Fala pessoal, na última sexta-feira, 06/05, a Vem Pra Mesa anunciou oficialmente o lançamento do meu jogo Airport Rush, que deve chegar às lojas ainda esse ano. Mas muitos de vocês perguntaram sobre o que se trata o jogo, como joga e etc. Bom, vou tentar dar uma introdução pra vocês aqui e espero trazer mais informações em breve.
Capa do jogo. Arte de Gil Martimiano.
Airport Rush é um jogo estratégico leve, pra família. Alguns consideram esse tipo de jogo como abstrato, outros como
thinker filler. De fato é um jogo mais na pegada de um
Azul,
Sagrada, ou dos recentes
Calico e
Cascadia. Ou seja, forte pegada no
draft de peças e completar padrões. Se você curte esse tipo de jogos, sem dúvida
Airport Rush vai se encaixar no seu perfil.
O jogo é pra 2 a 4 jogadores (ainda estamos testando um modo solo, mas ele precisa ser divertido acima de tudo e então incluiremos no jogo) que dura cerca de 1 hora. A idade recomendada é 10 anos, mas crianças de 8 também podem gostar se já tiverem contato com outros jogos. O importante aqui é que diferente dos outros jogos que citei,
Airport Rush tem uma grande dependência de idioma. Então saber ler e interpretar textos é fundamental.
Carta de ação do jogo com texto e iconografia. É importante ler no jogo.
SOBRE O QUE É O JOGO?
Airport Rush é um jogo sobre aeroportos e sobre o pior horário possível pra se estar neles: a hora do
rush. Você, como jogador, irá administrar o setor de cargas, distribuindo nos aviões as malas e outros pacotes dos viajantes, além de encomendas e etc. Os dados representam as cargas, cartas representam aviões.
Na sua vez, você irá comprar dados do tabuleiro central, de forma a tentar completar os requisitos de cada avião. Há 3 cores de dados que representam os tipos diferentes de carga, e o valor do dado representa o peso da carga. Cada avião tem um valor de carga que precisa ser preenchido e seus requisitos de quanto de cada tipo de carga ele precisa levar. Quando esses requerimentos forem cumpridos, o avião decola. E bem, esse é o seu objetivo no jogo. O valor da carga do avião é igual a quantos pontos de vitória ele vai te render no final.
Tabuleiro de jogador (aeroporto) e cartas de avião a serem completadas.
Além das cartas de avião, o jogador pode ter em mãos
cartas de ação. Com essas cartas ele pode executar atividades do dia a dia de um aeroporto que irão facilitar seu jogo. Basicamente, as cartas de ação otimizam o jogo, ou seja, com elas você pode manipular os valores dos dados, mover aviões, adiantar alguma decolagem e etc. Inclusive, esse é o grande diferencial do jogo em relação a outros jogos do gênero. São diversas cartas com 10 ações diferentes que estarão disponíveis na mesa para compra, vindo pra mão do jogador que poderá escolher o melhor momento de usar.
O QUE ACONTECE NO JOGO?
De forma bastante objetiva, cada jogador precisa executar um número de passos em sua vez: comprar dados, jogar uma carta de sua mão, decolar um avião se possível e comprar uma carta nova. Nessa ordem. Isso quer dizer que em toda rodada o jogador pode trazer cargas pra seus aviões, toda rodada ele poder incluir aviões novos em seu aeroporto ou jogar uma carta de ação (uma das duas coisas) e sempre terá cartas na mão. Mas somente um avião decola por turno do jogador (a pista de decolagem é concorrida, afinal). Então é sempre bom planejar bem e não acabar acumulando aviões no aeroporto.
Mock-up do jogo na mesa: as ilustrações ainda não são as finais.
No começo do jogo, os jogadores receberão cartas com objetivos. Esses objetivos são conjuntos de aviões específicos que irão pontuar extra caso o jogador consiga decolar ao longo do jogo. O jogo acaba quando um dos jogadores tiver decolado 7 aviões. Então todos jogam uma rodada adicional, mas é bem comum terminar com entre 6 e 8 aviões decolados no total. A seguir, os jogadores somam seus pontos, juntando os valores de cada avião e seus objetivos individuais. O jogador com mais pontos ganha.
O grande ponto de
Airport Rush é que não é tão simples decolar os aviões e ao longo do jogo os aeroportos vão acumular aviões na
fila de espera, aguardando para serem carregados e poder decolar. Cartas de evento que estarão aleatoriamente nos baralhos podem surgir trazendo tempestades e outros atrasos para todos os jogadores da mesa ao mesmo tempo. Gerenciar seu aeroporto para que os aviões a decolar sejam aqueles que estejam nos seus objetivos é o maior segredo do jogo.
E O QUE MAIS?
O jogo está sendo preparado com enorme cuidado e carinho desde os testes para ser um jogo acessível, divertido, gostoso de jogar em família e também bonito. Essa parte a gente garante 100%.
Gil Martimiano, ilustrador e designer responsável pela nova versão do For Sale que saiu pela Paper Games no Brasil, está encarregado do
Airport Rush e, como vocês podem ver já, o trabalho está fantástico.
Além disso, a
Vem Pra Mesa está atenta para a qualidade dos materiais e vai entregar a vocês um jogo com bons componentes, bonito e que tenha também um preço competitivo e atraente.
Airport Rush será o primeiro jogo do novo selo da editora, o
VPM Creations, que irá lançar jogos de autores nacionais no mercado interno e externo, atraindo os olhos da comunidade também do exterior através de parcerias lá fora.
Fique atento nas próximas semanas pois iremos trazer mais informações,
gameplay e
reviews! Abraços e obrigado.