Trapwords é uma gema que passou meio desconhecida do público geral aqui no brasil, talvez por ter puxado inspirações em um jogo que não é muito conhecido por aqui, ou a galera não ter pego muito o hype de um jogo de palavras que não fosse código secreto.
Ele lembra bastante o jogo Taboo, onde um jogador deve fazer com que o seu time acerte uma palavra especifica, mas cuidado! Ele possui uma lista de palavras que não pode utilizar. As semelhanças param por ai pois a CGE pegou esse conceito colocou tema medieval de masmorras e deu uma boa pimpada nele.
Em Trapwords ao invés de uma lista pronta é o time adversário que fica a cargo de criar as palavras que o líder não pode dizer, essas são as tais "trapwords", e difere do taboo que o líder do time não tem conhecimento das tais palavras e fica em gelo fino na hora de saber o que dar de pista, o que já deixa o jogo bem mais interessante mecanicamente do que o Taboo.
Só essas pequena mudança já da um 180 no cérebro fazendo com que o jogador pense e use as palavras de uma maneira totalmente diferente, pois se ele utilizar uma das trapwords o turno termina e é a vez do time adversário, e os adversários também tem que pensar em palavras não muito obvias e fáceis de evitar e não muito complicadas que fujam do conceito inicial da palavra para colocar na lista de armadilhas.
O turno do time também termina quando são dadas 5 chutes errados ou o tempo da ampulheta termina, caso os jogadores consigam acertar nesse meio tempo, eles avançam um espaço em direção ao Boss final da masmorra que deve ser derrotado.
Mas espera ai, TEM MAIS!!! O jogo conta também com cartas de maldições. Dependendo de como for montada a fase algumas salas podem conter cartas fechadas que colocam certos "empecilhos" como não poder usar palavras iniciando com uma letra, ou só poder usar um folego para dar todas as dicas, o que aumenta a dificuldade de jogo e também a sua rejogabilidade.
Tanto as maldições quanto os monstros no final da dungeon tem poderes diferentes, além de poder mudar a configuração da masmorra permitindo mais trapwords, deixando ela mais longa ou adicionando mais maldições, a personalização é livre.
A imersão trazida para o jogo é gigante, com as palavras vindo dentro de um livrinho de magia que revela somente uma das palavras da carta e a possibilidade de utilizar palavras tanto do "mundo real" como casa, cadeira, quanto utiliza palavras do mundo fantástico como espadas e magias.
Trapwords é um jogo essencial para quem por ventura conhecer taboo, ou quer ir para o próximo nível depois de código secreto, com suporte para todos tamanhos de grupos é uma boa para utilizar em salas de aula ou treinar conversação em uma outra língua.
Fala a verdade, você nunca achou que ia precisar de um dicionário em uma dungeon até agora.
Conheça a HEX Board Game Café
O melhor lugar para curtir Jogos de tabuleiro em Porto Alegre.
http://www.hex.poa.br
http://www.instagram.com/HEXBG
Nos Acompanhem:
♠ FACEBOOK:
♠ http://www.facebook.com/NerdVannaTV
♠ http://www.facebook.com/HEXBG
♣ TWITTER:
♣ https://twitter.com/NerdHolic
♣ https://twitter.com/NerdVannaTV