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  4. Star Wars Deckbuilding, um bom começo pra um jogo que pode crescer bastante

Star Wars Deckbuilding, um bom começo pra um jogo que pode crescer bastante

Star Wars: The Deckbuilding Game
  • Clauber
    476 mensagens MD
    avatar
    Clauber26/06/23 13:24
    Clauber » 26/06/23 13:24

    Adevan::A solução é criar uma house rule limitando o número de cartas a 3 ou 4 para cada facção no mercado. Caso a próxima carta aberta seja da facção que já atingiu o limite, compra-se carta até sair da facção oposta. Sei lá. Pensei nisso lendo o review do Cacá aqui e vendo o gameplay do Covil que só saía carta para o império.

    Como disse, discordo... tive essa impressão na primeira partida, mas depois ficou claro que a "gestão" da trilha da galáxia é o coração do jogo.
    Abraço, Boas jogatinas.

    0
  • Clauber
    476 mensagens MD
    avatar
    Clauber26/06/23 13:28
    Clauber » 26/06/23 13:28

    cesariafrate::
    Adevan::A solução é criar uma house rule limitando o número de cartas a 3 ou 4 para cada facção no mercado. Caso a próxima carta aberta seja da facção que já atingiu o limite, compra-se carta até sair da facção oposta. Sei lá. Pensei nisso lendo o review do Cacá aqui e vendo o gameplay do Covil que só saía carta para o império.

    Eu fui na premiere e joguei com os Rebeldes e perdi a partida exatamente por isso...só vinham cartas do império e mercenários. Para melhorar a situação, logo no final do primeiro planeta dele, a carta que virou no mercado foi a do Vader, a qual ele conseguiu comprar com a habilidade do segundo planeta...se tivesse essa house rule, talvez ficasse mais equilibrado, pois assim talvez conseguisse me defender melhor...
    No mais, achei um jogo rápido e divertido...talvez o preço inicial não agrade tanto...

    Uma dúvida, a carta do Vader virou antes de vc ter destruído a base dele?
    Abraço, Boas Jogatinas. 

    0
  • cesariafrate
    26 mensagens MD
    avatar
    cesariafrate26/06/23 14:57
    cesariafrate » 26/06/23 14:57

    Clauber::
    cesariafrate::
    Adevan::A solução é criar uma house rule limitando o número de cartas a 3 ou 4 para cada facção no mercado. Caso a próxima carta aberta seja da facção que já atingiu o limite, compra-se carta até sair da facção oposta. Sei lá. Pensei nisso lendo o review do Cacá aqui e vendo o gameplay do Covil que só saía carta para o império.

    Eu fui na premiere e joguei com os Rebeldes e perdi a partida exatamente por isso...só vinham cartas do império e mercenários. Para melhorar a situação, logo no final do primeiro planeta dele, a carta que virou no mercado foi a do Vader, a qual ele conseguiu comprar com a habilidade do segundo planeta...se tivesse essa house rule, talvez ficasse mais equilibrado, pois assim talvez conseguisse me defender melhor...
    No mais, achei um jogo rápido e divertido...talvez o preço inicial não agrade tanto...

    Uma dúvida, a carta do Vader virou antes de vc ter destruído a base dele?
    Abraço, Boas Jogatinas. 

    Isso. A carta do Vader apareceu um pouco antes de eu destruir a primeira base dele....daí ele conseguiu pegar a carta do Vader gratuitamente com a habilidade da segunda base que ele escolheu...
    Para mim, o Luke Skywalker apareceu somente quando eu já estava no terceiro planeta....mas o estrago já tava feito kkkkkkk

    1
  • Hiei
    376 mensagens MD
    avatar
    Hiei26/06/23 16:20
    Hiei » 26/06/23 16:20

    Clauber::
    Hiei::Star Realms é muito mais jogo e custa 1/3 do valor ...

    Mas é aquilo é Star Wars né ... o tema em si se vende sozinho .

    Logicamente irá agradar mais ao público novo pela temática, mas aos mais experientes Star Realms entrega muito além do que o SW tem a oferecer .

    Nunca joguei Star Reals, tenho bastante curiosidade e acredito mesmo que com todas as expansões já lançadas ele tenha ganhado muito em complexidade, mas ouvi relatos justamente contrários a sua opinião, falando justamente que o SW é uma versão aprimorada do Star Reals, você poderia descrever quais pontos achou o Star Realms superior? 
    Abraço, Boas Jogatinas.

    SW é muito simples , talvez com expansões futuras ele seja um bom jogo , dizendo de forma estratégica ...

    Star Realms existem 4 Facções . Vermelha, Azul , Verde e Amarela .

    Cada uma tem uma estratégia voltada para algo especifico , por ex a Azul é extremamente defensiva , tem uma que é bastante ofensiva, tem outra que foca em gerar recursos, reciclar cartas rapidamente etc ...

    O brilho do jogo é que vc pode combina-las e montar a sua estratégias, e isso vai deixar cada partida única pois vai depender do que estiver disponivel para compra na mesa .
    Então há partidas que vc vai optar ir de mono Blue , ah partidas que vc vai tentar fazer uma estratégia, Verde/Vermelho  , ou Verde/Azul , Amarelo/Vermelho ...

    Enfim há tantos combos e sinergias diferentes pra você descobrir e jogar que o jogo se torna muito mais interessante do que a mesmice que o SW tem a oferecer .
    E não estou considerando as expansões do Star Realms que são pacotinhos que custavam 20-30 reais na época, que adicionavam mecânicas de líderes, mais cartas e novas estratégias deixando ainda mais incrível um jogo tão "barato" com custo beneficio absurdo .
     
    Então me desculpe, mas alguém me dizer que SW é uma versão aprimorada de Star Realms ... quem sabe depois de bastante expansões e custando 10x o valor da simples caixinha que ele oferece .

    0
  • danielbatz
    49 mensagens MD
    avatar
    danielbatz26/06/23 17:00
    danielbatz » 26/06/23 17:00

    O designer tem a intenção de assimetria e deixar o jogo muito mais vivo e menos matemático. É um jogo com parâmetros um tanto diferentes de outros cardgames. 

    1
  • Hiei
    376 mensagens MD
    avatar
    Hiei26/06/23 17:05
    Hiei » 26/06/23 17:05

    danielbatz::O designer tem a intenção de assimetria e deixar o jogo muito mais vivo e menos matemático. É um jogo com parâmetros um tanto diferentes de outros cardgames. 

    O grande problema é esse ele tem a intenção ... jogos da fantasy flight o que tem em comum ?

    Dezenas e dezenas de expansões ...

    Muitas pessoas querem comprar um jogo e não um carro para poder aprecia-lo de maneira adequada .

    0
  • Clauber
    476 mensagens MD
    avatar
    Clauber26/06/23 18:39
    Clauber » 26/06/23 18:39

    cesariafrate::
    Clauber::
    cesariafrate::
    Adevan::A solução é criar uma house rule limitando o número de cartas a 3 ou 4 para cada facção no mercado. Caso a próxima carta aberta seja da facção que já atingiu o limite, compra-se carta até sair da facção oposta. Sei lá. Pensei nisso lendo o review do Cacá aqui e vendo o gameplay do Covil que só saía carta para o império.

    Eu fui na premiere e joguei com os Rebeldes e perdi a partida exatamente por isso...só vinham cartas do império e mercenários. Para melhorar a situação, logo no final do primeiro planeta dele, a carta que virou no mercado foi a do Vader, a qual ele conseguiu comprar com a habilidade do segundo planeta...se tivesse essa house rule, talvez ficasse mais equilibrado, pois assim talvez conseguisse me defender melhor...
    No mais, achei um jogo rápido e divertido...talvez o preço inicial não agrade tanto...

    Uma dúvida, a carta do Vader virou antes de vc ter destruído a base dele?
    Abraço, Boas Jogatinas. 

    Isso. A carta do Vader apareceu um pouco antes de eu destruir a primeira base dele....daí ele conseguiu pegar a carta do Vader gratuitamente com a habilidade da segunda base que ele escolheu...
    Para mim, o Luke Skywalker apareceu somente quando eu já estava no terceiro planeta....mas o estrago já tava feito kkkkkkk


    Você não teria como prever, era sua primeira partida, mas essa seria uma jogada óbvia pra ele, uma solução seria atacar a carta, e não a base... mas como disse, não tinha como vc saber disso na primeira partida... jogando só com 3 bases ainda é um pouco arriscado, mas com 4 bases, se tem Vader/Luke ou Jabba na trilha da galáxia, destruir uma base é garantir que o adversário irá pegar essa carta. No geral, acho que acaba não sendo uma estratégia vencedora destruir a primeira base muito rápido.

    Abraço, boas jogatinas.

    0
  • Clauber
    476 mensagens MD
    avatar
    Clauber26/06/23 18:57
    Clauber » 26/06/23 18:57

    Hiei::
    Clauber::
    Hiei::Star Realms é muito mais jogo e custa 1/3 do valor ...

    Mas é aquilo é Star Wars né ... o tema em si se vende sozinho .

    Logicamente irá agradar mais ao público novo pela temática, mas aos mais experientes Star Realms entrega muito além do que o SW tem a oferecer .

    Nunca joguei Star Reals, tenho bastante curiosidade e acredito mesmo que com todas as expansões já lançadas ele tenha ganhado muito em complexidade, mas ouvi relatos justamente contrários a sua opinião, falando justamente que o SW é uma versão aprimorada do Star Reals, você poderia descrever quais pontos achou o Star Realms superior? 
    Abraço, Boas Jogatinas.

    SW é muito simples , talvez com expansões futuras ele seja um bom jogo , dizendo de forma estratégica ...

    Star Realms existem 4 Facções . Vermelha, Azul , Verde e Amarela .

    Cada uma tem uma estratégia voltada para algo especifico , por ex a Azul é extremamente defensiva , tem uma que é bastante ofensiva, tem outra que foca em gerar recursos, reciclar cartas rapidamente etc ...

    O brilho do jogo é que vc pode combina-las e montar a sua estratégias, e isso vai deixar cada partida única pois vai depender do que estiver disponivel para compra na mesa .
    Então há partidas que vc vai optar ir de mono Blue , ah partidas que vc vai tentar fazer uma estratégia, Verde/Vermelho  , ou Verde/Azul , Amarelo/Vermelho ...

    Enfim há tantos combos e sinergias diferentes pra você descobrir e jogar que o jogo se torna muito mais interessante do que a mesmice que o SW tem a oferecer .
    E não estou considerando as expansões do Star Realms que são pacotinhos que custavam 20-30 reais na época, que adicionavam mecânicas de líderes, mais cartas e novas estratégias deixando ainda mais incrível um jogo tão "barato" com custo beneficio absurdo .
     
    Então me desculpe, mas alguém me dizer que SW é uma versão aprimorada de Star Realms ... quem sabe depois de bastante expansões e custando 10x o valor da simples caixinha que ele oferece .


    Concordo que SW é simples, mas com 7 partidas consegui usar diferentes estratégias mesmo sem variar de facção, achei ele bem interessante justamente por ter, a meu ver, encontrado um bom equilíbrio entre opções estratégicas e ser um jogo rápido e direto, mas sim, fiquei com a impressão que ele tem "vida limitada" e deve enjoar sem expansões (que certamente virão), mas achei ele MUITO satisfatório, a fileira da Galáxia gera uma dinâmica bem interessante e estratégica... mas posso estar falando besteira, definitivamente não sou um cara muito afeito a cardgames, a aleatoriedade inerente a esse tipo de jogo em geral me incomoda. Vc chegou a jogar quantas partidas?

    Abraço, e boas jogatinas.

    0
  • Clauber
    476 mensagens MD
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    Clauber26/06/23 19:09
    Clauber » 26/06/23 19:09

    Hiei::
    danielbatz::O designer tem a intenção de assimetria e deixar o jogo muito mais vivo e menos matemático. É um jogo com parâmetros um tanto diferentes de outros cardgames. 

    O grande problema é esse ele tem a intenção ... jogos da fantasy flight o que tem em comum ?

    Dezenas e dezenas de expansões ...

    Muitas pessoas querem comprar um jogo e não um carro para poder aprecia-lo de maneira adequada .


    O jogo é bem redondo no base, mas concordo em absoluto que o modelo da FF de negócio desanima bastante... e jogando fica evidente que expansões já estão previstas.

    Mas, acho que todo cardgame acaba caindo nisso, na maldição do sucesso do Magic.

    Quanto ao custo, se paga pelo tema, nem acho que seja justo, mas a temática, especialmente quando bem implementada, conta muito... mas acho que se já tivesse o Star Realms na coleção, realmente pensaria mil vezes antes de comprar o SW.

    Abraço, boas jogatinas.

    0
  • Hiei
    376 mensagens MD
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    Hiei26/06/23 19:27
    Hiei » 26/06/23 19:27

    Clauber::
    Hiei::
    Clauber::
    Hiei::Star Realms é muito mais jogo e custa 1/3 do valor ...

    Mas é aquilo é Star Wars né ... o tema em si se vende sozinho .

    Logicamente irá agradar mais ao público novo pela temática, mas aos mais experientes Star Realms entrega muito além do que o SW tem a oferecer .

    Nunca joguei Star Reals, tenho bastante curiosidade e acredito mesmo que com todas as expansões já lançadas ele tenha ganhado muito em complexidade, mas ouvi relatos justamente contrários a sua opinião, falando justamente que o SW é uma versão aprimorada do Star Reals, você poderia descrever quais pontos achou o Star Realms superior? 
    Abraço, Boas Jogatinas.

    SW é muito simples , talvez com expansões futuras ele seja um bom jogo , dizendo de forma estratégica ...

    Star Realms existem 4 Facções . Vermelha, Azul , Verde e Amarela .

    Cada uma tem uma estratégia voltada para algo especifico , por ex a Azul é extremamente defensiva , tem uma que é bastante ofensiva, tem outra que foca em gerar recursos, reciclar cartas rapidamente etc ...

    O brilho do jogo é que vc pode combina-las e montar a sua estratégias, e isso vai deixar cada partida única pois vai depender do que estiver disponivel para compra na mesa .
    Então há partidas que vc vai optar ir de mono Blue , ah partidas que vc vai tentar fazer uma estratégia, Verde/Vermelho  , ou Verde/Azul , Amarelo/Vermelho ...

    Enfim há tantos combos e sinergias diferentes pra você descobrir e jogar que o jogo se torna muito mais interessante do que a mesmice que o SW tem a oferecer .
    E não estou considerando as expansões do Star Realms que são pacotinhos que custavam 20-30 reais na época, que adicionavam mecânicas de líderes, mais cartas e novas estratégias deixando ainda mais incrível um jogo tão "barato" com custo beneficio absurdo .
     
    Então me desculpe, mas alguém me dizer que SW é uma versão aprimorada de Star Realms ... quem sabe depois de bastante expansões e custando 10x o valor da simples caixinha que ele oferece .


    Concordo que SW é simples, mas com 7 partidas consegui usar diferentes estratégias mesmo sem variar de facção, achei ele bem interessante justamente por ter, a meu ver, encontrado um bom equilíbrio entre opções estratégicas e ser um jogo rápido e direto, mas sim, fiquei com a impressão que ele tem "vida limitada" e deve enjoar sem expansões (que certamente virão), mas achei ele MUITO satisfatório, a fileira da Galáxia gera uma dinâmica bem interessante e estratégica... mas posso estar falando besteira, definitivamente não sou um cara muito afeito a cardgames, a aleatoriedade inerente a esse tipo de jogo em geral me incomoda. Vc chegou a jogar quantas partidas?

    Abraço, e boas jogatinas.

    Sim, o Sw é equilibrado, redondinho ... não estou dizendo que é um jogo ruim não . eu só fiz uma comparação entre os 2 jogos bases , com o tempo e expansões o SW tende a muito a crescer, mas é isso que as pessoas daqui querem? um jogo pra jogar ou colecionar ? A Galápagos "adora" dar continuidade as suas franquias, e sempre acaba deixando na mão a todos que adquirem seus jogos e depois abandona a linha ... porque depende que venda muito .

    Sobre partidas eu joguei 4x o SW , 2x com kd facção . Curti foi bem bacana , mas senti um feeling de que depois que vc jogar algumas vezes com ambas, vc consegue prever algumas coisas .

    Já o Star eu tenho mais de 100 Partidas, e qd ambos sabem jogar é uma bomba relógio , qt mais o jogo avança, os combos vão ficando mais insanos, que dependendo da mão que vier , vc finaliza o jogo num único turno e seu oponente não espera por aquilo, tudo depende de como vc constrói seu baralho e a sinergia que ele vai tomando .

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Star Wars: The Deckbuilding Game - Star Wars Deckbuilding, um bom começo pra um jogo que pode crescer bastante
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