hildebrando::Abbud::hildebrando::Indispensável! Não consigo mais jogar Merchants sem a expansão. É um "Must Have".
Só de pensar naquele Galeao de Ouro Espanhol que passa coletando o ouro das colonias ja fico ansioso para rolar os dados.rs.
Pra quem acompanha o seriado da Netflix Black Sails sabe o que estou dizendo. É o sonho de qualquer pirata!
Amigo, nao tenho a expansao, porem, achei muito interessante esse galeao de ouro. E por sorte no meu jogo tem uma miniatura a mais do galeao. Gostaria de pinta-lo na cor dourada e inclui-lo no meu jogo.
Mas tenho duvidas de como move-lo no tabuleiro em qual momento e localidade ele entra no jogo ?
Também gostei do módulo do galeão, porém fiz algumas modificações para ficar mais "temático".
Mas vou colocar aqui um resumo da regra básica e depois das minhas alterações. E ai fica por sua conta decidir qual usar:
Regra Geral - Galeão de Tesouro Espanhol - Módulo 6.
- O galeão começa já no início do jogo na zona de mar de Cartagena.
- Trata-se de uma galeão normal em termos de estatística e o capitão dele esta especificado na Arte que vem com a expansão, que não tenho agora para lhe mostrar, mas você pode sortear qualquer um espanhol que não esta sendo utilizado na partida na minha opinião.
- O galeão de tesouro moverá sempre que sair uma carta de evento de movimento e a direção a ser seguida será sempre do primeiro ícone da carta, aquela que estiver posicionada no alto e a esquerda (não importando qual o ícone de nação ou pirata que estiver aparecendo nela).
- Sempre que o galeão de tesouro move, você terá que colocar em seu tesouro 5 moedas de ouro que vai acumulando a cada movimento.
- O galeão de tesouro não tem prioridade de caça e nunca rastreia outro navio.
- Para ataca-lo você precisa rastreá-lo na mesma zona marítima como de costume.
- Se tiver sucesso, a batalha inicia e voce já recebe 1 (uma) recompensa espanhola.
- Se voce derrotar o galeão ganhará 1 ponto de glória e 1 (uma) recompensa espanhola adicional pra cada 10 moedas a bordo no tesouro (mesmo que você tenha simplesmente afundado o galeão e não tenha ficado com o tesouro)
- Se voce teve sucesso no combate de tripulação, voce pode clamar o galeão pra você e todo o ouro que estiver nele. Não há cargas no Galeão de Tesouro.
Regra Alterada - House Rule:
Tematicamente, o galeão de tesouro espanhol coleta ouro das sua colônias ao redor do Caribe e retorna com o tesouro para a Europa. Por isso, achamos melhor no meu grupo alterar a forma de movimentação do Galeão a fim de parecer que o mesmo esta realmente coletando o ouro espanhol. (ao contrário da regra base que deixa o movimento à aleatoriedade das cartas).
Assim, se ele veio da Europa pra coletar o tesouro, definimos que ele começa o jogo na zona marítima da primeira Colônia Espanhola que se encontra mais a leste e fará um movimento horário no mar do Caribe coletando o ouro espanhol de porto em porto. Assim, ele começara o jogo na zona marítima de TRINIDAD, a primeira colônia espanhola ao Leste na parte SUL do mapa fazendo o movimento horário por todo o Caribe até terminar na Zona Marítima de SAN JUAN a primeira colônia espanhola ao Leste na parte NORTE do mapa. Se desejar, você pode fazer o contrário e iniciar por SAN JUAN fazendo o movimento anti horário e passando por todas as colônias espanholas até terminar em TRINIDAD. Tanto faz.
- Ao contrário da regra base, o galeão de tesouro espanhol fará um movimento no início de toda rodada (independente da carta de evento que sair). Ele deverá entrar sempre no porto de uma colônia espanhola e depois partir em direção ao porto da próxima colônia espanhola mais próxima, respeitando o movimento horário ou anti horário (depende de onde ele iniciou - San Juan ou Trinidad)
- Sempre que o Galeão de Tesouro entrar no porto você arrecadará 5 moedas de ouro e colocará no navio. No principal porto espanhol, em CARTAGENA, a arrecadação será de 15 moedas de ouro. Assim ao final de toda a trajetória, o Galeão de tesouro terá arrecadado o valor de 40 moedas de ouro e estará pronto para retornar a Europa na próxima rodada que fizer seu movimento.
Com relação a batalha a regra permanece a mesma, com apenas uma exceção. Acrescentei que na vitória contra o galeão de tesouro, se o atacante conseguir tomar o galeão pra si, obviamente através de um combate de tripulação, o atacante recebe 2 pontos de glórias ao invés de 1, pois considero isso como um feito enorme que ecoará por todo o mar do Caribe!
Espero que tenha gostado.
Muito bom... Vou tentar aplicar essa house rule. Muito obrigado pela ajuda.