Produtora: Cool Mini or Not (Galápagos Jogos no Brasil)
Numero de Jogadores: 2 a 4
Duração: 90 min
Ranking da Ludopedia: 22
Ranking na Boardgames Geek: 23
Minha Nota para o Jogo: 8.7
Olá galera, de volta para trazer para vocês mais uma resenha, dessa vez com Blood Rage, um dos mais novos lançamentos da Galápagos Jogos, onde cada jogador controla um clã de vikings para saquear aldeias e morrer com gloria no Ragnarok. O jogo foi lançado no ano de 2015 e tem capacidade para 4 jogadores e um tempo médio de duração de 90 minutos.
Temática
Odin, o “Pai de Todos”, com toda sua sabedoria, sempre soube que o Ragnarok viria, mas não pôde encontrar uma forma de evitar a destruição de Midgard. Aos seres inferiores, só resta se esconder e esperar pelo fim.
Mas você é diferente. Você é um Viking, líder de um clã ancestral que se orgulha de seus feitos. Mesmo diante da derradeira condenação de todo o mundo, você comandará seus guerreiros no campo de batalha, seguindo seus instintos naturais para conquistar e saquear as províncias. Os deuses são generosos nos momentos finais e lhes concederão dádivas e bênçãos. Até as criaturas mais monstruosas de Midgard almejam a glória no pouco tempo que lhes resta, e estão dispostas a se unir a você em sua empreitada. Você se valerá de tudo que lhe resta para sobrepujar os outros clãs, ser o último grande vitorioso da história do mundo e conquistar seu lugar em Valhala.
A vida é efêmera, mas a glória é eterna. E, assim, começam os tempos de fúria!
Em Blood Rage cada jogador controla um dos clãs vikings que vão tentar saquear aldeias nas regiões próximas a grande Yggdrasil antes que o Ragnarok chegue em suas terras e suas almas sejam levadas para o Valhala.
Mecânicas
As mecânicas mais importantes no jogo são a seleção de cartas, controle de área e jogadores com diferentes habilidades.
A meu ver, a mecânica mais importante nesse jogo é a seleção de cartas, no começo de cada era os jogadores vão fazer um draft de cartas da era atual onde eles estão jogando, cada jogador começa o draft com um número de cartas e deve escolher uma e passar as outras para o jogador a sua esquerda, essa mecânica do jogo é sempre muito importante, pois basicamente é ela que vai decidir quais serão seus próximos objetivos nas eras seguintes, saber escolher com sabedoria as cartas de era é muito importante.
Outra mecânica bem importante é o controle de área, essa parte também é bem importante para se ganhar atributos, esses atributos melhoram muito o desempenho do seu clã durante todo o jogo, além de lhe dá pontos extras no final da partida. É sempre muito bom coletar alguns pontos de atributos.
Outra mecânica que tem no jogo, mas não está presente desde o começo da partida, é a de jogadores com habilidades variadas. Na verdade, nenhum jogador começa com nenhuma habilidade, todos são iguais no começo, mas no decorrer do jogo com o aumento de seus atributos e o aprimoramento do seu clã devido as cartas de era, eles passam a ficar diferentes uns dos outros, o que pode fazer uma diferença muito grande durante toda a partida.
Objetivo
O objetivo básico do jogo é ganhar pontos de gloria para o seu clã poder ir ao Valhala no final do jogo, o jogador que conseguir fazer mais pontos no decorrer de três eras ganha a partida.
Sequência do Turno
No começo de cada era há seis etapas diferentes que todos os jogadores devem fazer, e entre essas etapas está a fase de ações dos jogadores. No começo da fase de ações dos jogadores eles terão uma quantidade de pontos de ações para gastar, esses pontos são determinados pelo valor do seu atributo fúria, nele são indicados quantos pontos vão estar disponíveis para você fazer de ações nesse turno. As ações são iguais para todos os jogadores, algumas tem custo em fúria para ser realizada, já outras não, mas mesmo que uma ação não seja precisa gasta-se fúria para realizá-la, o jogador deve ter pelo menos 1 ponto de fúria disponível para continuar fazendo ações. As ações possíveis de se fazer em cada turno, junto com cada uma das etapas de cada era, estão descritas abaixo com o seu valor em fúria.
1ª - Dádiva dos Deuses: nessa etapa da era se dá as cartas de era para os jogadores fazerem as suas escolhas. Cada jogador tem que escolher uma das cartas de era que está na sua mão e passar o restante para o jogador a sua esquerda, esse processo continua até que todos os jogadores tenham escolhido 6 cartas de eras. O restante das cartas de eras devem ser descartadas.
2° - Ação: nessa etapa cada jogador vê quantos pontos de fúria ele vai ter disponível para fazer as suas ações, elas estão descritas brevemente abaixo.
2.1 - Invasão (Fúria Variável): o jogador pode invadir uma província com uma de suas miniaturas que estão fora do jogo, pagando um custo de fúria igual ao valor de ataque da miniatura. Uma miniatura nunca pode invadir diretamente em Yggdrasil.
2.2 – Marcha (1 Ponto de Fúria): o jogador pode mover quantas miniaturas quiser de uma província para outra adjacente à onde ele está.
2.3 – Melhoria (Fúria Variável): o jogador pode baixar uma carta de melhoria da sua mão em sua ficha de clã. Mais detalhes sobre cartas de melhoria mais abaixo.
2.4 – Missão (0 de Fúria): o jogador pode aceitar uma missão que esteja na sua mão, basta ele colocá-la com a face para baixo sobre a sua ficha de clã.
2.5 – Saque: o jogador pode saquear uma província que tenha pelo menos uma de suas miniaturas, se ele for bem-sucedido em seu saque ele ganha o bônus dado por aquela província.
3ª Descarte: os jogadores devem descartar as cartas de eras que restarem em sua mão, podendo permanecer com apenas uma carta para a próxima era.
4ª - Missão: os jogadores revelam as suas missões e olham quem conseguiu completar alguma, os jogadores que foram bem-sucedidos em completar as suas missões ganham seus pontos de gloria e pontos de atributos extras.
5ª - Ragnarok: uma província predeterminada no começo do jogo e destruída pelo ragnarok, jogadores que tiverem miniaturas no local onde aconteceu o ragnarok ganham pontos de gloria extras.
6ª - Libertação do Valhala: os jogadores devolvem todas as suas miniaturas que foram para o Valhala nesse turno para a sua reserva.
Por mais que o turno tenha muitas ações e etapas ele é bem simples, e mesmo jogadores com pouco experiência vão conseguir pega rapidinho como funcionam cada etapa do turno.
Os Clãs
No jogo há quatro clãs que são controlados pelos jogadores, são eles: o Clã do Urso, o Clã da Serpente, o Clã do Corvo e o Clã dos Lobos. Eles são basicamente iguais no começo do jogo, tendo as suas unidades com os mesmos poderes e força de combate, mas isso muda no decorrer da partida, podendo um clã ficar mais forte que outro em determinado ponto, possuindo guerreiros mais fortes ou liderando um clã mais forte que os demais clãs, isso acontece devido as cartas de era. Vale lembrar que sempre que uma carta de era é baixada ela deve ser colocada sobre a ficha de clã no seu respectivo local.
Ficha de Clã.
Os clãs não podem ter a quantidade de melhorias que quiserem, elas são limitadas de acordo com o mostrado na sua ficha de clã, então saiba escolher muito bem as suas melhorias para não ficar gastando fúria à toa e ficar atrasado em uma partida.
Cartas de Era
No início de cada era cartas são dadas aos jogadores para fazer um draft de escolha para as suas cartas disponíveis em cada era, as cartas de cada era são distintas, sendo mais fracas na primeira era e ser tornando mais fortes na terceira. Existem três tipos de cartas de era, as cartas de batalha (vermelha), as cartas de melhorias (pretas) e as cartas de missões (verdes), essas cartas dão uma melhor perspectiva do que o jogador vai querer fazer durante a era em que ele está jogando. Abaixo está listada uma breve descrição de como cada carta funciona.
Cartas de Era.
Cartas de Batalha
As cartas de batalha são jogadas durante um combate, elas lhe dão bônus de combate para facilitar a sua vitória. Os bônus concedidos pelas cartas podem variar de baixo a um alto bônus de combate, mas geralmente as cartas de bônus mais baixo possuem habilidades extras que vão lhe fornecer mais alguma coisa além do bônus de batalha.
Cartas de Melhorias
As cartas de melhorias podem ser de vários tipos diferentes, como melhorias para seus guerreiros, líder, dracar, melhorias para todo o seu clã e melhorias de criaturas. Cartas de melhorias tem um custo em fúria para serem baixadas e cada tipo de melhoria tem um limite que pode ser baixado no seu clã, sempre que uma melhoria for baixada coloque-a no respectivo espaço da sua ficha de clã.
Cartas de Missões
As cartas de missões servem para lhe dá gloria e pontos de atributos extras durante uma partida, sempre no final de cada passagem de era os jogadores revelam as missões que pegaram para a era atual, que geralmente se trata dominar em poder militar uma área específica, e se forem bem-sucedidos em suas missões recebem pontos extras de gloria e atributos.
Fichas de Ragnarok
As fichas de ragnarok são eventos de destruição de uma província que acontece no final de cada era, antes de encerrar uma era sempre olhe qual local será destruído pelo ragnarok, esses locais são determinados aleatoriamente no começo de todas as partidas, os jogadores não têm mais acessos aos locais destruídos pelo ragnarok e todo o tipo de saque que poderia ser feito naquela província é descartado, além disso jogadores que tem qualquer uma das suas miniaturas destruídas pelo ragnarok ganham pontos de gloria de acordo com a era em que está jogando.
No começo do jogo algumas províncias já começam destruídas pelo ragnarok, essas províncias são selecionadas aleatoriamente e a quantidade de províncias que começam destruídas depende da quantidade de jogadores que estão jogando.
Ficha de ragnarok.
Miniaturas
Um dos principais charmes desse jogo são as belas miniaturas que vem nele, cada clã possui uma quantidade de 8 guerreiros, 1 líder e 1 dracar que terá disponível para usar durante o jogo, cada uma dessas miniaturas tem um valor de força diferente e sempre que for baixar alguma delas para dentro do tabuleiro você deve pagar o seu valor de força em fúria, menos para o líder do seu clã que sempre entra no tabuleiro de graça.
Algumas das miniaturas do jogo.
Além disso todas as suas miniaturas ainda podem receber melhorias vindas das cartas de eras, cada um pode ter uma carta de melhoria, e caso queira trocar por uma nova, a antiga deve ser descartada.
Algumas das criaturas do jogo.
Além das miniaturas que vêm junto com o seu clã, os jogadores ainda podem conseguir recrutar monstros durante o draft de cartas, cada um desses monstros tem a sua própria miniatura e possuem poderes e força distintos. Cada jogador pode recrutar até dois monstros para lhe ajudarem na sua jornada até o Valhala. Os monstros são criaturas muito poderosas, bem mais que os seus guerreiros, e alguns até mais que o seu líder, outros já são mais utilitários com habilidades bem funcionais que vão lhe ajudar a ganhar batalha ou pontos extras durante a partida.
Miniatura em relação a sua arte.
Componentes do Jogo
Os componentes do jogo são muito bons, assim como todos os jogos da Cool Minis or Not. O tabuleiro é muito bonito e de boa qualidade, os tokens são ótimos, e as cartas são feitas de um material do qual não tenho do que reclamar, e para completar, ainda tem aquelas miniaturas das quais já comentei, que além de serem de um material muito bom, são de uma beleza sem igual, todas muito bem-acabadas, com uma riqueza de detalhes realmente impressionante. Eu tenho ou conheço poucos jogos que possuam miniaturas tão bonitas quanto as desse jogo. Não tenho muito o que falar quanto aos componentes desse jogo, são realmente perfeitos.
Com relação a arte do jogo, o mesmo não possui muitas ilustrações em seus componentes, somente as cartas trazem ilustrações, eu particularmente não gosto muito do estilo da arte colocada nas cartas de eras, mas nem por isso quer dizer que elas sejam ruins, pelo contrário, a arte é boa e representa bem o cenário em que se passa o jogo, se encaixando muito bem no seu propósito, quanto a todo o restante das ilustrações eu acho muito bonitas.
Componentes do jogo.
Considerações Sobre o Jogo
O jogo é excelente, o melhor que comprei esse ano e um dos melhores que tenho na minha coleção, é um jogo fácil que pode ser ensinado a jogadores com pouco experiência, além disso o jogo é rápido, levando cerca de 1 hora por partida. Ele também é praticamente sem dependência do fator sorte, o que faz o jogo ser basicamente de estratégias envolvidas nas suas ações, além de ser muito bonito e chamativo visualmente, o que faz com que as pessoas sempre parem e perguntem que jogo é esse. São muitas qualidades a favor do jogo, e acredito que muito poucas ou quase nenhum contra. Na minha opinião o que deixa o jogo com um ponto negativo é o fato da caixa básica só poder ser jogada por apenas 4 jogadores, o que pode ser resolvido com a expansão de jogador extra, mas as vezes também me pergunto como cabem 5 jogadores saqueando as províncias do tabuleiro, acredito que as batalhas sejam mais constantes com 5 jogadores, no mais é um excelente jogo, se vocês ainda não tem eu o recomendo muito.

Mesa pronta para uma partida.
Bem e isso galera, espero que tenham gostado do material, e logo eu volto com mais conteúdo para vocês no canal ou na minha pagina no facebook, ate a próxima!!