joaovsg::butilheiro::Não acho que serão feitas mais expansões para o Viticulture depois dessa última. Pelo que me lembre o Jamey disse que seria a última, assim como o Scythe também não terá mais expansões. Ambos os jogos já tem caixas no formato "big box" para você acomodar tudo o que foi lançado até então (diferente do caso da "big box" do Wingspan que já foi feita prevendo mais expansões e tem mais 2 ainda pra sair).
Fora isso, acho que o foco do Viticulture sempre foi ser um jogo mais leve, quase um família, apesar de que a expansão Tuscany deixa ele mais pesadinho, a meu ver. Acredito que qualquer coisa que aumente a complexidade dele além disso, não é o foco do designer. A expansão nova, pelo que vi, muda completamente o modo de jogar e, aí sim, pode ser que nela tenha algo nesse sentido. Como o foco é cooperativo, devem vir certos desafios nos módulos do jogo.
Corroboro com o que foi falado antes aí em relação ao Vinhos. São jogos muito diferentes, que compartilham o mesmo tema, mas o Vinhos já tem essa questão climática que muda muito a forma como você produz toda rodada (podendo ficar até mesmo sem produzir nada). Pra quem quer um pouco mais de desafio, recomendo muito o Vinhos e acho que ambos cabem na coleção (eu tenho os dois) por terem públicos muito diferentes.
Entendi,
o vinhos não fez tanto sucesso quanto o viticulture?
Você diz no Brasil?
Provavelmente o problema foi o preço (o Vinhos sozinho era o preço do Viticulture com a expansão Tuscany).
Lá fora o Vinhos é bem quisto demais, é o 117º no ranking do BGG, é um jogo super bem vendido e muito bem avaliado (por sinal melhor avaliado do que o Viticulture, que só está na frente por causa da quantidade de votos - Vinhos tem média 8.1 e Viticulture média 8.0 - mas não que toda essa informação queira dizer alguma coisa).
Acho que a principal questão é o peso dos jogos, que é totalmente diferente. Enquanto o Viti, como falei antes, foi concebido pra ser um jogo leve, um euro mais família, o Vinhos é um jogo do Vital Lacerda, e como tal, é um jogo feito pra ser "queima cuca", um jogo pesado/complexo.