Você conhece o Brian Gomez?
Se você olhar na caixa do seu
Icecool vai descobrir que o “autor” do jogo é o Brian Gomez, mas o que talvez você não saiba é que Brian Gomez na verdade é um pseudônimo para 4 criadores de jogos da
Letônia.
Edgars Zakis, Reinis Butans, Janis Grunte e o Egils Grasmanis são as mentes por detrás do jogo e essa semana tive o privilégio de conversar com dois deles, o Edgars e o Janis.
Todos trabalham na
Brain Games que foi co-fundada pelo Egils em 2004 que é o dono da empresa.
E além de criarem jogos cada um tem uma função administrativa na empresa onde Janis cuida das vendas Edgars é gerente de projetos e editor e o Reinis cuida da logística e compras.
Descubra então um pouco sobre o trabalho e pensamento do Edgars e do Janis.
Edgars e Janis, por que jogar?
Janis – Para mim principal razão e acima de tudo é o aspecto social do jogar. Estar juntos, conversar, fazer piadas e aproveitar uns aos outros.
Edgars – Existem muitas razões, mas a principal é: Se divertir. Muitas coisas podem estar ocultas nisso, como ser engraçado (num jogo festivo), pensar (num jogo estratégico) e animação (jogos com elementos mais aleatórios).
Isso depende do momento, de qual tipo de diversão você deseja. Isso também se sobrepõe de certo modo com relação à socialização (mesmo que ocasionalmente eu goste de jogar sozinho eu geralmente prefiro jogar com os outros).
As vezes tem a competição também mas isso é raro porque vencer não é tão importante para mim.
Por que criar jogos?
Janis – Por que não? Mas sério, pelo menos para mim é a história. O jogo cria histórias e as vezes eu penso “Eu gostaria que existisse um jogo que contasse essa história. Espere! Eu posso tentar cria-lo”.
Edgars – De novo, várias razões. A primeira seria para realizar idéias e criar algo (o que eu espero que traga felicidade para os outros). Isto caminha junto com a idéia de oferecer algo que vá acrescentar ao hobby.
Adicionalmente isso pode também servir para dar uma animada no ego e claro trazer algum retorno financeiro (talvez só pouco retorno mas se o jogo der certo pode ser uma renda extra).
Um jogo especial para você e porquê
Janis – Um jogo muito especial pra mim é o Here I Stand, porque ele cobre meus dois hobbies favoritos: História e Jogos. Ele cobre as guerras Protestantes nos idos de 1500.
E o jogo em si é jeito de diplomacia e negociações, que são meus aspectos favoritos em jogos.
Edgars – Eu vou com o Through the Ages: A New Story of Civilization. No final do dia ele tem me dado uma grande quantidade de diversão de diversas maneiras e na maioria das vezes ele cria uma grande historia que eu aproveito bastante. Grande jogo!
Inscreva-se no meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!