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  3. Eldritch Horror
  4. O melhor Investigador para Encontros de Expedição

O melhor Investigador para Encontros de Expedição

Eldritch Horror
  • avatar
    EldritchFan05/04/22 13:47
    avatar
    EldritchFan
    05/04/22 13:47
    32 mensagens MD

    Olá, pessoal.

    Recentemente completei minha coleção e estive me perguntando quem seriam os melhores personagens para conquistar as recompensas dos Encontros de Expedição e fiz um código para calcular a chance de um Investigador puxar uma carta aleatória de expedição e passar no teste.

    https://cf.geekdo-images.com/vEMj20gN4FFHcaB5xXqXXg__large/img/JSU2-SFke4FADU6L9rFIjpT648g=/fit-in/1024x1024/filters:no_upscale():strip_icc()/pic5084666.jpg

    Os resultados me deixaram bastante perplexo. Eu sabia que buscar encontros de expedição era algo que não valia a pena (apesar de ser uma ideia muito divertida) quando consideramos apenas o jogo base, mesmo que a recompensa possa ser um poderoso artefato, pelos seguintes motivos:

    a) precisar se locomover para os lugares mais afastados do mapa, muitas vezes precisando percorrer rotas inexploradas,
    b) realizar um encontro de expedição faz a expedição ativa mudar sua localização para um espaço, na maior parte das vezes, bem longe mesmo se você falhar nos teses.
    c) é um encontro complexo (na maior parte das vezes precisa de mais de um teste bem sucedido para conquistar a recompensa necessária)
    d) caso tudo desse certo, ainda tem a chance de obter uma recompensa que não ia me ajudar na partida específica.

    Porém achava que essa realidade tinha mudado com a adição de novos personagens com proficiências e habilidades únicas favoráveis a esta função, além de as expansões acrescentarem a possibilidade de expedições aparecerem em cidades nomeadas. Infelizmente não parece ter sido o bastante.

    Fiz duas funções. Primeiro uma para calcular as chances de obter qualquer recompensa no encontro, mas logo fiquei descontente com ela, pois algumas recompensas considerei indignas do esforço necessário para fazer os encontros de expedição (receber um feitiço, por exemplo).

    Por fim, fiz uma segunda função que desconsiderasse quando a recompensa fosse recuar a perdição, receber duas pistas, um feitiço, ou seja, tudo que não considerei uma recompensa digna, sobrando apenas as vezes que o Investigador fosse receber um Artefato ou Avançar um Mistério (o que faz com que aproximadamente 1/5 dos encontros de expedição sejam considerados falhas automáticas, porque não oferecem estas recompensas) e estes foram os resultados de quais as chances por Investigador.


    Jackeline Fine                                42.21%
    Norman Withers                          42.98%
    Akachi Onyele                              39.77%
    Jim Culver                                      42.37%
    Lola Hayes                                    49.87% obs: a habilidade passiva de lola hayes dá um dado extra para um teste uma vez por turno
    Diana Stanley                               44.62%
    Leo Anderson                               51.22% (selva) 60.47%
    Lily Chen                                        50.43% obs: pe de coelho
    Charlie Kane                                 49.02%
    Mark Harrigan                             44.79%
    Silas Marsh                                   45.87% (mar) 56.16%
    Trish Scarborough                      48.08%

    Agnes Baker                                   41.59%
    Daisy Walker                                  41.35%
    Finn Edwards                                 44.85%
    George Barnaby                            47.20%
    Patrice Hathaway                          45.07%
    Tommy Muldoon                           47.26%
    Ursula Downs                                 52.08%
    Wilson Richards                              52.25%

    Zoey Samaras                   39.88%
    Marie Lambeau                42.97%
    Tony Morgan                    47.77%
    Liso O'Toole                      54.59%

    Harvey Walters                     43.58%
    Irma Mary                            43.28%
    Minh Thi Phan                       44.95% outro inv ou aliado 56.31%
    Mandy Thompson                  46.62%
    Joe Diamond                         47.03%
    Hank Samson                        49.73%
    Monterey Jack                        47.32%

    Wendy Adams                            45.49%
    Dexter Drake                             39.67%
    Michael McGlen                          42.90%
    Jenny Barnes                             45.26%

    Amanda Sharpe               46.27%
    Carolyn Fern                    42.37%
    Darrel Simons                  47.40%
    Gloria Goldberg                44.18%
    Kate Wintrop                    45.83%
    Luke Robinson                  36.49%
    Vincent Lee                      45.05%
    William Yorick                   42.84%

    Peter "Chamine"                     48.95% obs: duke
    Rita Young                             44.90%
    Roland Banks                         45.66%
    Bob Jenkins                           44.52%

    Padre Mateo                       39.11%
    Agatha Crane                     44.13%
    Sefina Rousseau                 44.70%
    Daniela Reyes                     40.95%
    Calvin Wright                      44.84%
    Carson Sinclair                    44.85% obs: carteira de cigarro
    Preston Fairmont                  44.16%


    A gigantesca maior parte dos Investigadores não chegam a 50% de chance de obterem essas recompensas ao realizarem um encontro de Expedição. O personagem com maior chance é Leo Anderson se a Expedição estiver em um espaço Selvagem, chegando a 60%, seguido de Minh Thi Phan e Silas Marsh se puderem fazer uso de seus bônus passivos, seguidos de "Liso" com 54% e de Wilson Richards com 52.25%

    Isso me faz pensar sobre se é realmente viável de ter um personagem realmente perseguindo estes encontros ou se é algo que só se deve fazer por diversão, sabendo que o jogo vai ficar mais difícil com um personagem procurando resolvê-las mesmo que seja um personagem especializado nisso.

    Outra coisa que descobri foi que para os testes em que é possível obter estas recompensas o atributo mais relevante é Observação, seguido de Força e depois Influência.

    Se eu considerar como recompensas válidas o recuo na Perdição, e ganhar 2 pistas (mas ainda desconsiderando as vezes que só ganha um feitiço) as chances aumentam bastante. Apesar de serem encontros complexos ficam bem mais fáceis de resolver do que os Encontros de Outro Mundo, por exemplo. Mas, na minha opinião se eu saio do Encontro de Expedição apenas recuando a perdição em 1, ganhando 2 pistas ou 1 feitiço eu não saio satisfeito.

    Essas seriam as estatísticas

    Jackeline Fine                                60.58%
    Norman Withers                          62.22%
    Akachi Onyele                              58.68%
    Jim Culver                                      61.04%
    Lola Hayes                                    69.58% obs: passiva
    Diana Stanley                               64.83%
    Leo Anderson                               72.25% (selva) 81.18%
    Lily Chen                                        71.42% obs: pe de coelho
    Charlie Kane                                 67.32%
    Mark Harrigan                             65.84%
    Silas Marsh                                   64.87% (mar) 75.93%
    Trish Scarborough                      70.13%

    Agnes Baker                  60.15%
    Daisy Walker                 58.78%
    Finn Edwards                 63.38%
    George Barnaby             65.51%
    Patrice Hathaway            62.09%
    Tommy Muldoon             66.96%
    Ursula Downs                 71.23%
    Wilson Richards              71.20%

    Zoey Samaras            62.90%
    Marie Lambeau           61.35%
    Tony Morgan               66.71%
    Liso O'Toole                75.11%

    Harvey Walters                 62.48%
    Irma Mary                        62.09%
    Minh Thi Phan                   63.49% outro inv ou aliado 76.40%
    Mandy Thompson              64.93%
    Joe Diamond                     65.33%
    Hank Samson                   69.99%
    Monterey Jack                   67.56%

    Wendy Adams             64.55%
    Dexter Drake            58.55%
    Michael McGlen          67.34%
    Jenny Barnes            64.86%

    Amanda Sharpe           64.84%
    Carolyn Fern                61.04%
    Darrel Simons             65.48%
    Gloria Goldberg           62.41%
    Kate Wintrop               64.43%
    Luke Robinson             56.91%
    Vincent Lee                 63.22%
    William Yorick              63.56%

    Peter "Chamine"               69.96% obs: cachorro
    Rita Young                       67.03%
    Roland Banks                   64.34%
    Bob Jenkins                     64.62%

    Padre Mateo                         59.39%
    Agatha Crane                       61.99%
    Sefina Rousseau                   63.55%
    Daniela Reyes                      63.93%
    Calvin Wright                       64.95%
    Carson Sinclair                     63.38% obs: carteira de cigarro
    Preston Fairmont                  64.60%

    Novamente Leo Anderson em ambientes selvagens seria o melhor, seguido de Minh Thi Phan com algum aliado, Silas Marsh no mar,  e "Liso" em quarto lugar por sua habilidade passiva combinada com suas boas proficiências para este encontro, e em quinto lugar, Leo Anderson de novo (seu capanga faz muita diferença), mas dessa vez no caso de não estar recebendo seu bônus passivo.

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  • EldritchFan
    32 mensagens MD
    avatar
    EldritchFan05/04/22 13:59
    EldritchFan » 05/04/22 13:59

    Para fazer a função eu praticamente tive que escrever carta por carta no código. Quem quiser programar a função no próprio computador para calcular as chances de qualquer conjunto de atributos, segue o código que eu fiz para as chances de conseguir todas as recompensas menos as que dão um feitiço:

    edit: os símbolos de "maior que" e "menor que" estão sendo deletados pelo editor de texto do site, não sei por que.

    #include math.h

    double f(double x) { // Essa é a função principal do código, calcula a chance de tirar ao menos um 5 ou 6 jogando x dados
        if (x "menor ou igual a" 1.0)
            return 1.0 / 3.0;
        else
            return (1.0 - pow(2. / 3., x));
    }

    double maior(double a, double b) {
        if (a "maior que" b)
            return a;
        return b;
    }

    double tamanhoDoDeck = 54.;

    double cartasAmazonia(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            f(d) + (1 - f(d)) * f(c-1)+                // recuar a Perdição em 1
            f(c) * f(a) + (1 - f(c)) * f(d - 1)+    // Artefato ou 2 pistas
            f(d) + (1 - f(d)) * f(b) +                // Artefato(+1pista) ou Artefato
            f(c-1)*f(b) +                            // *CP*  2 pistas...
            f(c)*f(b)+(1-f(c))*f(d)+                // *SaP* (1pista+)Avançar o Mistério em 1 ou Recuar a Perdição em 1
            f(maior(c - 1, d - 1))                    // *CeR* Artefato
            ) / tamanhoDoDeck;
    }
    double cartasAntartida(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            f(d) + (1 - f(d)) * f(c - 1) +            // recuar a Perdição em 1
            f(c) * f(e) + (1 - f(c)) * f(d - 1) +    // Artefato ou 2 pistas
            f(d) + (1 - f(d)) * f(b) +                // Artefato ou Artefato
            f(e) * f(a) +                            // *CP* Recua a Perdição em 1 ou um feitiço...
            f(maior(e, d)) +                        // *SaP* Artefato ou Artefato
            f(c)*f(e)+(1-f(c))*f(d)                    // *CeR* Avança Mistério ou Recua Perdição
            ) / tamanhoDoDeck;
    }
    double cartasCoracaodaAfrica(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            f(d) + (1 - f(d)) * f(c - 1) +            // recuar a Perdição em 1
            f(c) * f(a) + (1 - f(c)) * f(d - 1) +    // Artefato ou 2 pistas
            f(d) + (1 - f(d)) * f(b) +                // Artefato ou Artefato
            f(a-1) * f(c-1) + (1 - f(a-1)) * f(d)+     // *CP* Artefato ou 2 pistas
            f(e) * f(d) + (1 - f(e)) * f(a)+        // *SaP* Avança Mistério ou Recua Perdição
            f(maior(d - 1, a - 1))                    // *CeR* Artefato ou Artefato
            ) / tamanhoDoDeck;
    }
    double cartasPiramides(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            f(d) + (1 - f(d)) * f(c - 1) +            // recuar a Perdição em 1
            f(c) * f(a) + (1 - f(c)) * f(d - 1) +    // Artefato ou 2 pistas
            f(d) + (1 - f(d)) * f(b) +                // Artefato ou Artefato
            f(d - 1) * f(a)+                         // *CP* Artefato
            f(d) * f(c) + (1 - f(d)) * f(e) +        // *SaP* Avança Mistério ou Recua Perdição
            f(maior(a - 1, c - 1))                    // *CeR* Artefato ou Artefato
            ) / tamanhoDoDeck;
    }
    double cartasHimalaia(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            f(c) +            // desconsiderando enfrentar um monstro aleatório e derrotar, recuar a Perdição em 1
            f(c) * f(e) + (1 - f(c)) * f(d - 1) +        // Artefato ou 2 pistas
            f(d) + (1 - f(d)) * f(b) +                    // Artefato ou Artefato
            f(d) * f(a - 1) + (1 - f(d)) * f(e - 1) +    // *CP* 2 feitiços ou 2 pistas
            f(maior(c, e)) +                            // *SaP* Artefato ou Artefato
            f(e) * f(d) + (1 - f(e)) * f(c)                // *CeR* Avança Mistério ou Recua Perdição
            ) / tamanhoDoDeck;
    }
    double cartasTunguska(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            f(d) * f(a) + (1 - f(d)) * f(c - 1) +        // recuar a Perdição em 1
            f(c) * f(e) + (1 - f(c)) * f(d - 1) +        // Artefato ou 2 pistas
            f(d) + (1 - f(d)) * f(b) +                    // Artefato ou Artefato
            f(c) * f(e - 1) + (1 - f(c)) * f(d - 1) +    // *CP* recue DT ou recue DT
            f(maior(b, c)) +                            // *SaP* Artefato ou Artefato
            f(d) * f(c) + (1 - f(d)) * f(b)                // *CeR* Avança Mistério ou Recua Perdição
            ) / tamanhoDoDeck;
    }

    double cartasArkham(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            f(c) * f(a-1) + (1 - f(c)) * f(b) +        // *MdL* AM ou recuar DT
            f(maior(b, c))                             // *MdL* Artefato magico ou Artefato magico
            ) /tamanhoDoDeck;
    }
    double cartasRoma(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            f(c) * f(b - 1) + (1 - f(c)) * f(d) +        // *MdL* AM ou recuar DT
            f(maior(b, c))                             // *MdL* Artefato magico ou Artefato magico
            ) / tamanhoDoDeck;
    }
    double cartasSydney(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            f(c) * f(b - 1) + (1 - f(c)) * f(d) +        // *MdL* AM ou recuar DT
            f(maior(b, d))                             // *MdL* Artefato magico ou Artefato magico
            ) / tamanhoDoDeck;
    }

    double cartasBuenosAires(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            f(d) * f(c) + (1 - f(d)) * f(e) +        // *SaP* AM ou recuar DT
            f(maior(b, c))                             // *SaP* Artefato magico ou Artefato magico
            ) / tamanhoDoDeck;
    }
    double cartasIstambul(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            f(c) * f(a) + (1 - f(c)) * f(d) +        // *SaP* AM ou recuar DT
            f(maior(c, e))                             // *SaP* RecExc Pers
            ) / tamanhoDoDeck;
    }
    double cartasToquio(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            f(d) * f(e) + (1 - f(d)) * f(b) +        //*SaP* AM ou recuar DT
            f(maior(d, c))                             // *SaP* [A]Reliq
            ) / tamanhoDoDeck;
    }

    double cartasLondres(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            f(b) * f(c) + (1 - f(b)) * f(e) +            // *CeR* AM ou recuar DT
            f(maior(b-1, d-1))                             // *CeR* [A]
            ) / tamanhoDoDeck;
    }
    double cartasXangai(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            f(e) * f(c) + (1 - f(e)) * f(b) +        // *CeR* AM ou recuar DT
            f(maior(c-1, d-1))                         // *CeR* [A]
            ) / tamanhoDoDeck;
    }
    double cartasSaoFrancisco(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            f(b) * f(d) + (1 - f(b)) * f(c) +        // *CeR*AM ou recuar DT
            f(maior(b-1, d-1))                         // *CeR* [A]
            ) / tamanhoDoDeck;
    }

    3
  • EldritchFan
    32 mensagens MD
    avatar
    EldritchFan05/04/22 14:15
    EldritchFan » 05/04/22 14:15

    No caso da função que retorna só os valores das chances que interessam (avançar mistério e receber artefato)

    double cartasAmazoniaS(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            0 +                                            // recuar a Perdição em 1
            f(c) * f(a) +                                // Artefato ou 2 pistas
            f(d) + (1 - f(d)) * f(b) +                    // Artefato(+1pista) ou Artefato
            0 +                                            // *CP*  2 pistas...
            f(c) * f(b) +                                // *SaP* (1pista+)Avançar o Mistério em 1 ou Recuar a Perdição em 1
            f(maior(c - 1, d - 1))                        // *CeR* Artefato
            ) / tamanhoDoDeck;
    }
    double cartasAntartidaS(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            0 +                                        // recuar a Perdição em 1
            f(c) * f(e) +                            // Artefato ou 2 pistas
            f(d) + (1 - f(d)) * f(b) +                // Artefato ou Artefato
            0 +                                        // *CP* Recua a Perdição em 1 ou um feitiço...
            f(maior(e, d)) +                        // *SaP* Artefato ou Artefato
            f(c) * f(e)                                // *CeR* Avança Mistério ou Recua Perdição
            ) / tamanhoDoDeck;
    }
    double cartasCoracaodaAfricaS(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            0 +                                                // recuar a Perdição em 1
            f(c) * f(a) +                                    // Artefato ou 2 pistas
            f(d) + (1 - f(d)) * f(b) +                        // Artefato ou Artefato
            f(a - 1) * f(c - 1) +                            // *CP* Artefato ou 2 pistas
            f(e) * f(d) +                                    // *SaP* Avança Mistério ou Recua Perdição
            f(maior(d - 1, a - 1))                            // *CeR* Artefato ou Artefato
            ) / tamanhoDoDeck;
    }
    double cartasPiramidesS(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            0 +                                        // recuar a Perdição em 1
            f(c) * f(a) +                            // Artefato ou 2 pistas
            f(d) + (1 - f(d)) * f(b) +                // Artefato ou Artefato
            f(d - 1) * f(a) +                         // *CP* Artefato
            f(d) * f(c) +                            // *SaP* Avança Mistério ou Recua Perdição
            f(maior(a - 1, c - 1))                    // *CeR* Artefato ou Artefato
            ) / tamanhoDoDeck;
    }
    double cartasHimalaiaS(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            0 +            // desconsiderando enfrentar um monstro aleatório e derrotar, recuar a Perdição em 1
            f(c) * f(e) +                                // Artefato ou 2 pistas
            f(d) + (1 - f(d)) * f(b) +                    // Artefato ou Artefato
            0 +                                            // *CP* 2 feitiços ou 2 pistas
            f(maior(c, e)) +                            // *SaP* Artefato ou Artefato
            f(e) * f(d)                                    // *CeR* Avança Mistério ou Recua Perdição
            ) / tamanhoDoDeck;
    }
    double cartasTunguskaS(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            0 +                                            // recuar a Perdição em 1
            f(c) * f(e) + (1 - f(c)) * f(d - 1) +        // Artefato ou 2 pistas
            f(d) + (1 - f(d)) * f(b) +                    // Artefato ou Artefato
            0 +                                            // *CP* recue DT ou recue DT
            f(maior(b, c)) +                            // *SaP* Artefato ou Artefato
            f(d) * f(c) + (1 - f(d)) * f(b)                // *CeR* Avança Mistério ou Recua Perdição
            ) / tamanhoDoDeck;
    }

    double cartasArkhamS(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            f(c) * f(a - 1) +         // *MdL* AM ou recuar DT
            f(maior(b, c))                             //  *MdL* Artefato magico ou Artefato magico
            ) / tamanhoDoDeck;
    }
    double cartasRomaS(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            f(c) * f(b - 1) +         //  *MdL* AM ou recuar DT
            f(maior(b, c))                             //  *MdL* Artefato magico ou Artefato magico
            ) / tamanhoDoDeck;
    }
    double cartasSydneyS(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            f(c) * f(b - 1) +         // *MdL* AM ou recuar DT
            f(maior(b, d))                             //  *MdL* Artefato magico ou Artefato magico
            ) / tamanhoDoDeck;
    }

    double cartasBuenosAiresS(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            f(d) * f(c) +         // *SaP* AM ou recuar DT
            f(maior(b, c))                             // *SaP* Artefato magico ou Artefato magico
            ) / tamanhoDoDeck;
    }
    double cartasIstambulS(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            f(c) * f(a) +         // AM ou recuar DT
            f(maior(c, e))                             // *SaP* RecExc Pers
            ) / tamanhoDoDeck;
    }
    double cartasToquioS(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            f(d) * f(e) +        // AM ou recuar DT
            f(maior(d, c))                             // *SaP* [A]Reliq
            ) / tamanhoDoDeck;
    }

    double cartasLondresS(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            f(b) * f(c) +                                    // *CeR* AM ou recuar DT
            f(maior(b - 1, d - 1))                             // *CeR* [A]
            ) / tamanhoDoDeck;
    }
    double cartasXangaiS(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            f(e) * f(c) +                                // *CeR* AM ou recuar DT
            f(maior(c - 1, d - 1))                         // *CeR* [A]
            ) / tamanhoDoDeck;
    }
    double cartasSaoFranciscoS(double a, double b, double c, double d, double e) {

        return (
            f(b) * f(d) +         // *CeR*AM ou recuar DT
            f(maior(b - 1, d - 1))                         // *CeR* [A]
            ) / tamanhoDoDeck;
    }


    double probExpedicaoS(double a, double b, double c, double d, double e) { // recebe os valores de conhec, obs, inf, forca e det do investigador
        return
            cartasAmazoniaS(a, b, c, d, e) +
            cartasAntartidaS(a, b, c, d, e) +
            cartasPiramidesS(a, b, c, d, e) +
            cartasCoracaodaAfricaS(a, b, c, d, e) +
            cartasHimalaiaS(a, b, c, d, e) +
            cartasTunguskaS(a, b, c, d, e) +

            cartasArkhamS(a, b, c, d, e) +
            cartasRomaS(a, b, c, d, e) +
            cartasSydneyS(a, b, c, d, e) +

            cartasBuenosAiresS(a, b, c, d, e) +
            cartasIstambulS(a, b, c, d, e) +
            cartasToquioS(a, b, c, d, e) +

            cartasLondresS(a, b, c, d, e) +
            cartasXangaiS(a, b, c, d, e) +
            cartasSaoFranciscoS(a, b, c, d, e);
    }

    3
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