Complementando a resposta com um pouco mais de tempo pra escrever:
o jogo é dividido em duas "fases" a fase onde se joga, funciona da seguinte forma: um jogador fica responsável por escutar os áudios e falar de onde vem os ataques e perigos. então, ele e os demais tem que coordenar as ações.. Nas primeiras missões só se utilizam as ações A e B (que respectivamente atiram ou colocam escudos). mais pra frente entram robôs, virus, ameaças internas, etc, mas como falei, o ideal é apresentar pra um grupo novo fazendo as várias missões introdutórias.
então uma partida se resume a "pessoal, tá vindo uma ameaça pelo lado direito" ai alguém fala "ok vou pro canhão" outro jogador fala "ok eu vou carregar a energia pro canhão" e a graça é que tem que ser coordenado as ações, pois por exemplo, se a ação de "atirar" do jogador A está antes do "carregar" do jogador B, o tiro não vai funcionar.
por isso não vejo como um único jogador pode ser alpha player, já que geralmente ele estará "discutindo" mais avidamente com quem está em sinergia com suas ações, e o tempo de resposta é bem curto. fora que em algumas missões entram "falha de sinal" que impede comunicação verbal.
Por fim, depois que o áudio acaba e todas as cartas são colocadas na mesa, vem a segunda fase, que tematicamente equivale a "pegar a caixa preta da nave e ver por que ela explodiu". basicamente durante o jogo mesmo, vc não mexe nos personagens, não calcula dano, não faz nada (pq não dá tempo) e aí na segunda fase, vão virando as ações programadas pra ver se realmente conseguiram executar tudo que queriam ou se deu ruim. diversas coisas podem atrapalhar o caminho.
por exemplo se duas pessoas tentam usar o elevador ao mesmo tempo, a primeira consegue e a segunda não. se vc não consegue, você "atrasa" as suas ações (já que teve que usar as escadas) então uma ação que programou pra segunda rodada por exemplo, vai ser feita na terceira e assim por diante.
eu acho mesmo o melhor coop de tempo real que já joguei.