Eu pessoalmente nunca entendi o porque de 7 wonders estar sempre nas listas de jogos para começar no hobbie, afinal ele é tudo menos amigável em como introduz as mecânicas e pontuações, bem, com Arquitetos acho que finalmente essa posição vai estar bem preenchida.
Se tornando minha "versão" favorita Arquitetos tem uma partida rápida e regras mais rápidas ainda e não deixa aquela sensação de TER que jogar mais vezes pra valer o tempo que gastou aprendendo, sendo bem mais leve que o clássico e que o duel. Enquanto a primeira partida dos outros quase sempre segue entre trancos e barrancos Arquitetos é um jogo que flui e que finalmente consigo me ver botando na mesa de iniciantes.
Assim como nos outros 7 wonders, arquitetos possui os recursos, as ciências, os pontos militares e pontos de vitória, mas esses são bem otimizados e simplificados mostrando uma linha de game design mais direta.
Durante a partida cada jogador tem acesso a duas cartas abertas, a do topo do seu baralho na esquerda o do seu vizinho na direita e um central fechado. No seu turno o jogador simplesmente escolhe uma das três cartas disponíveis e compra para a sua mesa, se isso desencadear algum pré-requisito ele descarta e faz a ação, simples, sem trocas, compras dos vizinhos ou bônus da era anterior.
As cartas estão divididas em cinco cores, Beges para Recursos que servem para construir a maravilha, essa precisa somente de uma combinação de cartas de recursos iguais ou diferentes; Amarelas, são coringas para construção de maravilhas; Azuis fornecem pontos; verdes são os símbolos de ciência, com dois iguais ou três diferentes se ganha uma ficha de ciência que da um bônus durante a partida ou pontuação ao final do jogo, isso mesmo sem formar sets e depois multiplicar ao quadrado! E por fim as vermelhas que fornecem um escudo militar e podem desencadear uma guerra se possuírem o símbolo de trombeta trombetas.
Arquitetos difere dos outros por ser uma corrida para construir a maravilha e dar o trigger de final de jogo, mas ele é bem mais que isso e a leitura de mesa pesa bastante durante o jogo, correr atrás de recursos para fechar o jogo normalmente não se torna tão valioso com as cartas azuis distribuindo 2 ou 3 pontos em uma só jogada compra ou as fichas de ciências possibilitando mais compras de cartas, a estratégia de Arquitetos não esta em fazer a melhor jogada e sim saber a hora certa para fazer ela.
A produção do jogo é belíssima, um pouco até demais e que pode ter lançado o preço as alturas, o jogo poderia facilmente ser somente cartas ou maravilhas com punch simplificado ao invés de formas personalizadas, assim como os inserts plásticos que facilitam bastante tanto o setup quanto guardar, mas tudo isso definitivamente deixou ele fora da área de preços de jogos para iniciantes.
Tirando o preço, 7 Wonders Arquitetos é o jogo perfeito para iniciar novas pessoas no hobbie, por ser leve e despreocupado, com até um modo para 2 jogadores que anima jogar. Assim se tornando quase que uma compra certa para a estante de quem gosta de trazer todo mundo para o lado board gamer da força.
SE INSCREVA NO NOSSO CANAL PARA MAIS REVIEWS E VIDEOS
https://www.ludopedia.com.br/canal/hexbg
