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  3. Ninja All-Stars
  4. Análise: Ninja All-Stars

Análise: Ninja All-Stars

Ninja All-Stars
  • avatar
    Ricardo Gama26/04/16 05:50
    avatar
    Ricardo Gama
    26/04/16 05:50
    4575 mensagens MD

    Por fen
    Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1508068/ninja-all-stars-enter-one-finger-death-punch

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/51525_m.jpg


    Para que possa me entender um pouco nesta análise, aqui estão alguns pontos pertinentes e relevantes sobre as minhas preferências de jogos. Sou um pintor de miniaturas antes de tudo, e miniaturas de qualidade influencia se gostarei ou não de um jogo. Absolutamente amo Blood Bowl (Third Edition) e Necromunda e gosto de jogar Super Dungeon Explore (sinto que tem algumas limitações que eu odeio e espero estarem superadas em Super Dungeon Explore: Legends).

    Além disso, participei do kickstarter de Ninja All-Stars com base no potencial de crossover com Super Dungeon Explore e no aumento do número de miniaturas Chibi que tenho disponível para uso em nossas sessões de RPG.

    Não prestei a menor atenção nas regras / design do jogo quando me tornei kickstarted, estava interessado nele principalmente por estas duas razões e porque gosto do estilo das peças.

    Esta avaliação baseia-se em meia dúzia de partidas, a maioria com dois jogadores, mas dois jogos foram com quatro jogadores.

    Com tudo avisado, vamos para o jogo.

    Nota: o objetivo principal desta análise é falar sobre as coisas que encontrará na caixa de varejo. Quanto ao material kickstarter manterei em itálico. 


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/318/e9kx14.jpg


    Visão geral do jogo:

    Ninja All-Stars é um jogo sobre equipes de ninjas competindo no Torneio do Luar. 2 - 4 jogadores comandarão equipes de ninjas em desafios e tentam marcar pontos, completando o objetivo. Quem obtiver o maior número de pontos é o vencedor. As rodadas passam pelos jogadores se revezando para ativar um modelo e completando uma ação, rolando os dados, se necessário.

    Componentes:
    É justo dizer que a Ninja Division / Soda Pop elevaram seu produto em se tratando deste jogo em particular. Em comparação com Super Dungeon Explore quase tudo é parecido ou de melhor qualidade. O jogo básico vem com o seguinte:

    1 Livro de Regras
    Montes de fichas
    4 Santuário de equipes (azul, vermelho, roxo e amarelo)
    6 miniaturas de Samurais
    1 tabuleiro dupla face
    2 tabuleiros de Dojos
    Baralho de cartas
    Cartas de referência para cada equipe.
    16 dados especiais (8 brancos, 8 pretos)

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/790/cdk0aw.jpg

    Fornecido sem pintura - recebe essas mesmas miniaturas para cada santuário


    As miniaturas são individuais, com poses simples, cada tipo de ninja tem a mesma pose e a única diferença entre cada equipe é a cor das miniaturas. Isto torna a aprendizagem muito simples, porque sempre pode identificar imediatamente os ninjas de seus adversários.

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/24073_l.jpg


    Visão geral do jogo



    Os tabuleiros são de alta qualidade, muito melhor do que os Super Dungeon Explore, e estão parecidos com os tabuleiros de Warhammer Quest se você já os viu (se não, e não sabe como eles são, eles são tabuleiros que duram pelo menos 20 anos, sem estragar) de modo que isso parece promissor para o Ninja All-Stars. O único problema que tive foi com os cortes das dobragens,  são muito ásperas e, como tal, não ficam inteiramente planas.

    O livro de regras foi uma grande surpresa, decentemente feito com muitas cores, muitas fotos e diagramas. Falarei mais sobre isso na seção Regras, mas fisicamente é muito bonito – parecido com os livros de regras de papel grosso da FFG.

    As cartas de ações, assim como em Super Dungeon Explore, são um pouco frágeis, mas sem exagero. Houve também a decisão de não colocar bordas nas cartas, que é uma questão de não marcar as cartas para alguém muito observador. Sleeves nas cartas ajudam contra isso.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/996/decsnv.jpg


    Kickstarter

    O melhor é que o kickstarter inicial inclui conjuntos completos de modelos de clãs e todos os Ronins liberados. É justo dizer que a qualidade dessas miniaturas é muito melhor do que as da caixa base. No entanto usá-los imediatamente fez retardar a aprendizagem do jogo porque fica difícil identificar exatamente onde fica uma figura ao lado da outra. Quando jogamos os primeiros jogos em 3-4 jogadores, jogamos com as miniaturas da caixa base exatamente por esta razão e o jogo foi muito mais suave. Ele também mantém as regras mais simples, mas é muito divertido de jogar com as minis que vêm nas caixas dos clãs.

    Além disso, o Kickstarter incluiu uma miniatura do troféu gigante que é fofa e miniaturas para substituir os marcadores de Santuários e da lanterna - estes são um tipo de terreno que dá blefes/efeitos de status (Santuários) ou remove Furtividade (Lanternas). São muito interessantes e adicionam variedade a cada mapa.
    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/24074_l.jpg


    Os dados

    Resumo das regras

    Os jogadores inicialmente jogam Janken (Pedra, Papel, Tesoura) para determinar quem começa. As equipes são escolhidas por cada jogador e um desafio ou é acordado ou comprado. O tabuleiro principal é configurado, os tabuleiros dos dojos ficam adjacentes. Os Ninjas são então implantados pelo jogador que ganhou o Janken.

    O jogo se passa ao longo de rodadas determinadas pelo Desafio jogado. O comprimento fica entre 6 a 9 rodadas nos desafios fornecidos no livro. Cada rodada é dividida em certo número de fases, levando a ativação de cada Ninja no turno. Primeiro, há a manutenção onde as pessoas compram uma carta de lua, curam feridas e saem do atordoamento. Em seguida, os jogadores, começando com o jogador que iniciou o jogo, se alternam ativando Ninjas até que todos tenham sido ativados. Uma ativação consiste em um movimento e, em seguida, uma ação, normalmente atacando, buscando ninjas escondidos ou correndo.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/266/g9p8y1.jpg


    Os dados são utilizados de duas maneiras, a primeira é para testes de afinidade, onde rolam 3 dados e tentam obter pelo menos um símbolo que corresponda à sua afinidade Ninja - estes testes são usados para utilizar as habilidades e assim por diante. E o Combate, que é um teste resistido entre o atacante e o defensor (ataques à distância funcionam de forma semelhante, exceto que o defensor tem menos chances de causar qualquer retaliação). Nesta circunstância, elementos opostos empatados se cancelam, o vencedor do combate (o Ninja com o maior valor dos dados) escolhe um de seus dados e aplica seu efeito. A verdade é que é realmente complicado causar ferimentos aos Ninjas, uma vez que em grande parte do tempo você fica fazendo posição contra ataques, a fim de controlar o espaço. Isto dá uma sensação de estar jogando Blood Bowl.

    Para continuar este sentimento de Blood Bowl cada Ninja exerce uma zona de influência, para aqueles que têm experiência com Blood Bowl, isso funciona quase exatamente como o equipamento Zone. Para todos os outros, a qualquer hora que quiser deixar um espaço que está em uma zona de influência oposta, tem que fazer um teste de Esquiva (que é um teste de afinidade), se tiver sucesso você move o Ninja para o espaço que queria ir, se falhar a jogada desse Ninja termina e ele fica atordoado.

    O próprio movimento é um pouco incomum, pois o movimento dos Ninjas é feito em pontos em vez de quadrados, é preciso se acostumar com a distância e pode se sentir um pouco "instável", mas funciona surpreendentemente bem.

    Existem algumas outras nuances com as quais precisa se acostumar também, o Ninja atordoado três vezes fica ferido; pode usar ataques furtivos, e furtividade para se movimentar. Cada Ninja tem um fraco ataque à distância com Shurikens, mas as cartas da lua fornecem ataques poderosos que são ainda mais fortes se a fase da Lua combinar com a carta.

    Passei por cima de um monte de detalhes, mas esta é a essência do jogo.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/474/01527n.jpg


    Discussão de Regras e Experiência de jogo

    Portanto, este jogo é muito divertido, é um cruzamento entre um jogo de batalha e Blood Bowl. Depois de ler as regras é rápido e fácil. A mudança entre as ativações cria fluxo e refluxo de jogo o que o torna superior a coisas como Rum & Bones (menciono Rum & Bones porque esse jogo realmente poderia ter ativações de heróis alternadas).

    No entanto, é claro que o livro de regras sofre do mesmo problema que o livro original de Super Dungeon Explore tinha, o layout é terrível; e enquanto você acha que ele vai apontar na direção certa, precisa mudar as seções para entender uma regra relacionada, a ordenação de cada seção não é boa. O livro de regras parece ter sido concebido para aprender o jogo, mas é terrível para procurar uma regra específica rapidamente.

    Além disso, há um problema com algumas regras, por vezes ambíguas. Ataques à distância são um exemplo. Ele diz para contar espaços entre os modelos e o exemplo mostra um tiro diagonal, mas não está claro o que acontece em todos os diferentes graus que se pode atirar. Existirão discussões e argumentos sobre se um tiro está na faixa ou não, quando ele está sendo disparado em uma posição não-cardeal e as regras não ajudam aqui.

    O exemplo dado no livro mostra um tiro a 6 espaços, o que é fisicamente possível. No entanto se contar o número de pontos entre eles são 6, mas tecnicamente são 6 e meio. Isso será um problema com certos tipos de jogadores e é por isso que Blood Bowl tem uma régua de alcance.

    O Baralho de Lua é bem aleatório, determinadas cartas super-raras são uma loucura, enquanto as outras são um lixo ou altamente situacionais. Isso evita que o jogo seja super tático, porque pode ser surpreendido por alguém comprando uma carta da lua no momento certo. Você pode gostar e desfrutar deste elemento, estou bem com ele, mas isso não significa que deva levar o jogo menos a sério.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/473/aub2rw.jpg


    O bloco usado para gravar as equipes no Jogo de Liga


    Jogo de Liga

    O Jogo de Liga é outra parte que vai variar muito dependendo do grupo, você realmente precisa de uma figura de autoridade confiável para ser o 'Mestre Ninja', que irá organizar as coisas, emitir pareceres e assim por diante. A pessoa errada aqui e o campeonato fica nas mãos de um déspota. Além disso, não há muita diferença entre o modo de progressão ou a gestão de equipe. A renda é muito fixa - 10 para o vencedor e 6 para o perdedor.

    Isto limita as opções dos jogadores como forma de desenvolver sua equipe - no entanto, há um conjunto de mecanismos na área de experiência e renda em dinheiro que pode garantir que ninguém da equipe fique completamente fora de controle. Na verdade, pode ser muito lucrativo ser o azarão, especialmente se conseguir uma virada!

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/624/p8tm6d.jpg


    Os fundamentos já estão em sua mente, os clãs tem variação suficiente para que possa construí-los várias vezes em partidas diferentes. Além disso, tem ambos os heróis e Ronins para utilizar como personagens especiais no jogo. No entanto, é impossível ter mais do que um destes personagens em sua equipe durante muito tempo, devido à alta manutenção que necessitam. Gostei dessa mecânica, porque nunca gostei de craques permanentes sendo partes das equipes de Blood Bowl.

    No geral, parece que o Jogo de Liga está aguardando uma expansão para torná-lo uma experiência muito boa, agora ele não tem a profundidade e a longevidade que Necromunda, Mordheim: City of the Damned e Blood Bowl oferecem, mas ainda é algo que vai permitir a progressão das pessoas jogando juntos em uma base regular.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/946/mh9qp5.jpg


    Super Dungeon Explorer Crossover

    Tudo o que posso escrever sobre isso é, se quer o jogo apenas para utilizar as miniaturas, não se incomode. O jogo base, essencialmente, lhe dá um ponto genérico de geração, com mini-chefes genéricos e três heróis genéricos. Por isso, pode usar quaisquer miniaturas que quiser com as cartas, não há cartas específicas para cada modelo. Isso foi uma enorme decepção para mim.

    Não tenho muito mais a dizer sobre este assunto, exceto o que eu deixei aqui. Mas o jogo em si tem conseguido fazer-se decente em seu próprio direito.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/183/fjszit.jpg


    Resumo

    Prós:
    + Belo jogo
    + Modelos surpreendentes
    + Regras relativamente simples
    + Modo de campanha
    + Questões de posicionamento altamente táticas
    + Não eliminação de jogador
    + Clãs com muitas variações
    + Miniaturas muito boas para jogos iniciais
    + Samurai

    Contras:
    - Três a quatro jogos levam um longo tempo
    - O layout do livro de regras deixa muito a desejar
    - Regras ambíguas abundantes, precisando de uma mão cuidadosa para entender
    - Precisar de vários conjuntos iniciais para uma Liga, mas você não quer ter vários conjuntos dessas Minis
    - Miniaturas básicas ficam perto de inúteis uma vez que tem as versões dos Clãs
    - Excesso de paralisia para análise
    - Não foi possível encontrar nenhum Ninja ao jogar este jogo

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/098/eeenbc.jpg


    Eu gosto muito de Ninja All-Stars, não tem tanta profundidade quanto um jogo mais comum como Blood Bowl tem, mas é divertido, iluminado, objetivos baseados num jogo tático e posso recomendar para pessoas que gostam do estilo e que querem um jogo de esportes de "luta" com um tema japonês e que pode ser jogado ao longo de alguns meses. É muito diferente de Super Dungeon Explore com certeza.

    Traduzido por mgstavale
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/686/714cbd.jpg

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    Comentários:

  • SepeTiaraju
    551 mensagens MD
    avatar
    SepeTiaraju26/04/16 11:22
    SepeTiaraju » 26/04/16 11:22

    Muito boa a análise. Eu particularmente não me adaptei bem com esse jogo, leva um tempo para se acostumar com a simbologia dos elementos impressos nos dados, mas devo concordar que os padrões de qualidade das miniaturas é espetacular, mas com um certo remorso acabei passando adiante o jogo, porque dificilmente eu conseguiria fazer esse jogo ver mesa com meu grupo, justamente pelo problema de ambiguidades que encontrei no livro de regras e o alto fator "bookkeeping" para consultar termos e regras específicas. A segunda caixa KS que comprei para um amigo até agora não viu mesa... pelo menos ele não me chamou para tentar jogar ainda...

    Ao menos mantive alguns shrine clans e alguns ronins para jogar no Super Dungeon Explore. Não foi uma perda total para mim, no final das contas.

    1
  • Hugosan
    883 mensagens MD
    avatar
    Hugosan26/04/16 13:46
    Hugosan » 26/04/16 13:46

    Já li as regras mas ainda não pus na mesa. A princípio, a mecânica de combate me pareceu realmente desnecessariamente complicada, cheia de vai e vem, além de parecer ser injusta, visto a pessoa com mais dados se sempre a vencedora do embate.

    Só essa mecânica já daria para desestimular o jogador, contudo, relendo melhor, você percebe que mesmo quando o atacante ganha, não significa que ele se deu bem. Se sobrar apenas o símbolo de Espírito na jogada dele, por exemplo, ele acaba sendo ferido, mesmo tendo vencido a jogada. Ou seja, não se trata de quem consegue fazer sobrar mais resultados, trata-se de tentar fazer com que os dados que sobram para o oponente sejam ruins para ele.

    Se o jogo for ensinado explicando esse conceito, acho que corre risco muito menor de termos jogadores ficarem desapontados durante a partida.

    1
Responder
Ninja All-Stars - Análise: Ninja All-Stars
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