professor::Eu tenho uma máquina de escrever da Olivetti. Se alguém quiser trocar por um MacBook Pro eu aceito.
Eu acho que minha avó devia ser muito bonitona quando tinha 18 anos. Hoje aos quase noventa a beleza dela deu lugar aos traços da idade mas ela preserva uma sabedoria e um conhecimento muito grande.
War fez o caminho contrário, com o passar do tempo tornou-se mais belo mas não agregou a si nada do conhecimento que foi desenvolvido após ele. Temos muitos jogos antigos que foram repaginados e estão muito bem obrigado (Survive?).
Infelizmente o jogo se vende pelo nome. Como tudo aqui no nosso pais se vende pela aparência War se vende pelo que ele não é. Sabe aquela coxinha que você compra achando que é gostosa e joga fora depois da primeira mordida? War é assim. Só vende uma vez, deixa o cliente insatisfeito e clientes assim não voltam. Acho até que seria válido dizer que se trata de uma propaganda enganosa.
Quem eu conheço que tem essa feição pelo War age meramente como um colecionista saudosista. Os mais sensatos vão jogar outras coisas.
Agora eu gostaria de ver essa marca (WAR) sendo redesenhada por uma Fantasy Flight da vida. Talvez, eu mudasse de opinião.
Bom, existe o Risk Legacy, que é basicamente um war com o sistema legacy e traz uma nova roupagem para o jogo (eu nunca joguei, mas ele é bem elogiado).
War é o tipo de jogo que eu me animo para jogar no começo, no meio eu já me canso, e no fim eu quero desistir (eu não fico reclamando pq isso destrói a diversão dos outros, mas esse jogo me cansa demais).
Bom, aqui na minha região (levar em consideração umas 5/6 cidades) não há uma única loja para a venda de jogos de tabuleiros modernos/rpg/tcg/etc, e as 2 que tinham fecharam por falta de clientes (deprimente), então para comprar tabuleiro você precisa ir em uma lojas de brinquedos convencionais, que além de tabuleiro vendem barbie, ben 10, e max steel.
Essa já é a
primeira barreira, uma pessoa que não conhece o hobbie já entende que tabuleiro é "jogo de criança", e por esse motivo o maior fluxo de pessoas comprando tabuleiro são pais querendo comprar um tabuleiro para seus filhos.
Depois que você a ultrapassa, vem a
segunda barreira:você se depara com versões de banco imobiliário clássico, banco imobiliário deluxe, banco imobiliário cartão de crédito, jogo da vida, jogo da vida cartão de crédito, monopoly, monopoly brasil, monopoly edição 80 anos, war, war II, war império romano, detetive, jogo da vida, jogo da vida cartão de crédito, imagem e e ação, etc, etc, etc.
ÓBVIO que o cliente vai comprar um desses jogos, são conhecidos há anos, ele mesmo, seus pais, seus avós jogavam esses jogos. Jogos modernos da grow podem esquecer (eu estou citando a grow porque aqui somente vende produtos dela, hasbro, estrela, etc (as mais conhecidas)).
Agora você é experiente, sagaz, sabe o que quer: Você quer comprar um Catan e um Puerto Rico.
PAGAMENTO EM DINHEIRO VIVO, 300 reais na mão. Agora você encontra a
terceira barreira: Cadê?
"Cadê Catan e Puerto Rico moça?" "Desculpe, não temos aqui, aliás, o que é isso"
A terceira barreira é a falta de estoque desses produtos. Os lojistas simplesmente
não vendem esses jogos. Já tentei conversar com alguns deles e a desculpa é sempre a mesma: "em time que se ganha, não se mexe", ou seja, "para que trazer novidades se o que eu to vendendo tem saída?".
Infelizmente é necessário apelar para lojas virtuais sempre, porque aqui não tem como comprar um jogo moderno sequer.