantes podem escapar. Os jogadores usarão seus meeples trabalhadores e líderes para adquirir recursos, colocando-os em espaços contidos em uma das seis penínsulas. Cada península oferece aos jogadores a oportunidade de obter um tipo diferente de recurso necessário para construir uma das peças. Depois que todas as peças são construídas, elas podem ser montadas no enorme portão cósmico, permitindo que os cidadãos da Atlântida escapem em segurança.

Antes de uma partida, cada jogador escolherá um conjunto colorido de meeples atlantes que representarão seus trabalhadores. O grande meeple de cada conjunto representa o Líder do jogador. Os líderes são atlantes com talentos especiais que cada jogador terá a chance de escolher no início do jogo. O uso desses poderes pode conceder recursos adicionais, reduzir o risco de falhas na coleta de recursos ou reduzir o custo de construção de componentes vitais do portal. Os jogadores que coordenarem bem suas habilidades terão uma chance muito maior de sucesso.
No início de cada rodada, os jogadores colocam simultaneamente seus seguidores atlantes ou líderes em uma das penínsulas na esperança de obter os recursos naturais encontrados lá. As penínsulas de Montanhas, Colinas e Florestas são chamadas de Penínsulas Selvagens e premiam os jogadores com os recursos naturais do jogo: minério, ouro e cristais. Enquanto isso, as penínsulas de Cidades, Bibliotecas e Forjas fornecem aos jogadores recursos com valor estratégico mais profundo. As cidades podem conceder aos jogadores trabalhadores atlantes adicionais para uso futuro. As bibliotecas premiam os jogadores com cartas de biblioteca, poderosas habilidades de uso único que podem virar a maré. Em raras ocasiões, os jogadores também podem encontrar Artefatos na Biblioteca. Os artefatos concedem habilidades permanentes contínuas ao jogador que os comprou. Por fim, as forjas podem fundir o minério no mais valioso Atlantium, um componente crucial em muitos componentes.

Depois que todos os jogadores terminarem de colocar seus trabalhadores, entramos na fase Sofrer infortúnio. Neste momento, o grupo irá sortear uma carta de Infortúnio por jogador. Cada uma dessas cartas nomeia uma das seis penínsulas do tabuleiro e exige que os jogadores vire a peça mais externa desse tipo para representar a parte da ilha afundada.
Atlantis Rising tem um grande elemento de sorte. Quanto mais longe na península os trabalhadores forem colocados, maiores serão as chances de conseguirem obter recursos, pois os custos lá são menores. No entanto, quanto mais longe na península eles forem, maior a probabilidade da peça inundar enquanto os atlantes estiverem sobre ela. Caso isso aconteça, os atlantes voltam para o tabuleiro do jogador, perdendo a oportunidade de usar sua ação na fase seguinte. Se os atlantes ficarem muito perto da cidade no centro da ilha, é menos provável que descubram os recursos necessários.

Depois que as peças são viradas das cartas de infortúnio, o grupo pode realizar suas ações em qualquer ordem com base em onde os trabalhadores foram colocados. Cada península exibe os requisitos que os jogadores precisam atender para adquiri-los. Por exemplo, os jogadores precisarão rolar cinco ou seis em um d6 para obter um cristal, dependendo do espaço em que o trabalhador foi colocado. Se o jogador falhar no lançamento do dado, o trabalhador é devolvido à sua reserva e terá que tentar novamente em uma rodada futura. Se forem bem-sucedidos, eles devolvem o trabalhador à sua reserva para ser usado e ganham um cristal.
Atlantis Rising fornece aos jogadores uma ferramenta de mitigação da sorte na forma de recursos chamados Energia Mística. Os jogadores podem usar Energia Mística como uma forma de alterar o estado do jogo, dependendo de quanto desejam gastar. Se alguém falhar em uma rolagem de dados, eles podem gastar uma energia mística para aumentar o resultado do dado em 1, ganhando potencialmente os recursos necessários e economizando um tempo valioso.
A energia mística tem várias outras maneiras de ser aplicada para mitigar os obstáculos que
Atlantis Rising lançará aos jogadores. Se um jogador gasta quatro Energias Místicas, ele pode colocar uma Barreira no final de uma península. Esta Barreira será usada na próxima vez que uma peça na península designada precisa ser virada. A aplicação final e mais útil de Energia Mística é a capacidade de retornar uma peça inundada ao seu lado voltado para cima, colocando-a de volta ao jogo. No entanto, desvirar uma peça tem o alto preço de cinco Energias Místicas. Para obter este recurso inestimável, os jogadores precisarão dos trabalhadores no centro da ilha e ganhar uma Energia Mística por trabalhador no centro do tabuleiro.
Depois que todos os jogadores tiverem realizado sua ação para obter recursos, o jogo segue para a fase final da rodada, Wrath of the Gods. Durante esta fase, os jogadores inundam um número de peças igual ao valor atual na trilha da Ira dos Deuses. No início do jogo, esta trilha começa em um zero perdoador, mas as cartas especiais de infortúnio aumentam isso até três pontos. Isso significa que é possível que até dez dos trinta e seis blocos do mapa sejam inundados em uma única rodada (com sete jogadores). Felizmente, os jogadores podem escolher quais peças querem inundar durante esta fase e podem tirar vantagem de quaisquer Barreiras colocadas como forma de anular uma das inundações. A rodada termina depois que os jogadores inundam o número necessário de peças e os jogadores retornam ao início da próxima rodada, colocando simultaneamente seu Líder e Atlantes em espaços de trabalho nos locais restantes voltados para cima.
O jogo termina em falha se a peça central, o Coração da Atlântida, for virada. A única maneira de vencer um jogo de Atlantis Rising é reunir todos os nove componentes do Portão Cósmico e ativá-lo.
À medida que o jogo avança e os jogadores constroem os componentes do Portão Cósmico, eles recebem bônus pelo componente concluído. Aproveitar esses prêmios adicionais facilita a obtenção de recursos, concedendo novas habilidades, recursos ou espaços de trabalho aos jogadores. O Sifão Místico, por exemplo, recompensa o grupo com dois novos espaços de trabalhadores que podem ser usados para adquirir duas Energias Místicas com o mesmo trabalhador. Ter estratégia na ordem em que esses componentes são construídos é a melhor maneira de melhorar a economia de ação de outra forma apertada.
Um dos aspectos mais fortes do
Atlantis Rising é a eficácia com que ele escala para acomodar a variedade de contagens de jogadores suportados. Quanto mais jogadores na mesa, mais meeples trabalhadores o grupo pode colocar no tabuleiro, aumentando assim as chances de obter com sucesso os recursos desejados durante a Fase de Ação. A desvantagem é que, com mais jogadores, o grupo terá que comprar um número maior de Cartas de Infortúnio, inundando as penínsulas de Atlântida muito mais rápido do que em um jogo com menos jogadores. Com cinco a sete jogadores, a maioria dos espaços no tabuleiro será ocupada com trabalhadores a cada rodada, aumentando a probabilidade de ganhar recursos preciosos. A taxa na qual as peças inundam forçará o grupo a fazer uso regular de Energia Mística e Barreiras Místicas para negar e desfazer a inundação ou enfrentarão a desgraça.

O oposto é verdadeiro para jogos de dois a três jogadores. O grupo não terá tantos trabalhadores à sua disposição quanto um grupo grande, mas como um grupo menor não terá que comprar tantas cartas de infortúnio, dando-lhes mais tempo para coletar os recursos necessários antes que Atlantis inunde. No entanto, menos trabalhadores significa que a aquisição de recursos ocorre em um ritmo mais lento, deixando menos espaço para erros. Com dois jogadores, o número total de trabalhadores disponíveis é tão baixo que as regras escritas exigem que um grupo de dois jogadores adicione um trabalhador especial conhecido como O Holograma. O Holograma atua como um Líder aleatório diferente a cada rodada, ganhando as habilidades de um Líder aleatório que não foi selecionado pelos jogadores, quase atuando como um terceiro “jogador fantasma”. O Holograma pode ser colocado em espaços como qualquer outro trabalhador. Em contagens de jogadores mais baixas, há um foco maior na utilização de cartas de Energia Mística e Biblioteca para melhorar jogadas de dados ruins.
Atlantis Rising oferece uma experiência diferente dependendo do número de jogadores, mas todos contam com uma ótima experiência. Com menos jogadores, o jogo exige que os jogadores aceitem um número maior de falhas durante a aquisição de recursos. Quanto mais puderem alterar as jogadas de dados e ganhar habilidades passivas (ou seja, cartões de biblioteca e uso de energia mística), mais provável será que eles tenham sucesso. A luta deles será a quantidade e a velocidade com que adquirem recursos, mas como precisarão comprar menos cartas de infortúnio por rodada, grupos menores não perderão peças na mesma proporção e terão mais rodadas antes que Atlantis encontre seu destino inevitável.

Grupos maiores não terão tantas rodadas disponíveis para eles, mas terão muito mais atlantes trabalhadores, permitindo ao grupo mais chances de adquirir seus recursos tão desesperadamente necessários. Mas quanto mais jogadores, mais peças são inundadas a cada rodada, levando a menos rodadas no geral. Contagens mais altas de jogadores sentirão a pressão do tempo que passa enquanto observam as penínsulas rapidamente serem vítimas das marés crescentes. Com mais trabalhadores, jogadas ruins de dados não são tão punitivas, mas grandes grupos não têm esperança de sucesso, a menos que façam uso de Barreiras para negar inundação e Energia Mística para desvirar peças que já foram perdidas.
Em ambos os casos, Atlantis Rising tem um tempo de jogo bastante consistente, independentemente da contagem de jogadores. Descobri que um jogo com jogadores experientes leva pouco mais de uma hora, enquanto um jogo com novos jogadores que precisam se familiarizar com as regras leva mais de noventa minutos. Descobri que a contagem de jogadores tem muito pouco impacto na duração da partida, já que as Cartas de Infortúnio escalam muito bem e são o principal fator na duração do jogo.
Gostei de todas as partidas de
Atlantis Rising, independentemente da contagem de jogadores. Como o número de jogadores afeta a estratégia de forma tão significativa, descobri que há diferentes aspectos da experiência para aproveitar em cada uma de suas formas. Dito isso, acho que Atlantis Rising brilha melhor com cinco ou mais jogadores. Com mais jogadores, surgem mais opiniões sobre a melhor abordagem, criando conversas e interações mais dinâmicas. Ainda mais, há uma maior sensação de tensão entre os jogadores enquanto eles assistem impotentes a suas preciosas peças de recursos serem inundadas e desaparecerem sob o oceano. Ganhar um jogo com mais jogadores geralmente se resume a sorte e depende muito da última revelação da carta de infortúnio. Entre a empolgante dinâmica de grupo e a tensão de cada virada de carta, Atlantis Rising oferece uma experiência emocionante que é difícil de encontrar em um jogo com uma complexidade de aprendizado tão baixa.

Sempre haverá um elemento aleatório que mantém os jogadores alertas, mas com o tempo, os jogadores serão capazes de elaborar uma estratégia ideal para maximizar suas chances de vitória. Depois que uma partida é resolvida, não é tão agradável quanto pode se tornar uma experiência scriptada. Felizmente, Gaelen Ciscell e Brent Dickman consideraram isso e construíram um sistema de dificuldade que torna a solução de Atlantis Rising menos provável além das dificuldades mais fáceis. Durante a preparação, os jogadores têm a opção de selecionar entre uma variedade de níveis de dificuldade encontrados no final do livro de regras. O gráfico de dificuldade guiará os jogadores pelas alterações na preparação.

O maior aspecto que as preparações de dificuldade afetam são quais componentes do Portão Cósmico são selecionados para essa sessão. Cada jogo usa apenas nove dos vinte componentes totais fornecidos no jogo. Os componentes mais difíceis de montar, como os níveis C e D, exigem mais recursos para serem construídos, afastando efetivamente a linha de chegada. Em dificuldades ainda maiores, Cartas de Infortúnio adicionais serão sorteadas além do número determinado pela contagem de jogadores. Embora pareça um ajuste simples, as opções de dificuldade são uma ótima maneira de melhorar a quilometragem em Atlantis Rising.

Este é meu primeiro jogo da editora Elf Creek, então não posso falar direito sobre sua história geral, mas Atlantis Rising tem um excelente valor de produção. Mesmo a edição de varejo inclui componentes de plástico exclusivos para cada um dos recursos, oferecendo componentes de qualidade que muitas outras editoras reservam apenas para suas edições de luxo do Kickstarter. O minério, ouro, cristais e Atlanteum são imediatamente distinguíveis uns dos outros graças ao seu design. Sou louco por atualizações estéticas e investirei nelas sempre que estiverem disponíveis, apesar do custo adicional. Mesmo que a Elf Creek faça um conjunto de componentes de luxo para Atlantis Rising, este é o primeiro jogo que encontrei onde os componentes básicos são tão bons que até eu considero as atualizações desnecessárias.

Vou jogar Atlantis Rising sempre que alguém sugerir. É uma experiência cooperativa agradável que excita e desafia. Atlantis Rising é um jogo família fácil de ensinar, tornando-o uma experiência bem-vinda para todos, independentemente do seu nível de habilidade. Ao mesmo tempo, oferece um jogo mais complexo do que outros (como
Pandemic) em sua categoria. Melhor ainda, as regras como escritas são dimensionadas de forma excelente para suportar uma ampla variedade de contagens de jogadores.
Mas não é perfeito. Como na maioria dos jogos cooperativos, a experiência final com Atlantis Rising depende muito da dinâmica do grupo. Muito parecido com o Pandemic,
Atlantis Rising é suscetível a jogadores que tendem a ser alfas. Há pouco que alguém possa fazer para evitar isso, mas vale a pena mencionar, pois deve ser levado em consideração ao decidir se este título é ou não uma boa opção para o seu grupo.
Eu também acrescentaria que, por mais que goste das cartas de infortúnio, elas adicionam um certo grau de aleatoriedade à experiência. Embora eu pessoalmente não me importe, conheço muitos jogadores que ficariam desanimados com a noção de cartas aleatórias ditando o fluxo do jogo. Como Atlantis Rising tem muitas ferramentas que podem ser usadas para mitigar efeitos indesejados, não acho desagradável em sua natureza aleatória.
Recomendo fortemente
Atlantis Rising para quem procura um bom jogo cooperativo ou para quem gosta de Pandemic. Eu, pelo menos, aproveitei meu tempo com o Atlantis Rising como uma versão de experiência mais profunda e envolvente do Pandemic, ainda mais como um passo para longe do tema dos eventos recentes sombrios da Pandemia. Fiquei emocionado ao descobrir uma experiência tão agradável com um jogo cuja premissa é tão simples e estou ansioso para experimentar a expansão
Atlantis Rising: Monstrosities.

Por Jason Palazini (gutteranthems)
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.