Eu chuto que é para entrar em uma faixa de preço acima do planejado mesmo.
Por que vou vender um jogo bom por 50 reais em uma caixa "franciscana" se ele também vai vender bem em uma caixa 8x maior (mesmo que de vento) por 200 ou 250 reais? Infelizmente a grande maioria compra com os olhos e é preciso dar um bom acabamento, com bons componentes, arte para um bom jogo dê o retorno. E apostaria uns bons play money que o preço do jogo é geralmente relacionado ao volume da caixa e não aos componentes, mesmo nos jogos brasileiros*.
Isso não é novo, não é incomum, não é restrito a jogos/empresas pouco famosas e acredito que nunca vá acabar. Aqui eu tenho ou já tive vários jogos que, ou eu guardo o base e mais 3-5 expansões na caixa base, ou guardo o jogo base inteiro em uma caixa de expansão com 1/5 do volume. Estimaria que até mais da metade da minha coleção são de jogos com caixas "infladas".
Há também poucos casos que jogos bem dos mais ou menos são disfarçados atrás de uma grande produção e centenas de componentes para disfarçar um game design fraco. Mas isso é bem raro se comparado com a frequência de "caixa de vento".
*tem um artigo em inglês bem legal sobre o assunto http://www.leagueofgamemakers.com/the-price-is-right-msrp/ (não sei se já passou por aqui traduzido) que faz ao contrário, ele analisa o que já tem para encontrar um valor por componente. Vou só reproduzir uma imagem que relaciona faixa de valor praticado, com área e número de componentes. O interessante é que quanto menor o jogo, ele fica mais "caro" por componente:
