Edlomax::Com esta expansão e o Desafio do Laboratório, se torna extremamente importante a coleta de amostras das doenças pelo tabuleiro principal para que os jogadores possam pesquisar suas curas no tabuleiro do laboratório. Porém, depois que a cura de uma doença é encontrada, a habilidade do personagem Médico de automaticamente tratar doenças curadas ao entrar em uma cidade passa a devolver os cubos diretamente para o estoque geral, não podendo mais o Médico optar por colocá-los no laboratório. Sendo que a necessidade de coletar amostras dessa doença já curada pode permanecer, pois a cura das outras doenças pode continuar dependendo de mais amostras dessa doença já curada. A habilidade do Médico, que era até meio apelona no jogo base, passa a deixá-lo impedido de enviar novas amostras de doenças já curadas para o laboratório, fazendo ele então atrapalhar mais do que ajudar pelo resto da partida ao se mover pelo tabuleiro, virando um verdadeiro estorvo.
É isso mesmo ou entendi algo errado?
Nesse caso o médico poderia optar por negar o uso desta habilidade para executar a ação convencional de Tratar Doença e assim conseguir coletar e enviar um cubo ao laboratório?
A habilidade do médico após descobrir a cura de uma doença é o melhor efeito e também um obstáculo no jogo (quando estiver com a expansão No Laboratório): é automática a remoção de todos os cubos da doença com cura ao entrar na cidade. Desta forma, ele não poderá mais ser usado para coletar amostras; terá que ser feito pelos outros personagens em jogo, ou substituir o médico por outro: dependerá do estado do jogo e da estratégia.
Observe que é expresso nas regras que um cubo removido do tabuleiro por Eventos, pela habilidade do Especialista de Contenção ou do Médico para, automaticamente, remover cubos de doenças curadas etc., não pode ser colocado em uma placa de amostra.
As regras não permitem optar em não usar a habilidade; são imperativas neste sentido: estabelece expressamente que remove automaticamente cubos de doenças para as quais já há cura da cidade em que ele (o médico) se encontra.