Sabe aquele EURO em que o tema dele te chama tanto a atenção que você esquece de olhar suas mecânicas?
Esse foi meu sentimento quando vi lançar o LACRIMOSA, um jogo original DEVIR onde você e seus amigos são mecenas do grande compositor Mozart e devem contratar compositores, gerenciar bem seus recursos, para completar o seu ultimo requiem, que infelizmente ele não conseguiu acabar em vida.
Mas não é só isso, enquanto você joga, você pode relembrar as viagens de Mozart, documentar memórias, encomendar um OPUS (OBRA DE ARTE/MUSICA) e apresenta-lo ou vende-lo para o publico.
(imagem da devir)
Ok, eu sei que tudo isso é uma justificativa para falar que as memórias/opus são cartas, os pontos de narrativa são recursos, as viagens são movimentos para ganhar recursos/ações/pontos mas sabe quando você realmente entra no tema? A arte e todos os detalhes te deixam apaixonado pelo jogo.
Ele tem uma mecânica de DECKBUILDING onde você sempre vai ter 9 cartas, quando você compra uma nova carta, você deve substituir pela carta anterior, achei isso muito maneiro, sem falar que o tabuleiro é dupla camada, e para fazer a ação da carta você encaixa ela no tabuleiro pessoal, na parte de cima será a ação e na parte debaixo será os recursos que você obterá na próxima rodada. O jogo se divide em 5 períodos, e a cada período cartas melhores ficam disponíveis.
As cartas de "OPUS" não vão pro seu DECK, mas sim para a sua frente, e elas podem ser apresentados ou vendidas, achei isso sensacional, temáticamente falando, visto que o Mozart já vendeu várias de suas composições, sem falar que cada carta de OPUS tem o seu próprio nome (que eu acredito, preciso pesquisar mais, que corresponda há uma obra de verdade feita pelo Mozart). Para apresentar, gire em 90º, para vender, descarte ela do jogo, ambas te dão recompensas.
A viagem no tabuleiro central me lembrou bastante o GWT, você movimenta, para em locais, paga os recursos e recebe as recompensas, podem ser recompensas imediatas ou pro final do jogo, e isso vai te ajudar muito a conseguir uns recursos extras!
Ah ok, vamos falar do Requiem inacabado, que é genial, você tem espaços a serem completados e os jogadores podem contratar 1 dos 2 compositores disponíveis para utilizar seus marcadores na seção especifica, temos 5 seções da musica que podem ser completadas e cada uma delas é independente uma da outra e tem seus custos e respectivos pontos de vitória, conforme os jogadores vão investindo em uma seção especifica há um "controle de área" (não sei se essa é a definição certa) e o compositor que tiver mais influencia nessa área, dará mais pontos de vitória para os jogadores que contrataram ele. Isso deixa o jogo muito interessante e traz aquela "interação de leve" pro jogo.
Resumindo, LACRIMOSA é uma saladinha de mecânicas aliada há uma ótima produção/arte/iconografia que vai te trazer horas e horas de diversão sem cansar! O jogo é leve, tem poucas ações básicas (deixando ele fácil de explicar) mas os combos dessas ações básicas vai ser o que vai fazer você tirar vantagem dos seus adversários. Recomendo demais...
Ficou curioso? Fizemos um video no nosso canal resumindo nossa gameplay de 2h30 em 10 minutos, fazendo takes especificos, juntando tudo, cortando os melhores momentos e narrando para vocês terem a experiência em 1ª pessoa, que eu tive jogando o jogo, esse é um novo formato do canal e o objetivo é dar uma noção rápida de como o jogo funciona para você ver se é para você ou não...