Terraforming Mars é um sucesso absoluto e como já era de se esperar muitas variantes e spin offs começaram a ir para a fila de produção para aproveitar o IP, e Expedição Ares não fica nada atrás do original quando o quesito é qualidade.
Expedição Ares tem todos os fatores reconhecíveis do jogo original como os oceanos, temperatura e calor, mas com uma forma de jogar totalmente nova e mais dinâmica. Agora utilizando a mecânica de seleção de papeis e deixando um pouco de lado o controle de área para investir mais no gerenciamento de recursos.
Cada jogador escolhe uma de cinco fases de turno para realizar e revela simultaneamente, quem revelou a fase realiza ela com um bônus, e as que não foram escolhidas por ninguém não acontecem. Isso deixa as decisões de leitura da mesa bem em conta na hora de escolher a sua carta se acha que outra pessoa vai escolher uma fase que te beneficie.
Vendo isso não é difícil perceber de onde saíram as comparações com Race for the Galaxy, apesar de achar Expedição Ares mais amigável para introduzir jogadores tanto pelos tabuleiros que auxiliam na visibilidade de recursos quanto nas fases serem mais simples que o uso de cartas apara tudo que existe no Race for the Galaxy.
Agora para os fans de Terraforming o jogo é uma experiência ao mesmo tempo reconfortante e inovadora, não deixando cair no mais do mesmo. E com a grande melhoria de componentes em relação ao jogo base fica até difícil voltar aqueles cubinhos descascando depois dele.
A produção do jogo vem com uma qualidade incrível com organizadores para os cubos, que agora são de material colorido ao invés de pintados, e os tabuleiros de jogador de dois níveis. O tabuleiro central é interessante mas da pra perceber que o lado "designer" para trazer mas similaridade com o jogo-pai sobressaiu nas decisões, pelo tamanho os espaços acabam ficando apertados e as peças de oceano acabam se desorganizando muito fácil.
Terraforming Mars Expedição Ares é uma ótima pedida, e para alguns até um TM e RftG killer, eu diria que não chega a esse ponto mas faz questionar a presença dos três na mesma estante, ele é um jogo perfeito para entrar na coleção, com jogadores experientes não leva mais de 1h e extremamente mais dinâmico que o original.
Se curtiu o review não esqueça de seguir o nosso canal, e comentar o que achou do jogo, concorda com minha opinião? Discorda ? Quero saber 
Conheça a HEX Board Game Café
O melhor lugar para curtir Jogos de tabuleiro em Porto Alegre.
http://www.hex.poa.br
http://www.instagram.com/HEXBG