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PALAVRAS CRUZADAS
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VARIANTE COOPERATIVA PADRÃO
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Preparação
Prepara-se o jogo normalmente, como na versão competitiva.
Objetivo
Alcançar, com palavras, os quatro espaços de canto do tabuleiro.
Dinâmica
O primeiro jogador usa algumas de suas sete peças para formar uma palavra válida (que exista no vocabulário português) passando pela espaço do meio do tabuleiro. Os números nas peças devem ser desconsiderados na variante cooperativa. Não há contagem de pontos.
O jogo segue em sentido horário.
Na sua vez, cada jogador usa algumas de suas peças para formar uma palavra que cruze pelo menos uma outra palavra no tabuleiro.
Após formar a palavra, cada jogador deve virar uma de suas peças para o lado vazio e colocá-la sobre um dos espaços de premiação (dobro ou tripo da letra ou da palavra) mais próximos da palavra que formou. A ordem de proximidade é: ortogonal a uma letra, diagonal à palavra, menor número de espaços distantes diagonal ou ortogonalmente à palavra. Essas peças vazias funcionam como espaços de bloqueio, dificultando o posicionamento de novas palavras. Caso o jogador use todas as suas 7 peças para formar uma palavra, ele não precisa acrescentar nenhuma peça vazia de bloqueio ao tabuleiro dessa vez.
Para finalizar o seu turno, o jogador repõe seu suporte para que fique novamente com 7 peças. Caso, ao repor seu suporte, o jogador pegue uma peça vazia dos dois lados, ele deve posicioná-la imediatamente sobre o tabuleiro num dos espaços à sua escolha mais próximos de um dos cantos do tabuleiro, seguindo as diagonais que partem dos cantos e se encontram no centro do tabuleiro. Quando o jogador estiver com 7 peças, passa a vez para o jogador seguinte.
Caso um jogador não consiga ou não queira formar uma palavra, ele deve virar tantas de suas peças quanto quiser para o lado vazio e posicioná-las no tabuleiro em espaços de premiação de sua escolha. Ele então repõe seu suporte e passa a vez para o jogador seguinte.
Os jogadores não podem revelar suas peças uns para os outros, mas podem se comunicar dizendo coisas do tipo: "tenho uma palavra boa para cruzar com essa daqui".
Final
O jogo segue assim até que aconteça uma das situações seguintes:
1. Nenhum jogador tem mais peças para jogar. Nesse caso, todos perdem o jogo.
2. Pelo menos um dos quatro espaços dos cantos do tabuleiro é ocupado por uma peça de bloqueio, inviabilizando o objetivo. Nesse caso, todos perdem o jogo.
3. Os quatro espaços dos cantos do tabuleiro são cobertos por palavras. Nesse caso, todos ganham o jogo.
VARIANTE COOPERATIVA NEOLOGISMOS
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Joga-se como na Versão Cooperativa Padrão, mas TODAS as palavras formadas devem ser neologismos, palavras inventadas pelos jogadores.
Após formar uma palavra inventada e, antes de posicionar a peça vazia de bloqueio, o jogador deve definir a palavra que acabou de formar. Cada outro jogador, em sentido horário, também deve criar e falar uma definição diferente para aquela mesma palavra. Caso pelo menos um dos jogadores não consiga falar uma definição diferente para aquela palavra, o jogador da vez deve formar uma nova palavra e repetir o processo de criação das definições. Quando todos os jogadores tiverem dito suas definições para a palavra formada, ela é considerada válida. O jogador da vez então posiciona a peça vazia de bloqueio, repõe seu suporte e passa a vez para o jogador seguinte.
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