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2ª fase do jogo

Mysterium
  • avatar
    HPGAMER28/02/23 12:30
    avatar
    HPGAMER
    28/02/23 12:30
    259 mensagens MD

    Olá, eu gostaria de saber se existe alguma regra alternativa ou "regra da casa" que possa ser utilizada na segunda fase do jogo. Vejam: eu gostei muito da tematica e da mecanica dedutiva da primeira fase, porém a partir da segunda fase me parece que a escolha do culpado se dá pela sorte. O fantasma sorteia ou escolhe qual será o numero correspondente a sequencia correta e mostra as cartas de pista para que os mediuns votem. Essa mecanica para mim acaba quebrando a imersão do jogo, pois a primeira fase exige pensar, abstrair e deduzir para chegar a sequencia correta de assassino, arma e local. Na segunda fase, se o fantasma sorteia dentre as possibilidades resumidas na primeira fase, então sempre só terá um médium correto. E se o fantasma escolhe o numero, pode acabar sendo tendencioso para que alguem na mesa vote errado. (não sei se estou conseguindo me fazer entender). Outra coisa que me incomoda é que o fantasma está confuso, não lembra o que aconteceu, mas após resumidas as possibilidades na primeira fase, ele lembra e "escolhe" o que houve? Por que ele não lembraria na primeira fase? por isso que acho que há uma quebra entre a 1º e a 2º fase. assim, gostaria de saber se há alguma regra que faça a segunda fase do jogo manter que possa retirar essa aleatoriedade

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  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal28/02/23 23:10
    Ovatsug Rednal » 28/02/23 23:10

    Bom, primeiro de tudo vc tem q lembrar que nos jogos geralmente o tema tá lá colado com cuspe e que entre fazer algo que temáticamente funcione ou algo q mecanicamente funcione, a maioria dos designers vai escolher q a mecânica fique melhor já que isso melhora a experiencia do jogo.


    Dito isso:


    1 - não deu pra te entender. O jogo é cooperativo. Por que um jogador fantasma escolheria de forma tendenciosa fazer alguém votar errado se todos perdem (inclusive ele) caso isso ocorra?


    2 - sim, o fantasma sorteia entre as combinações disponíveis, o que não é NADA diferente da primeira fase, onde ele também tem X opções disponíveis. Repare que áreas do escudo do fantasma já tem a combinação de arma, lugar e pessoa, e que é a mesma combinação que vai pra 2° fase... Logo, a única diferença entre adivinhar na primeira fase e adivinhar na segunda fase, é que na primeira fase a escolha é feita um item por vez (pessoa, lugar e arma) e na segunda fase é mais difícil, tendo q adivinhar os 3 itens juntos.


    3 - imagine q vc tem 150 anos. As coisas são nebulosas na sua cabeça. Vc lembra vagamente o que aconteceu. Então mediuns começam a forçar sua memória e aos poucos as lembranças vem voltando... Você é confuso, faz tempo que não se comunica.. E ainda fala através de imagens confusas.. Faz sentido que cada um entenda X Y ou Z do que vc está tentando mostrar... Mas no fim, quando os mediuns colocam um sentido nas suas memórias e te guiam por ela, vc finalmente se lembra do que aconteceu.


    Lembre q num jogo de 4 pessoas por exemplo com 6 cartas em cada grupo, sou ruim de matemática, mas deve ter algo entre 600 combinações possíveis, então faz sentido o fantasma ser confuso, mas conseguir se lembrar quando 600 se resumem em 4.


    Por fim, mecanicamente, só há uma tentativa na segunda fase, por isso ela precisa ser equilibrada e o fantasma poder escolher quais dicas quer dar, pois se não o jogo ficaria impossível de vencer. 

    3
  • HPGAMER
    259 mensagens MD
    avatar
    HPGAMER28/02/23 23:22
    HPGAMER » 28/02/23 23:22

    Obrigado. Me ajudou a compreender melhor a ligação entre 1° e 2° fase.

    1
  • Thiago vilela
    127 mensagens MD
    avatar
    Thiago vilela15/07/24 13:16
    Thiago vilela » 15/07/24 13:16

    Ovatsug Rednal::
    Bom, primeiro de tudo vc tem q lembrar que nos jogos geralmente o tema tá lá colado com cuspe e que entre fazer algo que temáticamente funcione ou algo q mecanicamente funcione, a maioria dos designers vai escolher q a mecânica fique melhor já que isso melhora a experiencia do jogo.


    Dito isso:


    1 - não deu pra te entender. O jogo é cooperativo. Por que um jogador fantasma escolheria de forma tendenciosa fazer alguém votar errado se todos perdem (inclusive ele) caso isso ocorra?


    2 - sim, o fantasma sorteia entre as combinações disponíveis, o que não é NADA diferente da primeira fase, onde ele também tem X opções disponíveis. Repare que áreas do escudo do fantasma já tem a combinação de arma, lugar e pessoa, e que é a mesma combinação que vai pra 2° fase... Logo, a única diferença entre adivinhar na primeira fase e adivinhar na segunda fase, é que na primeira fase a escolha é feita um item por vez (pessoa, lugar e arma) e na segunda fase é mais difícil, tendo q adivinhar os 3 itens juntos.


    3 - imagine q vc tem 150 anos. As coisas são nebulosas na sua cabeça. Vc lembra vagamente o que aconteceu. Então mediuns começam a forçar sua memória e aos poucos as lembranças vem voltando... Você é confuso, faz tempo que não se comunica.. E ainda fala através de imagens confusas.. Faz sentido que cada um entenda X Y ou Z do que vc está tentando mostrar... Mas no fim, quando os mediuns colocam um sentido nas suas memórias e te guiam por ela, vc finalmente se lembra do que aconteceu.


    Lembre q num jogo de 4 pessoas por exemplo com 6 cartas em cada grupo, sou ruim de matemática, mas deve ter algo entre 600 combinações possíveis, então faz sentido o fantasma ser confuso, mas conseguir se lembrar quando 600 se resumem em 4.


    Por fim, mecanicamente, só há uma tentativa na segunda fase, por isso ela precisa ser equilibrada e o fantasma poder escolher quais dicas quer dar, pois se não o jogo ficaria impossível de vencer. 


    O problema é que o fantasma tem que escolher três entre as dicas que tem na mão, se não tiver um ou dois corvos fica muito difícil, e geralmente não vai ter corvos. Se não der muita sorte de ter as cartas certas na mão, mesmo podendo escolher o culpado ao invés de sortear fica aleatório demais, já que temos apenas uma chance e não mais alguns turnos como na primeira etapa. Eu concordo com o amigo do primeiro comentário, a segunda parte é mais sorte do que qualquer outra coisa. 

    0
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal15/07/24 13:24
    Ovatsug Rednal » 15/07/24 13:24

    Thiago vilela::
    Ovatsug Rednal::
    Bom, primeiro de tudo vc tem q lembrar que nos jogos geralmente o tema tá lá colado com cuspe e que entre fazer algo que temáticamente funcione ou algo q mecanicamente funcione, a maioria dos designers vai escolher q a mecânica fique melhor já que isso melhora a experiencia do jogo.


    Dito isso:


    1 - não deu pra te entender. O jogo é cooperativo. Por que um jogador fantasma escolheria de forma tendenciosa fazer alguém votar errado se todos perdem (inclusive ele) caso isso ocorra?


    2 - sim, o fantasma sorteia entre as combinações disponíveis, o que não é NADA diferente da primeira fase, onde ele também tem X opções disponíveis. Repare que áreas do escudo do fantasma já tem a combinação de arma, lugar e pessoa, e que é a mesma combinação que vai pra 2° fase... Logo, a única diferença entre adivinhar na primeira fase e adivinhar na segunda fase, é que na primeira fase a escolha é feita um item por vez (pessoa, lugar e arma) e na segunda fase é mais difícil, tendo q adivinhar os 3 itens juntos.


    3 - imagine q vc tem 150 anos. As coisas são nebulosas na sua cabeça. Vc lembra vagamente o que aconteceu. Então mediuns começam a forçar sua memória e aos poucos as lembranças vem voltando... Você é confuso, faz tempo que não se comunica.. E ainda fala através de imagens confusas.. Faz sentido que cada um entenda X Y ou Z do que vc está tentando mostrar... Mas no fim, quando os mediuns colocam um sentido nas suas memórias e te guiam por ela, vc finalmente se lembra do que aconteceu.


    Lembre q num jogo de 4 pessoas por exemplo com 6 cartas em cada grupo, sou ruim de matemática, mas deve ter algo entre 600 combinações possíveis, então faz sentido o fantasma ser confuso, mas conseguir se lembrar quando 600 se resumem em 4.


    Por fim, mecanicamente, só há uma tentativa na segunda fase, por isso ela precisa ser equilibrada e o fantasma poder escolher quais dicas quer dar, pois se não o jogo ficaria impossível de vencer. 


    O problema é que o fantasma tem que escolher três entre as dicas que tem na mão, se não tiver um ou dois corvos fica muito difícil, e geralmente não vai ter corvos. Se não der muita sorte de ter as cartas certas na mão, mesmo podendo escolher o culpado ao invés de sortear fica aleatório demais, já que temos apenas uma chance e não mais alguns turnos como na primeira etapa. Eu concordo com o amigo do primeiro comentário, a segunda parte é mais sorte do que qualquer outra coisa. 

    Mas aí é questão de se programar. 
    Eu nunca cheguei na segunda etapa sem corvos. Mesmo assim, quando faz a troca, pode manter cartas e não precisa descartar tudo. Várias vezes eu já ia meio que escolhendo umas duas cartas durante o jogo todo pra utilizar na rodada final. 
    Se você não se programa e chega com coisas aleatórias na mão, a culpa não é do jogo. 

    1
  • Thiago vilela
    127 mensagens MD
    avatar
    Thiago vilela15/07/24 13:45
    Thiago vilela » 15/07/24 13:45

    Ovatsug Rednal::
    Thiago vilela::
    Ovatsug Rednal::
    Bom, primeiro de tudo vc tem q lembrar que nos jogos geralmente o tema tá lá colado com cuspe e que entre fazer algo que temáticamente funcione ou algo q mecanicamente funcione, a maioria dos designers vai escolher q a mecânica fique melhor já que isso melhora a experiencia do jogo.


    Dito isso:


    1 - não deu pra te entender. O jogo é cooperativo. Por que um jogador fantasma escolheria de forma tendenciosa fazer alguém votar errado se todos perdem (inclusive ele) caso isso ocorra?


    2 - sim, o fantasma sorteia entre as combinações disponíveis, o que não é NADA diferente da primeira fase, onde ele também tem X opções disponíveis. Repare que áreas do escudo do fantasma já tem a combinação de arma, lugar e pessoa, e que é a mesma combinação que vai pra 2° fase... Logo, a única diferença entre adivinhar na primeira fase e adivinhar na segunda fase, é que na primeira fase a escolha é feita um item por vez (pessoa, lugar e arma) e na segunda fase é mais difícil, tendo q adivinhar os 3 itens juntos.


    3 - imagine q vc tem 150 anos. As coisas são nebulosas na sua cabeça. Vc lembra vagamente o que aconteceu. Então mediuns começam a forçar sua memória e aos poucos as lembranças vem voltando... Você é confuso, faz tempo que não se comunica.. E ainda fala através de imagens confusas.. Faz sentido que cada um entenda X Y ou Z do que vc está tentando mostrar... Mas no fim, quando os mediuns colocam um sentido nas suas memórias e te guiam por ela, vc finalmente se lembra do que aconteceu.


    Lembre q num jogo de 4 pessoas por exemplo com 6 cartas em cada grupo, sou ruim de matemática, mas deve ter algo entre 600 combinações possíveis, então faz sentido o fantasma ser confuso, mas conseguir se lembrar quando 600 se resumem em 4.


    Por fim, mecanicamente, só há uma tentativa na segunda fase, por isso ela precisa ser equilibrada e o fantasma poder escolher quais dicas quer dar, pois se não o jogo ficaria impossível de vencer. 


    O problema é que o fantasma tem que escolher três entre as dicas que tem na mão, se não tiver um ou dois corvos fica muito difícil, e geralmente não vai ter corvos. Se não der muita sorte de ter as cartas certas na mão, mesmo podendo escolher o culpado ao invés de sortear fica aleatório demais, já que temos apenas uma chance e não mais alguns turnos como na primeira etapa. Eu concordo com o amigo do primeiro comentário, a segunda parte é mais sorte do que qualquer outra coisa. 

    Mas aí é questão de se programar. 
    Eu nunca cheguei na segunda etapa sem corvos. Mesmo assim, quando faz a troca, pode manter cartas e não precisa descartar tudo. Várias vezes eu já ia meio que escolhendo umas duas cartas durante o jogo todo pra utilizar na rodada final. 
    Se você não se programa e chega com coisas aleatórias na mão, a culpa não é do jogo. 

    Então temos nesse jogo o que chamamos de curva de aprendizado, que ninguém é obrigado a saber nas primeiras partidas e pode sim causar uma frustração não só no fantasma mas também no grupo.
    E mesmo assim corre o risco de você não ter as cartas certas pro final do jogo, fora isso não podemos esquecer que cada médium vai poder escolher de uma a três cartas e não vão ter certeza se o que escolheu refere-se a pessoa, lugar ou objeto, fora isso não podem se comunicar e o voto é secreto. Então pra mim sempre vai ter uma aleatoriedade grande e um tanto de sorte pra que escolham as cartas certas que vão fazer sentido pra eles quando não podem pegar as três de uma vez. E veja bem, não estou dizendo que o jogo é ruim, só que a primeira parte é bem melhor e mais justa do que a segunda.

    1
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