Recentemente fiz uma importação dos EUA e fui taxado. O produto era barato, mas com a taxa já deixou de ser vantajoso.
Alguns dias depois recebi este e-mail de uma redirecionadora:
Olá,
Nós da Fishisfast/Myvipbox sempre prezamos pela transparência e clareza em nosso serviço.
Recentemente notamos uma alteração no processamento de encomendas recebidas pelo Correios ao chegarem no Brasil, principalmente métodos ePacket (FastboxHome Curitiba), que em suma, deveriam ser recebidos via Curitiba.
Apesar de não haver nenhuma regra sobre o recebimento em um recinto ou outro, encomendas econômicas normalmente são recebidas via Curitiba. Entretanto, não está ocorrendo.
Isso se dá devido ao momento de "Pente fino" realizado pelo Correios/Receita Federal nesta época do ano, alta temporada (Outubro à Janeiro). É de conhecimento geral que encomendas enviadas no final do ano, podem sofrer atrasos e ou alterações devido a alta temporada.
Entretanto, este ano o Correios e receita federal estão mais rigorosos. Não só na tributação, como na distribuição das encomendas.
Sem nenhuma notificação prévia, o Correios redirecionou as encomendas originadas dos EUA que deveriam ser processadas em Curitiba, para a linha de processamento de São Paulo e Rio de Janeiro.
Seguem algumas informações de importância:
não há controle por parte das transportadoras e/ou empresas de redirecionamento quanto onde a encomenda será processada ao chegar no BR
isso é uma medida do Correios & Receita Federal no momento, independe de nosso serviço
apenas encomendas originarias da China estão sendo processadas em Curitiba, visto o volume (6 milhões de encomendas por mês)
Toda e qualquer encomenda originada dos EUA, está sendo processada em São Paulo ou Rio de Janeiro
Não existe previsão de normalização.
Então acho que o melhor é não importar nada por agora e sempre olhar no site das minhas importações, pois como já disseram o app não é muito confiável e, aparentemente, SP é RJ são muito mais rigorosos que Curitiba.