Este final de semana tive a oportunidade de testar as DUAS ESTRATÉGIAS novas a serem lançadas na expansão #2. Até tentei testar a nova habilidade WISE DRIVING mas ela nem chegou a ser acionada.

Funcionamento: Se jogar um +2 +3 ou +2 +4, recue o token de reabastecimento 1 posição;
Track Card: Receba se gastar 2 ou mais pneus em um turno;
Meu primeiro teste com a PUSH foi uma catástrofe completa, perfeitamente justificada pelo mau uso dela. Como qualquer ESTRATÉGIA do RF90, é preciso saber QUANDO empregá-la (situação de largada, mão de cartas, situação de corrida).
Por ser uma estratégia que me permite fazer várias paradas, larguei com 10 pneus, fui com a habilidade PITTING, larguei com o carro mais pesado (portanto largando lá atrás no grid) e joguei meu primeiro pit para o turno 16.
Primeiro vacilo: PUSH é estratégia de PONTA já que permite ganhar movimento extra e portanto precisa de pista limpa. Largar nas últimas posições a fez perder totalmente o seu desempenho, pois sem poder correr (travado pelos carros à minha frente) não havia motivo para usá-la e se não usá-la sua janela de parada não muda, seus pneus ACABAM e portanto você se estrepa em verde e amarelo.
Nova corrida com PUSH, agora com habilidade WISE DRIVING, 12 pneus, pit programado no turno 12 e largando na 4ª posição. PERFEITO! PUSH se mostrou uma estratégia EXTREMANTE AGRESSIVA. Acho que menos de 12 pneus não é recondável para ela.
PUSH é poderosíssima na largada pois permite mover 6 seções (+2 +4) sem PNEU MACIO, algo impossível para qualquer outra estratégia sem esse recurso. Claro que há um efeito colateral: Jogando a primeira parada pro turno 12 ou posterior é bem difícil largar nas primeiras posições (salvo se usar a habilidade QUALIFY), portanto creio que PUSH não seja recomendável para uma largada, salvo se você for bem macho.
O que mais me impressionou foi a quantidade de Track Cards obtidas. Quanto mais você usa esta estratégia, mais PNEU sobra (já que a janela de pit stop vai diminuindo) e quanto mais pneu sobra, mais TRACK CARDS você ganha já que precisa queimar 2 pneus para ganhar este benefício. Portanto, se sua mão ajudar com cartas vermelhas, prepare-se para muitas track cards antes da primeira parada.
PUSH pra mim é uma ótima estratégia de ponta, que vem se somar a HAZARD e BALANCE. É preciso agora encontrar a melhor habilidade para combinar com ela, creio que TUNNING, WISE RISING e PITTING sejam ótimas aliadas.

Funcionamento: Pode descartar um +3 ou +4 para comprar 2 Race Cards extras no começo do seu turno;
Track Cards: Se jogar +1+1, +1+2 ou +2+2, mova o token de abastecimento 1 posição para frente OU compre uma Track Card.
Pensem numa estratégia TESÔNICA, SURUBAL e BACANALESCA... Sim, faltou adjetivos para classificá-la! SAVE FUEL é simplesmente SENSACIONAL!
Não se trata de uma estratégia de ponta, que fique bem claro, porque ela não dá pontos extras de movimento, no entanto ela permite ao piloto "esticar" sua corrida o máximo possível com uma mão cheia de cartas e ainda por cima mantendo a mesma velocidade (média) dos demais jogadores (4 seções por turnos). Se as regras estiverem corretas (e não forem alteradas), jogar o tradicional par +2 +2 te permite andar à mesma velocidade dos Robôs e ganhar track cards (ou adiar o pit stop). Aliás essa é uma decisão bem difícil para os donos da SAVE FUEL, pois se ficar pegando track cards o jogador não vai retardar seu pit stop o que o impedirá de acumular cartas boas em mãos.
A sensação de guiar com ela é extremamente agradável, pois ter uma mão cheia é o sonho de todo corredor de RF90. Mesmo largando com pouco pneu, é possível prolongar seu pit uma barbaridade, pois tendo mais cartas em mãos é possível jogar vários turnos sem gastar pneu. Se por um lado ela cumpre o seu papel de poupar combustível (prolongando a janela de pit stop), o problema maior acaba recaindo no CONSUMO DE PNEUS, que não permitem esticar demais a janela de parada já que seus pneus não são poupados. Essa estratégia associada a uma grande quantidade inicial de pneus a torna tão forte quanto SAVE TYRES. Ambas são as únicas estratégias que permitem realizar apenas uma única parada.

Funcionamento: Permite refazer a mão de cartas (trocando toda sua mão por cartas novas) ou recuperar o total de cartas até o valor permitido pela ficha. Não vale para Track Cards.
Nem consegui testar esta habilidade com estas 2 novas estratégias. Pensei que ela fosse útil com PUSH, mas nem chegou a ser usada (a mão da PUSH estava muito boa). Pra mim ela parece combinar com qualquer estratégia, no entanto deve fazer maior diferença com estratégias que requeiram cartas específicas, como SAVE TYRES (que requer cartas vermelhas) e HAZARD (que requer cartas verdes). Mas seu maior poder deve aparecer nas voltas finais, quando costumamos torrar cartas buscando velocidade e realizando o check test do líder.

Funcionamento: Não sofre penalidade quando o tempo mudar para INTERMEDIÁRIO e o pneu estiver errado.
Essa habilidade é preciso ser explicada pois ela pode confundir um pouco à primeira vista. Conforme análise que fiz dela na fanpage do facebook, RAIN EXPERT foi claramente inspirada no Ayrton Senna (o Alessandro Lala, criador do jogo, é fã do piloto). Mais do que isso, esta habilidade vem "consertar" um "problema" do RACE! FORMULA 90: Correr com chuva.
Mudar do tempo é algo raro que acontecer nas partidas devido ao receio dos jogadores e quando acontece, o tempo geralmente sai de CHUVA para SOL e não volta mais para chuva, pois é muito mais confortável correr com tempo seco, para todo mundo. Quem mudar o peão do tempo para chuva e tentar tirar proveito disso sabe que será voto vencido e verá seus planos minguarem já que os demais pilotos farão de tudo para fazer o tempo voltar ao estado anterior, tornando essa estratégia de mudar o tempo algo praticamente inutilizado nas partidas.
Por causa disso muitos jogadores criaram house rules para tentar tornar o tempo mais aleatório sem (tanta) interferência dos jogadores mas também sem perder o foco da previsão - mantendo a ideia de permitir que algum jogador arrisque trocar pneus quando pressentir que o tempo vai mudar.
RAIN EXPERT vem tornar essas 'house rules' desnecessárias, tornando as corridas na chuva um pouco mais atraentes e sem prejuízo para quem quiser brincar com o peão do tempo.
É preciso esclarecer que a escolha de qualquer habilidade é uma das primeiras coisas a serem feitas no RF90 sendo que o sorteio do tempo é uma das últimas, no entanto não é isso que precisa ser levado em conta ao escolher esta habilidade. Ela tira proveito da MUDANÇA do tempo, não importando se a corrida começa com SOL ou CHUVA.
A coisa mais importante a ser observada é o QUADRO DO TEMPO que cada pista possui. Se houver uma grande possibilidade da corrida começar com GAROA ou CHUVA, RAIN EXPERT pode ser uma alternativa bastante poderosa. Veja abaixo os possíveis cenários para quem escolher RAIN EXPERT como sua habilidade no começo da prova:
Cenário 1: Corrida começa com SOL
O dono da RAIN EXPERT coloca o mesmo pneu dos demais jogadores. Ele não sofre prejuízo algum;
Cenário 2: Corrida com CHUVA
O dono da RAIN EXPERT coloca pneu de chuva e ganha vantagem sob os demais já que recebe +3 pneus azuis (3 pontos extras de movimento); Sempre que ele conseguir mudar o tempo para GAROA, terá vantagem sob os demais, que vão sofrer penalidade de -1 por estarem com pneu errado.
Cenário 3: Corrida começa com GAROA
É interessante para o dono da RACE EXPERT olhar o tipo de pneu que seus oponentes largarão. Se todos largarem de INTERMEDIÁRIO, ele pode fazer o mesmo, porém neste caso ninguém ganha vantagem alguma.
Se o dono da RACE EXPERT largar com pneu de CHUVA (ele não sofre prejuízo algum se fizer isso), pode brigar para fazer o tempo ir para chuva. Se os seus adversários se unirem para fazer o tempo passar de GAROA para SOL, todos terão que trocar pneus e o dono da RACE EXPERT poderá fazer o mesmo sem prejuízo algum.
Portanto em qualquer situação RAIN EXPERT tira vantagem, não importa como a corrida vai começar. E com esta habilidade sempre haverá possibilidade do peão do tempo entrar em ação, pegando os demais jogadores desprevenidos. É sem dúvida uma ótima habilidade para pistas que tenham maior probabilidade de começarem com GAROA ou CHUVA.