Pra Quem Gosta de praia, sol, água fresca, e um jogo de tabuleiro leve e inteligente, Santa Monicaé a escolha perfeita pra passar um tempo relaxante e veranesco com seu grupo!
SANTA MONICA é um jogo de tabuleiro lançado no Brasil pela editora Vem Pra Mesa Jogos, que pode ser jogado em grupos de 2 a 4 pessoas com idade mínima sugerida de 12 anos, e as partidas duram, em média 40 minutinhos cada.
VISÃO GERAL
Em Santa Monica, cada jogador irá criar sua própria praia paradisíaca no sul da Califórnia, escolhendo que tipos de atividades, atrações e estabelecimentos irá trazer pra agradar aos turistas e compor seu sonho de verão!
JOGANDO
No seu turno, cada jogador vai comprar uma carta do Mostrador e adicionar aquela região à sua orla, seja na área da praia se a carta for de praia, ou na área do calçadão se a carta representar uma área de calçadão. Depois de colocar a carta, você imediatamente ganha o que a carta der para você, sejam turistas, bolachas-do-mar ou a possibilidade de movimentar suas peças.
Na hora de comprar sua carta, você tem duas opções: pegar de graça qualquer carta que esteja na linha de baixo, ou usar o poder da Bolacha-do-mar grandona pra poder comprar cartas da linha de cima. É uma questão simples de escolha: pegando as cartas da linha de baixo, você não paga nada, pode ainda ganhar o bônus do Foodtruck (carrinho rosa) ou do Faminto (meeple rosa), mas fica restrito ao que estiver disponível ali. Enquanto usar a bolacha do mar te permite acessar cartas da linha de cima, flexibilizar sua estratégia e receber bônus muito bons da bolacha, mas você precisar ter e gastar bolachinhas pra isso, e não ganha o bônus do Foodtruck e do Faminto.
O objetivo é fazer a maior pontuação ao final do jogo, e você pode alcançar isso de várias formas de acordo com as cartas de objetivo em comum e o que é oferecido em cada carta única sua: você pode caminhar com seu turista vip por locais de interesse dele, montar grupos de cartas do mesmo tipo e o mais legal: colocar seus turistas pra fazer atividades das mais variadas e divertidas na praia!
O jogo termina quando todos os jogadores colocarem 14 cartas na sua orla, e vence quem fizer a maior pontuação!
OPINIÃO
Alou, pessoal! Conversinha direto com a Dabs nesse ponto aqui!
Sabe aquele jogo que é capaz de te transportar pra um lugar, pra uma época, pra uma vibe totalmente diferente e deliciosa?! Foi isso que a gente sentiu jogando Santa Monica! O jogo, desde a estética suave e descolada dele, traz pra gente essa ideia gostosa de verão, de praia, de diversão, de viagem, de relaxar, e só isso já é maravilhoso demais, porque te coloca naquele estado tranquilo, de “vamos aproveitar o que a gente tá fazendo aqui”, sabe? Que eu acho que às vezes falta muito nesse mundo caótico e corrido que a gente vive: estar totalmente presente num lugar, numa atividade, com as pessoas que você está.
Além dessa vibe super gostosa de verão, o Santa Monica é um jogo facílimo de entender, simples pra montar e jogar, e ele traz essa mecânica que eu AMO de draft, de escolher um componente pra montar algo, que no caso é a sua praia, e ele traz essa mecânica de forma super descomplicada, de um jeito que você consegue colocar SANTA MONICA pra rodar com qualquer pessoa, esteja ela habituada ou não com jogos de tabuleiro. E pra quem é veterano e conhece outros jogos com mecânicas parecidas, SANTA MONICA não deixa de oferecer um desafio interessante e inteligente de jogar em conjunto, visto que você tem um número muito limitado de turnos e de ações pra fazer tudo o que você precisa, então é preciso escolher muito bem o que você vai fazer. Esse é um dos casos extremamente felizes em que a limitação ajuda muito o jogo sem tirar nada da experiência incrível que é escolher suas cartas e montar sua praia em SANTA MONICA.
E, pra finalizar, eu gostei demais da ambientação: SANTA MONICA é uma praia muito famosa do sul da Califórnia, nos Estados Unidos, e o jogo foi todo concebido ao redor da ideia do Pier de Santa Monica, que até tem sua própria carta no jogo. É aquele pier super conhecido que aparece em vários filmes estadunidenses, que tem o parque de diversões, é super bonito e movimentado, e todo o sentimento bom que o jogo transmite só podia ser mesmo resultado de um carinho enorme do game designer, Josh Wood, por esse lugar, por esse ambiente, por esse estilo de vida. Santa Monica é uma carta de amor ao lugar que inspirou o jogo, e eu sempre acredito que quando a gente ama algo de verdade, a gente consegue fazer coisas muito boas e transmitir esse sentimento bom pra outras pessoas também.
E foi assim que Santa Monica fez a gente se apaixonar!
Então pra quem gosta de tirar um tempo pra relaxar, se divertir, e quer curtir uma vibe gostosa de praia, férias e diversão, SANTA MONICA é uma ótima escolha de jogo pra você!