Honestamente, e é só minha opinião pessoal, não acho que Twilight é um jogo muito difícil. Depois que vc consegue superar o manual (ai ai ai... GMT e seus manuais!!! Parece que eles gostam de complicar. Tomara que a Devir tenha liberdade de modificar o manual) o jogo não é tão complicado como parece. Aqui em casa bastou uma partida para realmente entendermos o jogo.
Não sei muito sobre o novo Deterrence, ele tem a mesma mecânica que o original da Celikan? Se for o caso, ele é um jogo de dedução bem divertido (não deve nada à outros jogos importados do gênero). Mas, se tivermos que ser 100% honestos... não dá para comparar a profundidade da temática entre os 2 jogos (deveras... Twilight demora algumas horas de jogo e Deterrence, no máximo, 1 horinha).
E, eu não sou muito bom com capacidade de crianças de acordo com a idade mas, acredito eu, que uma criança de 12 anos consegue jogar TS tranquilamente.... se ela vai gostar?!?! Aí é outros 80. Algumas coisas que fariam com que eu não colocasse TS para jogar com uma criança:
1. O jogo é longo.... a primeira partida, aqui em casa, se não me engano demorou algo em torno de 4~6 horas (nas partidas seguintes a duração foi diminuindo bastante). Não sei se é todo mundo que topa uma parada dessa....
2. Ele pode ser um pouco frustrante. O fato de que ambos os jogadores usam o mesmo deck de cartas, pode resultar em turnos em que um jogador só tenha cartas do outro jogador... E, escolher a ordem de quais cartas jogar (para ferrar menos) pode deixar um jogador um tanto quanto irritado, principalmente se essa situação acontecer várias vezes no decorrer do jogo (é raro, mas acontece). Azar nos dados tb irrita um pouco, mas isso está presente em um monte de jogos que utilizam dados (e, para ser justo, o papel dos dados nem é tããããão fundamental no jogo).
3. Apesar de TS ser simples (novamente, minha opinião), ele precisa de bastante estratégia. Ficar observando o tempo inteiro em quais regiões vc tem controle, domínio ou presença (ao mesmo tempo que tomar notas de quais cartas -principalmente as de pontuação- já foram utilizados, quais ainda devem aparecer) pode ser meio complicado para pessoas de 12 anos (não que isso seja impossível).
De qualquer forma, atualmente TS é meu jogo favorito... e fica meio difícil eu não recomenda-lo. Mas, se vc quiser um jogo que tem o mesmo "feeling" de TS, mas é milhõõõõõõõões de vezes mais simples, dá uma olhada no 1960: The Making of the President. Também é um CDG, com deck compartilhado, controle de área, etc... mas com uma mecânica bem mais simples. Os únicos problemas são que: atualmente ele está OOP, e não existe uma versão traduzida.