O Insondável universo de Lovecraft
Embora a obra de Lovecraft tenha apresentado-se de muito difícil adaptação para outras mídias, algumas tentativas conseguiram trazer parte da sensação de insignificância perante o desconhecido e de proximidade da insanidade que marcam os contos do autor.
Considero que os mais felizes nesta tarefa foram os designer de boardgames. Utilizando várias nuances do "terror cósmico", os produtores da Fantasy Flight apresentaram diversos jogos totalmente inspirados nos cenários e época retratados nos livros. Entre eles, destacam-se:
- Eldritch Horror
- Arkham Horror Board Game
- Arkham Horror Card Game
- Mansions of Madness
- Elder Sign
O mais recente da franquia é o hypado "Unfanthomable", trazido pela Galápagos Jogos como Insondável - uma skin do aclamado Battlestar Galactica Board Game. Nosso grupo terá a primeira experiência com este board em breve e haverá uma série de pontos a serem observados na ocasião, entre eles o nível de imersão proporcionado. Será possível aproximar-se do de seus predecessores cuthulianos, mesmo sendo uma adaptação direta de um scy-fi de batalha espacial?
Por ora, e ponderada as dificuldades de se colocar na tela o conceito de terror cósmico, recomendo o filme espanhol Dagon, de 2001. Acho que agregará muito para a experiência com o board game Insondável, especialmente pelo cenário em que se passa e pela proximidade com outras figuras icônicas da obra.
Outros filmes também conseguiram agregar bons pontos de vista sobre as histórias do autor e compõem bem o contexto para jogatinas dos outros temáticos da franquia Arkham files. Recomendo "A Cor que Caiu do Espaço", de 2019, "O Farol", também de 2019 e "The Call of Cthulhu", de 2005.