Foi disputado no último dia 15/05 o Grande Prêmio de Hockenheim, o 3º da temporada 2022 da Liga Capixaba de Fórmula D. Um fato curioso sobre essa pista é que foram realizados até então 4 GPs, com uma vitória de Andre, na corrida de estreia do circuito na liga, e três seguidas de Davi desde então. O objetivo de todos os pilotos passava a ser não deixar Davi voltar a ganhar neste circuito e manter sua hegemonia.
O circuito possui uma pista que engana a primeira vista, com sete curvas, sendo três de alta, e uma reta com 34 espaços, que te faz acreditar que o circuito é rápido, mas na verdade se mostra bem travado. Pra piorar, mais uma vez na hora de se tirar o tempo, após os treinos de classificação, deu chuva, como já havia ocorrido no GP anterior em Austin, o que torna a corrida bem imprevisível.
A classificação para a corrida ficou assim após os treinos livres:
1 - Junin (McLaren)
2 - Douglas (Aston Martin)
3 - Davi (Aston Martin)
4 - Flávio (Ferrari)
5 - Waguinho (RBR)
6 - Andre (Alpha Romeo)
7 - Paulo (McLaren)
8 - Israel (Ferrari)
9 - Tiago (Alpha Romeo)
10 - Hugo (RBR) - Saindo dos Boxes.
È emoção que vcs queriam? Então que tal o pole position apagando o motor na largada e perdendo posição logo no início? E que tal o piloto da RBR, Waguinho, apagando também o motor? Haja coração!
Corrida na chuva é complicado e podendo usar somente o pneu de chuva, já que o pneu intermediário não foi aprovado para uso nesta temporada (no arbitral a regra não foi aprovada para este ano) fica mais dificil estabelecer uma estratégia.
Apesar de tudo Junin conseguiu se recuperar e passou a liderar a corrida por um tempo, depois de tomar a liderança de Douglas, mas perdendo em seguida para Davi. Neste momento o destaque da corrida ficava por conta de Tiago, lider do campeonato, que com uma recuperação fantástica assumiu a segunda colocação ainda na primeira volta!
Mas a partir da segunda volta o Rei de Hockenheim, Davi, aumentou sua liderança a cada jogada para os demais, para não mais ceder e conseguindo sua 4ª vitória consecutiva neste circuito, enquanto Tiago foi afundando até terminar na modesta 8ª colocação.
Outros destaques na corrida foi a recuperação de Israel, que terminou a corrida em 3º lugar, e de Hugo, que largou dos boxes e terminou em 5º lugar, além da disputa entre Andre e Flávio até a última curva na ultima volta pela 6ª colocação.
O resultado final da corrida ficou assim:
1º Davi 12pts
2º Junin 10+1pt (Pole)
3º Israel 8 pts
4º Douglas 7pts
5º Hugo 6pts
6º Flávio 5pts
7º Andre 4pts
8º Tiago 3pts
9º Paulo 2pts
10º Waguinho 0pt (Abandono)
A classificação do campeonato de pilotos com isso fica assim, com a liderança mudando de mãos pela primeira vez, com o atual campeão liderando:
1º Junin 29pts (McLaren)
2º Tiago 26 pts (Alpha Romeo)
3º Hugo 21pts (RBR)
4º Douglas 21pts (Aston Martin)
5º Davi 17pts (Aston Martin)
6º Flávio 11 pts (Ferrari)
7º Paulo 10 pts (McLaren)
8º Andre 10 pts (Alpha Romeo)
9º Waguinho 10pts (RBR)
10º Israel 8pts (Ferrari)
O campeonato por equipes agora está assim, com uma disputa insana:
1º McLaren 39pts
2º Aston Martin 38pts
3º Alpha Romeo 36pts
4º Red Bull Racing 31pts
5º Ferrari 19pts
Próxima corrida GP de Valência (ESP) dia 05/06. Até lá!
Sigam a Liga no Instagram: @formulad_capixaba.