Frotas rebeldes e imperiais lutam pelo destino da galáxia em Star Wars: Armada, um jogo de dois jogadores de batalhas espaciais épicas no universo de Star Wars!
Destroyers Estelares voam para a batalha contra corvetas e fragatas Rebeldes. Bancos de turbolasers desencadeiam voleios torrenciais de fogo contra esquadrões de X-Wings e TIEs. Equipes de engenharia correm para encaminhar energia adicional para escudos falhando. Explosões de laser incendeiam todo o campo de batalha. Mesmo uma única nave pode mudar o rumo da batalha.
Em Star Wars: Armada, você assume o papel de almirante da frota, servindo tanto com a Marinha Imperial ou Aliança Rebelde. É o seu trabalho emitir os comandos táticos que vão decidir o curso da batalha e, talvez, o destino da galáxia.
No entanto, as batalhas entre naves são travadas em grande escala; quanto mais poderosa são suas naves, mais difícil é ajustar suas ações em tempo real. Naves capitais não podem variar a sua velocidade facilmente ou executar curvas fechadas como os caças que zunem em torno deles, então almirantes de sucesso devem aprender a dominar todos os aspectos das naves em sua frota e aprender a melhor forma de implementar suas estratégias com antecedência.
O jogo Armada Básico contém dez esquadrões sem pintura, três naves pré-pintadas, nove dados personalizados, dezenas de marcadores, quase uma centena de cartas, e uma ferramenta de manobra inovadora que acrescenta uma sensação única para a forma como as suas naves capitais devem acomodar para a inércia enquanto elas manobram em todo o campo de batalha!
Naves Capitais em Combate
No coração do jogo estão suas naves capitais - máquinas de guerra enormes que podem ultrapassar um quilômetro de comprimento e cuja tripulação pode ser na casa dos milhares. Estas naves são sofisticadas e complexas. Suas defesas, armamentos e motores correm de sistemas separados. Você e seu oponente devem equilibrar todos esses sistemas ao longo de suas batalhas. Assim, sair vitorioso vai exigir mais do que o poder de fogo. Ele exige uma mente tática afiada.
Armada equilibra a escala impressionante de naves da galáxia Star Wars e guerra espacial com desenhos intuitivos e regras para a emissão de comandos acessíveis e resolução de combate rico, envolvente com experiências de jogo altamente tático.
Cada nave capital pré-pintada é dividida em quatro seções: frente, trás, esquerda e direita. Enquanto uma nave tem um valor único de casco, o que indica quantos danos pode levar antes de ser destruído, elas tem valores escudo separados para cada uma de suas seções, e cada uma dessas seções também vem com seu próprio arco de tiro e valor de ataque, indicado por um número de dados.
Enquanto isso, cada uma de suas naves capitais apresentam várias camadas de defesas. O primeiro é o seu casco reforçado. O próximo é o seu escudo, que variam em intensidade de uma seção para outra. Por fim, cada nave vem com um número de fichas de defesa. Você pode passar cada rodada para desencadear seus efeitos associados. Por exemplo, você pode dobrar seus escudos defletores de modo que um tiro disparado contra a sua parte da frente pode ser absorvido por sua parte esquerda. Algumas fichas permitem que você tome manobras evasivas para evitar ataques disparados a longa distância.
Execução de seu Plano de Batalha
Jogos da Armada são jogados ao longo de seis rodadas, cada uma das quais é dividido em quatro fases.
1) Fase de Comando
Na Fase de Comando, você e seu oponente atribuem secretamente comandos para cada uma de suas naves. Estes são escolhidos em discos de controle da nave e são colocados de bruços no fundo da sua pilha de comando.
Você pode escolher qualquer um dos quatro comandos básicos, que oferecem vantagens distintas:
- O comando navegação permite que você altere a velocidade de sua nave e aumente a sua capacidade de manobra.
- O comando de esquadrão permite ordenar esquadrões próximos para mover e atacar.
- O comando de reparo permite que você recupere escudos e repare o seu casco.
- O comando fogo concentrado permite aumentar o poder de um único ataque.
É importante ressaltar que cada nave tem um valor de comando que indica quantos comandos terá de bruços em sua pilha no início da rodada. Isto significa que, na configuração do jogo, antes de ainda ter conhecido o inimigo, você precisa emitir comandos para o seu primeiro turno ou rodadas de combate. Em seguida, cada fase de comando, você continua planejando para o futuro, reagindo na forma de batalha, mas a emissão de comandos são executados uma ou mais rodadas depois. A maioria das naves mais poderosas, como a classe Star Destroyer Victory, apresentam valores mais elevados de comando que exigem você planejar suas ações em duas ou mais rodadas de antecedência.
Um jogador Rebelde seleciona um comando em seu disco para sua fragata de escolta Nebulon-B (1).
Em seguida, ele coloca-o no fundo de sua pilha de comando, que será revelado em uma rodada futura (2).
Uma vez que você e seus adversários atribuíram novos comandos para cada uma de suas naves, avançam para a fase de Nave.
2) Fase de Nave
Na Fase de Nave, você e seu oponente se revezam ativando suas naves, começando com o jogador que tem iniciativa para a rodada. Quando você ativa uma nave, você revela seu primeiro comando para a rodada. Você pode desencadear o efeito do comando, ou você pode armazenar o comando para uso futuro, colocando um sinal sobre a carta de sua nave, e reservando o efeito do comando para um momento mais oportuno, embora sendo um efeito reduzido.
Depois de resolver o comando de uma nave, a nave pode realizar dois ataques, embora cada ataque devem ser provenientes de um arco de tiro diferente. Cada ataque pode ter como alvo uma única nave elegível, ou pode direcionar o tiro para cada esquadrão de caça dentro do alcance do seu arco de fogo. Ataques contra naves inimigos usam o tipo e número de dados indicados na seção de onde são originários. Os ataques feitos contra esquadrões inimigos usam o tipo e número de dados indicado pela seção de Anti-Esquadrão da carta de sua nave.
Cartas de nave apresentam uma riqueza de informações facilmente acessíveis.
Enquanto você deve disparar seus ataques de seções diferentes, se uma única nave inimiga está dentro do alcance e linha de visão de mais de um arco, você pode executar os dois ataques contra essa nave.
Depois de seus ataques, deve definir o seu curso e movimento. Você estabelece velocidade inicial da sua nave durante a instalação, e você deve continuar a se mover nessa velocidade até revelar um comando de navegação. A sua velocidade determina o quão longe você pode mover e quantas vezes você pode clicar na ferramenta de manobra do jogo para ajustar seu curso em cada incremento de velocidade.
Ferramenta de manobra única do jogo faz com que seja simples traçar o curso de sua nave.
Esta ferramenta de manobra é uma das características mais inovadoras do jogo e adiciona uma sensação única para a forma como as suas naves capitais devem acomodar a inércia enquanto elas manobram através das estrelas.
Usando a ferramenta de manobra única do jogo, um jogador Rebelde traça uma manobra de velocidade "3" para sua Nebulon-B
Naves capitais não podem facilmente variar a sua velocidade ou executar curvas fechadas enquanto os caças burburinham em torno delas. Assim, você só pode usar a ferramenta de manobra para manobrar as suas naves capitais. Então, ao mesmo tempo que torna mais fácil para você definir um curso de nave, a ferramenta de manobra do jogo empresta um elemento de realismo ao seu pitch.
Como um exemplo de como a Armada usa sua ferramenta de manobra para retratar de forma realista as diferentes maneiras que suas naves capitais podem manobrar, podemos considerar as diferenças entre o CR90 e a Star Destroyer.
O gráfico de velocidade para o CR90 (esquerda) ao lado da Star Destroyer Victory (direita).
O CR90 é ao mesmo tempo capaz de fazer curvas mais apertadas e mais rápidas, com uma velocidade máxima de "4". Na velocidade "2", o Star Destroyer pode ajustar a ferramenta de manobra apenas um clique no segundo conjunto, o CR90 pode ajustar seu curso um clique no primeiro unindo com dois cliques no segundo. Ainda assim, quanto mais rápido o CR90 voa, menos cliques ele pode ajustar no seu curso através dos incrementos iniciais de alcance.
3) Fase de Esquadrão
Apesar de Star Wars: Armada ser construído em torno de muitas naves capitais da galáxia, você certamente quer voar com um ou mais esquadrões de caças em sua frota, tanto para ameaçar as naves inimigas quanto para defender suas naves de esquadrões inimigos. Se não for controlado, um enxame de caças pode rapidamente derrubar até mesmo a maior nave capital, e, apesar de naves capitais trocarem tiros com os caças , qualquer tiro dirigido a um esquadrão é um tiro não realizado em uma nave maior.
Na Fase de Esquadrão, você e seu oponente se revezam ativando qualquer esquadrão inativos, começando com o jogador que tem iniciativa. Quando você ativa um esquadrão, você pode movê-lo ou executar um ataque com ele.
Esquadrões têm arcos de tiro de 360 graus, de modo que um enxame de caças pode rapidamente ameaçar até mesmo as maiores naves capitais. Assim, todo bom almirante da frota tem de desenvolver um plano para lidar com esses caças. Você não quer reduzir a quantidade de poder de fogo contra naves de maior porte do seu inimigo, mas você não pode se dar ao luxo de permitir que caças inimigos fiquem atacando sem resistência.
Um esquadrão de X-wing é mostrado ligado à sua base que acompanha os seus restantes pontos de vida (mostrados aqui no "5") e se foi ou não foi ativado. Aqui, a guia azul à esquerda da base indica que o esquadrão ainda não foi ativado. Uma vez que o esquadrão foi ativado, a guia é empurrada para o outro lado e exibe a cor laranja.
Mesmo que os esquadrões de Armada não são pré-pintados como as naves, eles são apresentados em cores destinadas a complementar as suas frotas.
4) Fase de Status
Na Fase de Status, os jogadores viram as suas cartas de defesa exauridas e trocam o marcador de iniciativa. Em seguida, o jogador com a iniciativa aumenta a contagem de rodadas, ou se acabaram de completar a sexta rodada, o jogo termina. A vitória é atribuída ao jogador que marcou mais pontos no total, contando tanto aqueles concedidos por eliminar as naves e esquadrões inimigos, bem como aqueles concedidos para a conclusão dos objetivos que valem pontos de vitória.
Cada um dos dados de ataque do jogo apresenta um alcance efetivo diferente e disseminação de resultados possíveis
Lutando pela causa
Suas batalhas em Armada não são confrontos sem sentido. Você está lutando para progredir dentro da Guerra Civil Galáctica. Você está travando batalhas sobre questões táticas importantes. O destino da galáxia está em jogo.
Com doze objetivos familiares, Armada define seus confrontos mais plenamente em sua experiência de Star Wars. No início de cada jogo, você e seu oponente irão selecionar um destes objetivos, que introduz regras especiais e ajuda a definir a narrativa de sua batalha. Você está rastreando um alvo específico? Você está contestando um posto chave? Você está tentando interceptar uma nave chave?
Objetivos remodelam o jogo e alteram as suas condições de vitória
É importante ressaltar que os objetivos do jogo mudam as maneiras que você vai marcar pontos no seu jogo, e eles forçam você e seus oponentes à adaptar suas estratégias, levando a uma enorme longevidade.
Monte sua frota
Com suas naves, esquadrões de caças e regras acessíveis, Star Wars: Armada fornece uma tomada sem precedentes sobre os maiores e mais consequentes batalhas no universo de Star Wars. Além do mais, os seus primeiros jogos são apenas o início de sua participação na Guerra Civil Galáctica.
Assim como é o seu trabalho como almirante da frota de montar um plano de batalha, é o seu trabalho construir a frota que possui a melhor chance de sair vitoriosa da batalha. Regras para construção de frota permitem escolher a dedo sua força de ataque enquanto você se prepara para enfrentar o inimigo. Não apenas você pode escolher qual naves e esquadrões trará para a batalha, você pode atualizá-los com armas poderosas ou chamar os talentos de pilotos e oficiais de elite.
Frotas de TIE imperiais escoltam um pré-pintado Victory-class Star Destroyer para a batalha
Enquanto frotas Rebeldes e Imperiais colidem, milhares de tripulação heroicamente exercem as suas funções, outros milhares vão morrer, mas você é o único cujas decisões irão determinar o curso da batalha e ajudar a decidir o destino da galáxia.
Comande sua frota, vença a batalha, e desempenhe o seu papel na Guerra Civil Galáctica!
Fonte: Fantasy Flight Games