Celso, assumindo que seu segundo parágrafo é uma pergunta: SIM, todos os efeitos que se aplicam a um dracar também se aplicam à Serpente. E como para um Dracar, todos os efeitos que se aplicam a uma província se aplicam ao fiorde adjacente ("de apoio", se não me engano é como as regras chamam).
Quanto à ordem de efeito das cartas, creio que acontecem simultaneamente e o que vale é o conteúdo do texto. As únicas que ocorrem em outra "wave" são as que tem aquele círculo na volta, que entram após a primeira rodada de cartas.