Sim Amaral, também nas primeiras partidas também utilizei essa referência pois não tem nada na regra informando o contrário, apenas se tiver o clã da tartaruga que daí já conta como 1 de força devido ao efeito do clã.
Porém se analisar a Nivel estratégico, o momento que você escolhe onde por sua fortaleza, influência diretamente na sua abordagem e pressao de mapa, então aquela província já possui uma influência do seu clã.
No exemplo que eu dei que é o que já ocorreu em alguns jogos, caso não reste nenhuma força de nenhum clã na província porém exista uma fortaleza alocada, contamos como se o clã tivesse influencia na provincia e recebe o token, caso tenham duas fortalezas de clã diferentes, fica quem possuir maior honra.
Isso dá mais profundidade a alocação de fortalezas, e nas mesas que aconteceu fez bastante diferença no final do jogo.