Parabéns pelo bom trabalho com a tradução! Só traduzi facção uma vez e já vi o trabalho que dá. É sempre bom ter opções e alternativas para se divertir com Root. Jogar com os gatos é mesmo um desafio e costuma dar até uma tristezinha quando só sobram eles pra escolher (mesmo com o AdSet, que buffa eles). Meu grupo joga com todas as expansões, e em 54 partidas que os gatos foram jogados, 9 eles venceram, umas vezes por domínio e outras por pontos.
Uma estratégia com oficinas é mesmo dureza de fazer funcionar, mas é bem divertido, e pode ser recompensador quando você consegue criar a cartas que te dá batalhas extras, cartas extras, e as moedas. Por causa disso é comum ouvir que os gatos tem baixo poder de Criação (craft). É uma característica da facção, algumas são boas nisso outras não.
O que mais me incomoda na facção dos Gatos, na verdade, é que eles são considerados pelos desenvolvedores uma facção militante, uma classificação que o coloca junto dos Pássaros, Toupeiras, Ratos e Texugos. Eu acho isso equivocadíssimo. Os gatos são menos ofensivos que os Corvos, uma facção insurgente, como a Aliança, o Malandro, os Lagartos e os Ribeirinhos, pois ganham muito mais pontos fazendo construções do que entrando em combates. Eles querem ficar no canto deles ocupando espaços de construção. Gastar uma ação para entrar em combate, com algumas exceções, dá um sentimento de desperdício, principalmente porque acaba precisando de uma marcha antes, o que deixa o turno sobrando apenas 1 ação sem gastar cartas de pássaro. Por isso eu sempre considero que a vaga de militante não está preenchida com eles na mesa. Considero ele muito mais parecido com uma facção insurgente.
Parece muito interessante esse foco nas oficinas para fazer com que os gatos tenham mais movimentos e batalhas por ação. Talvez essa facção se torne finalmente militante com essas mudanças, mas o buff na hora extra me deixou prestando muito mais atenção em uma estratégia de serrarias! Eu particularmente gosto da ação de hora extra. Não acho que isso deixaria os gatos desbalanceados com as outras facções mas seria interessante testar se esse movimento a menos compensa tantas madeiras a mais. Dito isso, criar ao anoitecer parece um pouco bom demais, mesmo que algumas outras facções também consigam, isso colocaria os gatos numa posição de ótimos para Criar, talvez melhores do que qualquer outra. Parece ser divertido de testar. O guerreiro adicional nas clareiras da torre de guarda e das adjacentes é bem necessário mesmo.