Por Bruno
Ao longo das eras que se seguiram, Cthulhu e seus servos caminharam livremente pela terra espalhando insanidade e destruição por toda parte, mas um evento que aconteceu então por alguma razão que está além de nossa compreensão fez com que ele entrasse em um estado de inatividade, afundando em um sono profundo. Algumas teorias apontam que a hibernação é devido a um tipo de processo cíclico cósmico que está intrinsecamente ligada aos Antigos, mas não é totalmente claro isso.

Durante milênios a chegada e a destruição de Cthulhu tinham sido apagadas da Terra, seus grandes monumentos foram esquecidos por todos aqueles que podiam se lembrar, entretanto, a evolução ao longo de todo esse tempo fez o seu trabalho crescer entre nossa espécie primata, dando seus primeiros passos. A chegada da humanidade não foi esquecida por Cthulhu, que entrou em contato telepaticamente com aqueles de nós que eram mais sensíveis através de seus sonhos e instruindo sobre a história secreta do mundo e sua adoração, ensinando-lhes onde encontrar os vários artefatos e ídolos que Cthulhu trouxe das estrelas. Naquele momento haviam se formado os primeiros cultos do Cthulhu.

Não se sabe ao certo os eventos que ocorreram nesse período escuro, mas sabemos que a cadavérica cidade de R’lyeh, onde Cthulhu encontra-se sofreu um grande golpe, mergulhando nas águas do Oceano Pacífico. As lendas contam que um grupo de deuses desconhecidos atacou a cidade, selando o túmulo de Cthulhu com Elder Sign. Outras lendas, no entanto, falam de um cataclismo global natural que resultaria na formação da Lua, mas tal evento provavelmente teria ocorrido antes da chegada do homem.
Desde o colapso da R’lyeh, ao longo do tempo, a cidade ciclópica emergiu a superfície algumas vezes na história, liberando Cthulhu temporariamente. Nesses períodos, ele se comunica com seus sectários, já que a grande massa de água do oceano bloqueia as transmissões telepáticas quando a cidade está submersa. Quando R’lyeh afunda de volta, Cthulhu volta ao seu túmulo monolítico para dormir o sono da morte. Mas as profecias são cada vez mais frequentes, alguns dizem que quando as estrelas se alinharem, R’lyeh vai subir mais uma vez e nunca mais vai afundar, Cthulhu então reivindicará a terra, matando e destruindo tudo em seu caminho.

O Culto de Cthulhu, que é liderado por sacerdotes imortais das montanhas da China, se espalhou ao longo do mundo: foram encontradas evidencias do culto em uma série de regiões como Haiti, Luisiana, Pacífico Sul, México, Sibéria e Groenlândia. Porém o maior centro de cultistas e adoradores do Cthulhu foi a cidade perdida de Iram na Arábia Saudita, construída segundo as lendas por criaturas gigantescas. Alguns afirmam que nessa cidade existe um “ser superior” que não é humano, que envia as ordens para os Cultos do Cthulhu espalhados pelo mundo.
Sobre esta figura primordial paira várias crenças, que são difíceis de discernir entre a mera especulação e fatos confiáveis, mas ao se tratar desses seres tudo é muito difícil de diferenciar. Entre eles estão os que Cthulhu seria um enviado de Yog-Sothoth e age como seu Sumo Sacerdote espalhando sua “palavra” pelo cosmo. Considerando suas origens não se pode descartar a ideia. Outra se refere a uma estranha briga com seu “irmão” Hastur, as razões para este conflito são desconhecidas, mas essa inimizade foi transferida para seus cultos que se odeiam.
Com isso concluímos nosso estudo sobre o Cthulhu, aprendemos sobre sua origem, seus cultos e como ele chegou à terra.