Olá Fernando, tudo bem? Estou no trabalho e sem o manual em português em mãos, então não estou 100% certo das referências e termos exatos, mas respondendo:
1) Como é feito o teste de falha técnica? Rola-se dado?
De jogadores de acordo com os jogadores de HF lá fora, segue-se o mantra "na dúvida, cheque o glossário porque tem várias explicações de regra por lá"
e é o que acontece nesse caso. De acordo com a seção K2b do Manual-Base, Após ter tirado "3" no dado de eventos, cada jogador coloca um disco vermelho no seu Acervo que tenha mais cartas E que não contenha humanos (Importante: todos os acervos no LEO são considerados ter humanos, mesmo que sua carta de tripulação não esteja lá!). Este disco é um "bug" que fica latente naquele Acervo até o momento de realizar um teste de falha técnica. Este teste, o que deflagra esse teste e quais efeitos danosos estão descritos no glossário, mas também colocarei aqui:
O que pode acionar o teste de falha técnica? Quando o Acervo tentar:
- Realizar um sobrevôo orbital (seção H8 do manual Base)
- Transferir carga, movendo cartas de um Acervo para outro (seção G1 do Manual-Base)
- Realizar uma Operação de Reabastecimento (seção I5 do Manual-Base)
- Realizar uma Operação de Industrialização (seção I7 do Manual-Base)
- Realizar uma Operação de Remessa (seção I9 do Manual-Base)
- Realizar uma Operação de Ancoragem (seção 2A5 do manual do módulo 2)
Quais as consequências deste teste de falha técnica?
Um acervo de cartas que possui um disco vermelho de falha técnica e realiza alguma das manobras citadas acima necessita fazer o teste de falha técnica. Jogue 1d6 e compare o resultado deste dado com CADA carta verificando se tem o MESMO RAD-HARD (atributo encontrado no canto superior esquerdo de cada carta) do valor do dado. Cada carta que tiver este mesmo valor é desativada (ou seja, passa do Acervo para a sua mão) e isto ocorre ANTES da realização da manobra.
Por exemplo: o seu acervo de foguete não-tripulado (lembrando que basta ter um humano Integrado ao Acervo para remover o disco de falha técnica como ação livre) recebeu um disco vermelho de falha técnica em um Evento passado. No acervo deste foguete há uma refinaria de RAD-HARD 3, um Robonauta de RAD-HARD 4 que exige dois apoios, estes apoios presentes sendo um gerador e um radiador com orientação para o lado leve, ambos com RAD-HARD 2. Ao tentar a Operação de Industrialização, o jogador tirou "2" no dado, e a falha técnica afetou fatalmente o gerador e o radiador e ambas as cartas retornam para a Mão (se o radiador estivesse orientado para o lado de maior massa, ao invés de retornar para a Mão, o jogador inverteria a carta para o lado leve e a manteria no Acervo, se quisesse). Sem os apoios para tornar Operacional o Robonauta, não é possivel concluir a Operação de Industrialização e a Operação foi desperdiçada.
2) Sobre a movimentação no mapa: há alguns pontos(Lagranges/pontos de queima,) que alem do circulo há também uma estrela de 7 pontas. O que significa esta estrela?
Se for o que estou imaginando, estes pontos se referem à duas regioes:
a) Próxima da Terra: são os locais na qual você pode Ancorar um Bernal em sua Órbita Inicial e obter muitos benefícios. Tudo isto é tratado no Módulo 2, não no manual-Base .
b) Próxima de Urano: o símbolo destas estrelas só tem utilidade se utilizar o módulo 2 junto com o cenário do Apêndice V9, onde um jogador pode jogar com alienígenas de Urano, sendo que estes pontos funcionam como locais onde pode Ancorar seu Bernal uraniano em Órbita Inicial.