Sinopse do Jogo:
Circus Flohcati é um jogo publicado inicialmente em 1998, apresentou várias versões no decorrer dos anos e hoje veremos uma breve resenha da sua versão atual de 2016, do consagrado designer Reiner Knizia, autor de vários jogos clássicos abstratos como: Samurai, Trigis & Euphrates, Genial, Age of War, etc. Esta versão foi publicada pela Grail Games e aceita oficialmente de 2 à 5 jogadores com idade mínima de 7 anos. É um jogo rápido, suas partidas costumam levar entre 15 à 30 minutos (dependendo do número de jogadores), e não possui nenhuma dependência de idioma.
Objetivo:
Circus Flohcati é um filler baseado em coleção de cartas na temática circense. Neste jogo, os jogadores, assumem o papel “donos de circo”, competindo pelo melhor espetáculo. Para um bom espetáculo, você deve executar as atrações da melhor maneira (atração com maior valor), além de combinar atrações no mesmo nível (combinar 3 cartas do mesmo valor – formação de trincas) ou ainda chamar um Show de Gala (combinando 1 carta de cada uma das 10 cores do baralho).
Mecânicas:
- Coleção de Componentes;
- Force a Sorte;
Componentes:
O jogo possui como componentes apenas seu baralho de 89 cartas ( 57mm x 89mm) divididas entre: 80 cartas de atrações e 9 cartas de ações e o manual de instruções. Tais componentes vem em uma caixinha tamanho ( 11 cm x 11 cm) - fácil de ser guardada e transportada.
As cartas de atrações são formadas com numerações de 0 a 7 em 10 cores diferentes.
As 9 cartas de ações são compostas por 3 cartas de 3 tipos de ação.
As artes das cartas são bem interessantes e assim como a caixinha do jogo apresentam alta qualidade.
Síntese do Jogo:
No início do jogo, todas as cartas são embaralhadas, após isso coloca-se o baralho com a face voltada para baixo no centro da mesa. O jogador inicial deve começar a comprar as cartas (sempre as do topo do baralho) e exibi-las com a face voltadas para cima, formando uma linha no centro da mesa.
O jogador pode optar por levar uma das cartas já reveladas para sua mão e assim passar a vez para o próximo jogador ou seguir revelando novas cartas (quantas cartas desejar - forçar sua sorte), porém caso uma carta de cor repetida apareça, este jogador perde sua vez sem levar nenhuma carta para sua mão e a carta repetida é colocada com a face para cima em uma pilha de descarte.
Cartas de Ação:
Se um jogador revelar uma carta de Ação na sua vez, ele deve então parar de revelar novas cartas e seguir as instruções da carta de Ação. Depois disso, a carta de Ação é colocada na pilha de descarte com a face para cima. Existem três tipos de carta de Ação:
1 - Mind Reader - Solicitar uma atração de um adversário. O adversário escolhe uma das cartas de sua mão e entrega ao jogador que está com a carta de ação Mind Reader.
2 - Magic Eye – Pegar uma atração de um adversário. O jogador escolhe um adversário, este deverá abrir um “leque” com as cartas constantes na sua mão viradas para baixo, para que o jogador que está com a ação Magic Eye, possa escolher uma carta aleatoriamente e levar para sua mão.
3 - Grande Parade - Revelar novas cartas do baralho até duplicar, em seguida, pegar uma carta. O jogador com esta carta de ação deve ir revelando novas cartas do baralho, até que uma carta de cor repetida apareça (ou até revelar a última carta do baralho). Como de costume, esta carta é então descartada com a face para cima na pilha de descarte. Depois disso, o jogador pega uma das cartas exibidas na mesa e leva para sua mão. Se o jogador revelar uma outra carta de Ação, a carta de Ação antiga é substituída pela nova carta de Ação e o jogador deve seguir as novas instruções.
Maneiras de pontuar:
1 – Com o valor das cartas sob sua posse - Você pontua com o valor da maior carta de cada atração (cor) sob sua posse;
Exemplo – no final do jogo você termina com 2 cartas da cor vermelha (Aerialist) uma de valor 0 e outra de valor 5 – você irá pontuar com a carta de maior valor, ou seja, 5 pontos – deve-se considerar inclusive as cartas utilizadas para formação das trincas e/ou Show de Gala.
2- Formando trincas - Durante seu turno, o jogador pode formar uma ou mais trincas, colocando três cartas do mesmo valor de face para cima na sua frente. A carta escolhida no seu turno atual, pode fazer parte da formação da trinca - No final do jogo, cada trinca conta dez pontos de bônus.
3 – Chamando um Show de Gala – Um jogador pode chamar um Show de Gala, para isso ele deverá apresentar uma carta de cada uma das 10 atrações (cores) existentes no baralho (independente dos valores) - Quando um Show de Gala ocorre, o jogador ganha 10 pontos de bônus e a partida termina.
Fim de Jogo:
O Jogo termina quando ocorre uma das duas situações:
1 – Um Show de Gala é declarado.
2 – Quando a última carta do baralho central é revelada – o jogador que a revelou ainda pode finalizar seu turno antes do jogo acabar.
Vencedor:
Vence aquele jogador que possuir a maior pontuação no final jogo.
Avaliação:
Circus Flohcati é um bom filler tipo coleção de cartas e force a sua sorte. É possível se usar algumas estratégias para aproveitar melhor as cartas exibidas na mesa tanto para você quanto para o adversário e assim depender um pouco menos da sorte com as revelações adicionais de cartas. Para melhorar sua pontuação é importante criar trincas e tentar evitar que elas sejam criadas pelo adversário, as cartas de ação que costumam roubar cartas de sua mão são imprevisíveis e podem tanto complicar sua estratégia ou a do seu adversário e criam grande expectativas quando são reveladas. Trata-se de um jogo com setup praticamente automático e costuma gerar partidas rápidas, interativas, divertidas, porém com estratégias limitadas. É um excelente jogo para iniciar a noite até que se espera a chegada de todos jogadores ou para dar uma relaxada e descontraída entre uma partida de um jogo mais pesado e outro, além é claro de ser indicado para introduzir novos jogadores ao hobby.
Isso é um pouquinho de Circus Flohcati, espero que gostem... até o próximo espetáculo! hehehe