Post original: https://www.boardseyeview.net/post/dice-manor
Publicado pela Arcane Wonders e projetado por Garrett Herdter, com arte de Damien Mammoliti,
Dice Manor é um jogo de colocação de dados e peças em que 2 a 4 jogadores usam seus dados para licitar peças que formarão salas interconectadas em suas mansões imponentes. Também é um jogo de coleção de conjuntos, porque há bônus potencialmente vencedores a serem ganhos por ter quartos com diversos ícones, o maior número de quartos de cada cor e o maior número de quartos em sua mansão.

Em cada uma das quatro rodadas principais, uma peça de sala é colocada ao redor do tabuleiro principal para corresponder aos números de 1 a 6. As peças da sala vêm em várias cores e cada uma mostra um número ou "?" no seu centro. Cada jogador começa com sete dados da cor escolhida. Eles os rolam e, na sua vez, colocam qualquer número de dados do mesmo número para licitar a peça da sala correspondente a esse número. Para vencer outro dado ou dados no mesmo local, você precisará de mais dados correspondentes do que um oponente. Quando todos tiverem colocado um dado ou dados, os jogadores jogam novamente seus dados restantes e fazem uma nova colocação. Se você rolar um dado ou dados com o número certo, poderá adicionar ao lance anterior que já fez. Quando todos os lances terminarem (ou seja: quando todos ficarem sem dados), as peças da sala vão para os jogadores que fizeram o lance mais alto. Para um lance perdedor, você pega um token de inspiração como consolação. Quando você ganha uma peça de sala, precisa posicioná-la em sua mansão para que as portas se alinhem com sua peça inicial e/ou peças que você colocou anteriormente (você não pode ter uma porta adjacente a uma parede).

Você não usa apenas seus dados para fazer lances por peças de sala. Você também pode usá-los para licitar a posição em uma faixa de publicidade. Termine aqui com o lance mais alto ou o segundo mais alto e você ganha pontos de vitória e avança seu marcador para eventualmente reivindicar dados adicionais (há potencialmente mais dois dados para serem reivindicados). Os dados também podem ser colocados em salas de sua mansão. Estes também lhe dão pontos de vitória, mas para acumular muitos pontos, você precisará ter salas interconectadas que aceitem dados com o mesmo número. Depois de quatro rodadas de lances comuns, há uma rodada final de Grande Abertura, onde os jogadores apenas colocam dados em suas mansões para aumentar suas pontuações.
Dice Manor é um jogo leve e fácil de jogar, mas seria excessivamente dependente de jogadas de dados da sorte se não fosse pelos tokens de 'inspiração'. Você começa com dois e coletará outros principalmente como compensação por ter sido superado nos locais. Os tokens valem apenas meio ponto no final do jogo (ou seja: dois tokens valem um ponto), mas você os usará no jogo para mitigação de dados. Você pode descontar um token para adicionar ou subtrair números de um dado; por exemplo, mudar um 4 para um 3 ou um 5 (você pode até usar um token para transformar um 6 em um 1 e vice-versa). Os tokens podem ser usados cumulativamente (você pode descontar dois para mover um dado duas etapas) e eles podem ser usados alternativamente para rolar novamente quantos dados você quiser. As possibilidades de manipulação de dados abertas por esses tokens de inspiração transformam um jogo de sorte em um jogo de estratégia.
Dice Manor é jogado rapidamente (nossas partidas no Board's Eye View duraram cerca de 30 minutos) e escala bem para todas as contagens de jogadores. Pode haver mérito em apenas coletar quartos que você pode pegar barato (idealmente por apenas um único dado), mas se você puder coletar quartos com o mesmo número que o(s) quarto(s) aos quais eles estão conectados, isso abre possibilidades para acumular grandes bônus quando você coloca dados em sua mansão. Todas as peças de sala em 3 e 4 têm dois números - novamente tornando mais fácil colocar os dados correspondentes, e a peça de sala em 6 é especialmente desejável porque mostra um "?" então pode ser tratada como qualquer número. A peça de sala em 5 conta como duas salas separadas. A empolgação aumenta à medida que o jogo avança porque peças específicas podem ser especialmente disputadas se forem necessárias, por exemplo, para ganhar uma maioria de cores ou ganhar o bônus de grandes pontos por ter uma sala de cada tipo...
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Traduzido*** por
Vania Telles
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