[ltr]Qual o jogo que você acha que deve ser maneirão, mas não compra porque sabe que seu grupo não vai querer rodar? Alguém disse Ti4?
Acho que todos nós devemos ter um jogo que ficamos naquela dúvida de se devemos ter ou não, se o grupo vai abraçar a causa ou vai ser mais um pra ficar na estante da vergonha.
Nesse vídeo falamos sobre um que durante muito tempo ficamos em dúvida, Root.
Se você gosta mais de vídeo, agora é a hora de clicar ali embaixo e assistir, se gosta mais de texto, vou falar um pouco sobre aqui, se gosta dos dois aí é uma pessoa diferenciada.
Root é um jogo assimétrico, no qual você precisa saber as regras gerais da floresta, porém além disso precisa saber como ganhar com a sua facção, como ela funciona, alguns macetes e vai ter vantagem de saber como as outras pontuam, para poder antever os esquemas que seus amiguinhos estão tramando. Cada vez que você pegar uma facção nova, vai ser uma experiência diferente, porém um novo aprendizado.
É um jogo de morte súbita, chegou na pontuação final, terminou o game, ou seja, se não ficar de olho em quem está na frente, em algum momento, não dá mais pra buscar aquele cara.
Tem uma curva de aprendizado. As primeiras partidas, vai ser meio que para entender como o jogo funciona, ter uma ideia da facção e entender como as outras funcionam, mais uma ou duas, pra pegar o esquema da sua, logo, se chutarmos um número de 3 partidas para estar confortável com uma facção, pensando que no jogo base tem 4 e o malandro tem variações, estamos falando de umas 12 partidas para estar confortável com o jogo.
Root é um jogo de treta! Então não se engane pela fofura dos meeples e o visual, é um jogo de atacar os amiguinhos, azedar esquemas, complicar os movimentos dos outros, aproveitar oportunidades pra pontuar...
Roda bem em mais de 2. Como tudo aqui nesse texto, essa é minha opinião, mas acho os automas desse jogo só uma forma de você aprender a jogar. Eles não vão nem chegar perto da maldade que um player pode ter de ler o cenário desse jogo e tomar decisões acertadas.
Esse jogo se balanceia pela mesa. Se você deixa alguém solto, ele tem muito mais chances de ganhar do que os jogadores que estão marcados. Já teve jogo de uma facção ser chamada de op (over power) e na partida seguinte essa mesma nem chegar perto de vencer, isso porque a mesa já estava de olho.
Se está na dúvida se é para o seu grupo ou não, tente jogar online, tente jogar com outras pessoas que tem o jogo, antes de comprar. Se decidir comprar, uma dica é aprender o jogo pra pode ajudar os demais nessa saga de aprendizado, passado essa fase é sucesso e confusão...rs