Disney Sorcere's Arena é um jogo de duelo para dois jogadores, que envolve posicionamento estratégico no mapa e administração de cartas na mão. Nele os jogadores são Feiticeiros que formaram uma aliança com heróis e vilões dos universos Disney e Pixar. Seu time de personagens usará uma variedade de habilidades e magias para tentar ganhar mais pontos de vitória em uma disputa de magia, força, e sabedoria.
Para facilitar a curva de aprendizagem as regras foram dividadas em quatro capítulos. O manual aconselha jogar uma partida do Capítulo 1 antes de prosseguir aos capítulos subsequentes. No vídeo abaixo apresento rapidamente as regras básicas para iniciar uma primeira partida. Em sequência comento sobre o que muda nos capítulos 2, 3 e 4.
CAPÍTULO 1 -REGRAS BÁSICAS
Abaixo estão descritas mudanças para partidas dos Capítulos 2 a 4
CAPÍTULO 2 - Diferença em relação ao Capítulo 1
Jogadores agora selecionam 3 personagens para o seu time.
Quando comprar sua mão inicial de 6 cartas, caso as cartas iniciais não te agradem muito, você pode optar por reembaralhar e comprar uma nova mão (1x)
Ao fazer uma ação padrão de movimento você pode descartar uma carta de movimento de qualquer personagem para mover um espaço extra.
Ao vazer uma ação padrão de ataque você pode descartar uma carta de ação de qualquer personagem para aumentar o dano em +1.
Vence quem conseguir primeiro 20 pontos.
CAPÍTULO 3 - Diferença em relação ao Capítulo 2
Nesse capítulo as habilidades especiais de cada personagem são introduzidos.
O tamanho da sua mão inicial de cartas e as ações padrão de ataque e movimento variam entre os personagens.
Habilidades do personagem ativo podem ser ativadas antes, entre ou depois da fase de ação e movimento. Resolver uma habilidade funciona como resolver uma carta.
CAPÍTULO 4 - Diferença em relação ao Capítulo 3
Introduz o conceito de aprimorar o personagem liberando habilidades permanentes especiais de cada persongam.