Saboteur já é aquele jogo caótico cheio de traição e reviravoltas, e é claro ganhou uma expansão, Saboteur 2!!! Agora com mais chances de ferrar o amiguinho, mas chances de pontuar, mais chances de encher a mesa e váááááárias mudanças que só melhoram esse já incrível joguinho.
Pra começar ele adiciona mais cartas para o baralho e mais cartas de personagem isso possibilita jogar até COM DOUUUZE PESSOAS, se tornando uma pedida melhor do que futebol caso reúna esse tanto de pessoas no mesmo local.
Mas essa quantidade de cartas extras não dificulta a vida dos Sabotadores você pergunta? Incrivelmente não, pois agora temos uma ação nova de descartar até 3 cartas e comprar a mesma quantidade para ajudar a encontrar aquela curva tão preciosa ou esvaziar o baralho mais rápido.
Mas eu não me preocuparia somente com os sabotadores, pois essa expansão trás novas profissões e inclusive divide os mineradores em dois grupos! Isso mesmo, agora tem treta até mesmo com quem esta trabalhando junto e a adição de portas coloridas que só um time ganha se a rota vencedora passar por ela os mineradores que vão correr atrás dos desmoronamentos agora.
Mas nem tudo são tretas, pois tem também temos profissões deboassas que não querem guerra com ninguém.
Começar com o Chefe, ele esta trabalhando junto dos dois times de mineradores, e ganha o jogo se qualquer um dos times chegar ao final (mais da pontuação mais pra frente). Temos o geólogo que ganha ouro igual ao número de cristais desenhados nas cartas de tuneis independente de mineradores ou sabotadores ganhando e o preguiçoso que sempre ganha um troquinho independente do que acontecer.
Essas novas profissões formam um novo montante de cartas de profissão e são simplesmente embaralhadas e entregues secretamente a todos os jogadores, facilitando um monte o setup, e deixando a intriga maior dentro da mesa.
Claro que com isso possa parecer que o jogo vai ficar mais fácil (e se não tiver nenhum sabotador?) mas as novas cartas de ações trazem o balanço ao caos que o jogo toma. Agora além das ferramentas quebradas um jogador pode perder A LIBERDADE com a carta de cadeia, com isso ele além de não poder colocar caminhos, ele não recebe NADA mesmo seu time vencendo. Ele se recupera com a cartinha de soltar da prisão que funciona igual as de arrumar ferramentas.
Falando em ferramentas quebradas, na expansão facilitou o modo de se livrar de cartas ruin na sua frente, agora descartando quaisquer duas cartas da sua mão você pode se livrar de uma carta que está te prejudicando, mas isso não vem de graça, no final do turno o jogador ainda compra somente uma, ficando o resto do jogo com uma carta a menos, A NÃO SER QUE ele use a carta de trocar de mãos e de a sua mão de cartas desfalcada e pegue a belíssima mão cheia de um "amiguinho".
E não são somente as mãos que podem ser trocadas, existe uma carta que faz com que um jogador troque a sua carta de profissão durante o jogo por uma que não estava em jogo, isso mesmo, um belo vira-casaca involuntário ( ou voluntário já que tu pode jogar em ti mesmo).
Agora na pontuação, nada mas de ficar decorando tabelas ou consultando o manual, é só ver que time venceu (sabotadores ou mineradores) e diminuir a quantidade de jogadores nele por 6, ou seja, se tiverem 4 mineradores/sabotadores, cada um (que não estiver preso) recebe 2 fichinhas de ouro SIMPLES.
Depois disso o Chefe recebe 1 ouro a menos que os mineradores se os mineradores venceram, o preguiçoso recebe 2 a menos que qualquer time vencedor (nesse caso nada), o geólogo recebe 1 ouro pra cada cristal nas cartas de túnel (dividido igualmente entre os geólogos).
Depois da distribuição de ouro é só se preparar pra próxima rodada certo? ERRADO! A sacanagem nessa expansão não para na pontuação. Agora temos as cartas de "roubar" que permitem a um jogador que tiver jogado ela na sua frente durante a partida roubar um ouro de qualquer outro jogador depois da pontuação, para evitar isso os jogadores devem jogar uma carta que anula o roubar de outro jogador e descarta ela.
UFA, agora sim, só reembaralhar as cartas, as profissões e entregar tudo para os jogadores e jogar mais 2 rodadas, quem tiver mais ouro no final vence!!!
Saboteur 2 torna o jogo mais caótico e mais fácil tanto de fazer o setup quanto de jogar, claro, com mais cartas fica a necessidade de um lembrete nas primeiras partidas, mas nada que seja fácil de memorizar se tornando uma expansão quase que obrigatória quando disponível, e acredite, depois de jogar com ela você não vai mais querer jogar sem (nem ficar meia hora separando as cartas do base e exp )
Espero que venha em uma caixa que comporte o jogo base e expansão ou seja a versão que já tem o base incluso ( apesar de assim ferrar a vida de quem ja tem o base) mas apesar de tudo essa expansão é uma compra CERTA.
Conheça a HEX Board Game Café
O melhor lugar para curtir Jogos de tabuleiro em Porto Alegre.
http://www.hex.poa.br
http://www.instagram.com/HEXBG