Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Dúvida de Regras
  3. High Frontier 4 All
  4. Algumas dúvidas

Algumas dúvidas

High Frontier 4 All
  • avatar
    NandoSimoes26/02/23 08:08
    avatar
    NandoSimoes
    26/02/23 08:08
    219 mensagens MD

    Olá. Algumas perguntas gerais do HF enquanto testo solo.

    1 - O reator "Armadilha de Paul RF de Mini-magnetosfera" tem a seguinte habilidade:

    COLETOR: -2 ISRU para plataformas ISRU integradas em Localidades com Aeróstato.

    Procurei em todo canto, mas não achei: o que seria esse aeróstato?

    2 - A manobra "Phileas Fogg" (reabastecer usando "pedaços" da própria nave, G2c) só pode ser feita quando o propulsor usa combustible sedimentar, correto?

    3 - Quando eu faço um reabastecimento de aspiração atmosférica (com o símbolo do Pac-Man, I5c), eu entendi que tenho que parar meu movimento num ponto de aerofrenagem e posso ficar lá quantos turnos quiser, desde que fazendo o teste de perigo ou FNO. Mas após o abastecimento eu sou obrigado a pousar no local ou posso voltar ao ponto anterior?

    4 - Com o módulo dos Bernais (expansão 2) as facções só ganham suas habilidades ao construir o primeiro Bernal. A ONU é exceção e já começa com 2 Aquas a mais mesmo antes de construir o Bernal? Há alguma outra exceção?

    5 - Nas regras solo atualizadas, afinal de contas, na operação de Pesquisa as cartas de suporte vêm junto com a principal ao custo de 1 Aqua cada ou eu só pego a principal?

    6 - Considerando que eu tenha que pegar a principal e os suportes: se eu tiver 2 Aquas e quiser uma carta que venha com dois suportes, eu posso pegar a principal e mais um suporte ou não posso pegar essa carta, pois teria que gastar obrigatoriamente 3 Aquas?

    Possivelmente surgirão outras dúvidas depois, mas por hora só consigo lembrar dessas.
    Obrigado.

    3
    0
    5
  • Victor
    2517 mensagens MD
    avatar
    Victor26/02/23 10:06
    Victor » 26/02/23 10:06

    Vamos lá, Nando:

    1 - Aeróstato sao 5 localidades do mapa, todas representando a atmosfera dos seguintes planetas (e uma lua): Venus, Titã, Saturno, Urano e Netuno. Ao reivindicar e industrializar essas localidades você está na verdade construindo uma instalação flutuante na atmosférica, chamado fábrica-balão. Coincidência você ter mencionado o reator Armadilha de Paul, porque mencionei essa carta no tópico que criei ontem, sobre as fábricas C.

    2 - Exatamente. Essa manobra de Phileas Fogg  existe desde a primeira edicao e é infame porque você pode inclusive sacrificar sua tripulação em troca de tanques de combustível. Como? Se você puder cometer delitos , seja porque esta jogando com a China e ter a  habilidade de açoes criminosas da facção, seja porque está em período de anarquia ou porque tem alguma outra carta descrevendo que permite cometer delitos, a manobra assassinato/suicídio é legal. Com isso, voce pode desativar a sua carta de tripulacao e ganhar tanque de combutível sedimentar equivalente à massa seca da carta. Honestamente? Nao vale a pena e tem que estar muito desesperado para fazer isto, mas a regra está lá para quem quiser.

    3 - Você pode voltar ao local anterior. Note que em B7e cita-se que você nao pode ir em direção contrária à seta, mas perceba que a rota pontilhada con a seta inicia-se APÓS o símbolo de aerofrenagem, logo o seu foguete ainda pode retornar.

    4 - Exatamente, apenas a ONU ganha, para compensar que não tem nenhuma habilidade especial adicional na partida. 

    5 -  As cartas de apoio vêm junto com a principal, pagando custo de 1 aqua por carta. Ex: se fez uma pesquisa de um gerador e que exige um reator e um radiador de apoio, leva o gerador, mais a carta do topo do baralho dos reatores e do baralho dos radiadores, pagando 3 aquas no total. Como comentei anteriormente, Nando, essa regra foi alterada após a versao impressa em inglês, mas posteriormente modificada e consegui incluí-la no manual em português (mas faltou retirar a descrição de um exemplo que ficou obsoleto)

    6 - Nao pode pegar a carta. Ou são 3 aquas ou nada.

    4
  • NandoSimoes
    219 mensagens MD
    avatar
    NandoSimoes26/02/23 10:21
    NandoSimoes » 26/02/23 10:21

    Valeu, Victor, esclareceu muito bem!

    Só fiquei rindo da tua maldade aí de jogar a tripulação "nos fornos" pra fazer combustível com ela, hehe.

    Abraço.

    1
  • Victor
    2517 mensagens MD
    avatar
    Victor26/02/23 10:27
    Victor » 26/02/23 10:27

    NandoSimoes::Valeu, Victor, esclareceu muito bem!

    Só fiquei rindo da tua maldade aí de jogar a tripulação "nos fornos" pra fazer combustível com ela, hehe.

    Abraço.

    So fiz isso uma ou duas vezes em partidas rs. Geralmente nao vale a pena. 

    Ah, eu editei a resposta do item 3, porque tinha um erro (mas a resposta continua essencialmente a mesma). E corrigi a resposta 1 (repeti Venus duas vezes, quando era Venus e Netuno).

    2
  • Raneron
    834 mensagens MD
    avatar
    Raneron12/09/24 00:12
    Raneron » 12/09/24 00:12

    Olá,  Victor. 
    Certinho?
    Escolhi um post já existente pra não criar outro, já que é uma Dúvida de Regra.

    São várias dúvidas.. vou deixar algumas aqui. Haha.

    1) Pouso em uma missão tripulada e pego a Ficha de Glória: a ficha fica em meu stack de foguete? Se eu decomissionar meu foguete inteiro.. perco a chance de trazer a ficha pro LEO pra sempre, ficando só com a pontuação mais baixa? Ela pode fazer parte de um outpost? Preciso voltar com a tripulação pra pontuar o verso da ficha? Resumindo: quando perco a chance de trazer pro LEO?

    2) Antes de decomissionar minhas cartas que fazem parte do stack de foguete, quero "esvaziar" meu foguete deixando TC, criando um outpost. Qual é a ação/ação livre?? Tancagem Interna?? Transferência de Carga? Não consegui entender. Pode me ajudar?

    3) As futuras dezenas de perguntas que virão... acha melhor criar um post? Vou adicionando aqui mesmo? Crio um post pra cada? O que acha melhor (com finalidade de compilar as duvmesmo)?

    Abraço!!

    0
  • Victor
    2517 mensagens MD
    avatar
    Victor12/09/24 07:09
    Victor » 12/09/24 07:09

    Olá Raneron, tudo bem? Antes de mais nada, por mim tanto faz continuar a postar aqui as duvidas ou criar em um novo topico. Talvez, para maior clareza e achar mais rapido, um novo tópico especificando o tipo de dúvida de regra pode ser melhor, mas aí vai de acordo com sua preferência. 

    Vamos lá:

    1) A ficha de Glória fica alocada especificamente na carta de tripulacao no foguete ao invés de estar ligada "livremente" ao Acervo do foguete tripulado. Essa diferenciação é importante por dois motivos. Primeiro, se a carta de tripulaçao for desativada por qualquer motivo (ex: passou por radiaçao e falhou no Teste de cinturão, foi desativada ao criar uma colônia), a ficha automaticamente vai para LEO com seu lado de menor pontuaçao virado para cima, mesmo que o resto do seu foguete ainda esteja presente. Note que se você desativar varias cartas do foguete ao industrializar uma localidade mas a sua carta de foguete permanecer, você retém a ficha de Glória, podendo fazer uma missão de retorno da tripulaçao a LEO para obter o maior valor da ficha ou (se acha que nao compensa ou nao tem condicao para retornar) pode voluntariamente já transportá-la para a sua cartela,  virando para o seu lado de menor valor.

     O outro motivo é que cada carta de tripulação (ou carta de colonizador humano ou robô emancipado, se usar o módulo 2) só pode transportar uma ficha de Glória por vez. Portanto, se, por exemplo, estiver com um foguete "habitado" só com a carta de tripulação (ou seja, sem carta de colonizador adicional) e estiver transportando uma ficha de Glória de Ceres e posteriormente chega em Titã (zona heliocêntrica de Saturno e de maior valor se retornar a LEO), você tem duas opções: OU retira livremente a ficha de Ceres e aloca em sua cartela em seu lado de menor valor e aloca a nova ficha de Glória de Saturno em sua carta de tripulação OU mantém a ficha de Glória de Ceres na carta e não coleta a ficha de Glória de Saturno.

    2) Primeiro você faz uma ação livre de tancagem interna (Regras-Base, seçao G2b), transformando combustível em TC. Depois você cria um posto avançado via transferência de carga (também é uma ação livre) através da manobra transmuta de posto avançado (Regras-Base, seção G1e). Pronto, agora no mapa seus tanques de combustível estarão representados por uma de suas duas fichas de posto avançado (coloque os TC no espaço respectivo do posto avancado em sua cartela). Você pode ver mais detalhes sobre o posto avançado no Regras-Base, seções E6 e E3a e E3b.

    Ficou claro?

    0
  • Raneron
    834 mensagens MD
    avatar
    Raneron12/09/24 11:06
    Raneron » 12/09/24 11:06

    Victor::Olá Raneron, tudo bem? Antes de mais nada, por mim tanto faz continuar a postar aqui as duvidas ou criar em um novo topico. Talvez, para maior clareza e achar mais rapido, um novo tópico especificando o tipo de dúvida de regra pode ser melhor, mas aí vai de acordo com sua preferência. 

    Vamos lá:

    1) A ficha de Glória fica alocada especificamente na carta de tripulacao no foguete ao invés de estar ligada "livremente" ao Acervo do foguete tripulado. Essa diferenciação é importante por dois motivos. Primeiro, se a carta de tripulaçao for desativada por qualquer motivo (ex: passou por radiaçao e falhou no Teste de cinturão, foi desativada ao criar uma colônia), a ficha automaticamente vai para LEO com seu lado de menor pontuaçao virado para cima, mesmo que o resto do seu foguete ainda esteja presente. Note que se você desativar varias cartas do foguete ao industrializar uma localidade mas a sua carta de foguete permanecer, você retém a ficha de Glória, podendo fazer uma missão de retorno da tripulaçao a LEO para obter o maior valor da ficha ou (se acha que nao compensa ou nao tem condicao para retornar) pode voluntariamente já transportá-la para a sua cartela,  virando para o seu lado de menor valor.

     O outro motivo é que cada carta de tripulação (ou carta de colonizador humano ou robô emancipado, se usar o módulo 2) só pode transportar uma ficha de Glória por vez. Portanto, se, por exemplo, estiver com um foguete "habitado" só com a carta de tripulação (ou seja, sem carta de colonizador adicional) e estiver transportando uma ficha de Glória de Ceres e posteriormente chega em Titã (zona heliocêntrica de Saturno e de maior valor se retornar a LEO), você tem duas opções: OU retira livremente a ficha de Ceres e aloca em sua cartela em seu lado de menor valor e aloca a nova ficha de Glória de Saturno em sua carta de tripulação OU mantém a ficha de Glória de Ceres na carta e não coleta a ficha de Glória de Saturno.

    2) Primeiro você faz uma ação livre de tancagem interna (Regras-Base, seçao G2b), transformando combustível em TC. Depois você cria um posto avançado via transferência de carga (também é uma ação livre) através da manobra transmuta de posto avançado (Regras-Base, seção G1e). Pronto, agora no mapa seus tanques de combustível estarão representados por uma de suas duas fichas de posto avançado (coloque os TC no espaço respectivo do posto avancado em sua cartela). Você pode ver mais detalhes sobre o posto avançado no Regras-Base, seções E6 e E3a e E3b.

    Ficou claro?

    Fala, mestre!
    Putz, Perfeito!! Bem claro!! Obrigado!
    Ah, e desculpe por ter te summonado aqui, como se você tivesse alguma obrigação de responder,  hahaha.
    Mas é que vc tem sido a luz pro pessoal que tá encarando o HF. Haha.
    Tô fazendo seu modo solo lá. Já já,  venho com novas dúvidas. rsrs
    Obrigado e grande abraço. 

    1
Responder
High Frontier 4 All - Algumas dúvidas
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.