Olá galera, estou atrasado, mas como prometido aqui está a resenha do kemet ta-Seti. Vou dar uma explicação rápida de como funciona a expansão e dar a minha opinião sobre o que eu achei a respeito de cada mecânica ou componente adicional do jogo.
Uma misteriosa cidade chamada Ta-Seti surgiu ao sul da cidade de Kemet, muitos sacerdotes estão a caminho para a misteriosa cidade, mas chegar até lá é muito perigoso e não vai ser um desafio fácil para ninguém. Enquanto os sacerdotes estão em sua peregrinação, novas criaturas se unem aos reinos na cidade de Kemet, juntamente com uma nova forma de poder, a pirâmide Negra.
Nessa expansão cinco novos módulos de jogo são adicionados ao jogo base, podendo ser jogados separadamente ou todos de uma vez. Antes de iniciar uma partida devem ser determinados quais módulos os jogadores desejam adicionar para a partida e adicionar os seus componentes e regras aos do jogo base.
Módulo 1: Pirâmide Negra e seus Poderes
Nesse módulo os jogadores poderão ter acesso aos poderes da pirâmide negra, assim como no jogo base os jogadores terão 3 níveis de pirâmides para adicionar no início do jogo, podendo agora escolher a pirâmide Negra. Se um jogador escolhe colocar 1 nível em três pirâmides diferentes ele não terá acesso a quarta pirâmide, assim, ele só poderá comprar poderes da pirâmide que ele não possui se ele conseguir tomar uma pirâmide dessa cor de outro jogador. A pirâmide negra funciona do mesmo modo que as outras pirâmides do jogo, mas com poderes diferentes, ao escolher jogar esse módulo de jogo adicione os poderes da pirâmide negra junto aos poderes das outras pirâmides.
Poderes da Pirâmide Negra
Esse módulo de jogo foi um dos que eu mais gostei nessa expansão, acho que muitos estavam querendo essa expansão justamente por causa dele, onde uma nova cor de pirâmide é adicionada e novos poderes são disponibilizados para serem comprados. Eu gostei bastante dos poderes da pirâmide negra, são bem mesclados entre ataque, defesa e utilitário, juntando um pouco de cada uma das outras pirâmides já existentes no jogo base. As criaturas da pirâmide negra seguem o mesmo conceito dos poderes, uma para cada tipo de função no jogo, uma mais voltada para o ataque (Devorador), outra para a defesa (Esfinge de Khnum) e a outra mais para o utilitário (Esfinge de do Grifo), ambas são muito boas e fazem bem o seu papel em uma batalha, no geral a pirâmide negra é muito boa, eu particularmente considero ela uma das melhores, mas a estratégia de cada jogador pode fazer ele não gostar muitos dos seus poderes.
Dados que representa a Piramide Negra.
Módulo 2: Nova fase: Amanhecer
Esse módulo substitui a fase de determinar a ordem de turnos do jogo base, agora no começo de cada turno os jogadores poderão fazer uma espécie de aposta para determinar a ordem em que ele quer ficar durante aquele turno. Os jogadores devem jogar uma de suas cartas de batalha voltadas para cima e juntamente podem jogar tokens de amanhecer, os jogadores são colocados na ordem no tuno de acordo com a soma das forças de batalha de sua carta e token de amanhecer.
Os jogadores ganham tokens de amanhecer sempre que perdem uma batalha ou todas as suas unidades são eliminadas em um combate, esse jogador recebe um token de amanhecer de +1. Jogadores podem possuir qualquer quantidade de tokens de amanhecer.
Tokens de amanhecer.
Esse módulo não foi muito interessante a meu ver, é só uma regrinha adicional para quem não gosta da regra original da ordem de turnos que vem na caixa básica, eu particularmente prefiro a regra original, usamos essa nova regra poucas vezes.
Módulo 3: Caminho para Ta-Seti
O módulo 3 é o que dá titulo a expansão do jogo, esse módulo adiciona uma pequeno tabuleiro dividido em quatro partes pequenas que se encaixam formando um mini tabuleiro, nesse mini tabuleiro será onde os jogadores vão colocar os seus três sacerdotes para fazer o caminho até a misteriosa cidade de Ta-Seti. Sempre que um jogador usar uma ação de movimento na sua ficha de ação, ele poderá mover um de seus sacerdotes em Ta-Seti, todos os efeitos e bônus do tabuleiro de Ta-Seti devem ser terminados para que o jogador possa fazer a sua ação de movimento no tabuleiro principal.
Tabuleiro de Ta-Seti.
Cada jogador possui 3 sacerdotes que podem caminhar até a misteriosa cidade, sempre seguindo em uma linha para frente em direção a cidade, vila ou templo, quando terminar o seu movimento em um desses locais o jogador terá de decidir se ele quer pegar a recompensa do local onde ele está ou deixar o seu sacerdote continuar o caminho até Ta-Seti, caso o jogador decida receber a recompensa do local ele deve remover o seu sacerdote do tabuleiro e voltá-lo para o começo da trilha ou colocá-lo no tabuleiro principal caso ele tenha pego uma habilidade (explicação de habilidade e recompensa mais abaixo), os jogadores podem ter todos os sacerdotes ao mesmo tempo na trilha.
Os benefícios que os sacerdotes podem pegar durante a sua caminhada até Ta-Seti são de quatro tipos: tokens temporários que vão lhe ajudar na próxima batalha; objetos que podem ser de nível 1 ou 2, que lhe dão bônus ou algum benefício específico; e tokens de habilidade para os seus sacerdotes. Os tokens são descartados sempre que o jogador usá-los para receber o seu bônus, já as habilidades são um pouco diferentes, sempre que um jogador ganha uma habilidade com um de seus sacerdotes, ele deve remover o seu sacerdote do caminho para Ta-Seti e coloca-lo no lugar de uma de suas unidades no tabuleiro. As tropas que andarem com esse sacerdote possuem a vantagem da habilidade que ele acabou de conseguir, e todos os sacerdotes compartilham as suas habilidade entre si, assim, se você pegou duas habilidades no caminho, todas as tropas que estão com algum dos seus sacerdotes possuem ambas as habilidades. Sacerdotes no tabuleiro principal são tratados como unidade comum em batalha, mas que têm habilidades para ajudar a tropa. Uma tropa nunca recebe bônus dobrado caso esteja andando com dois ou mais sacerdotes.

Miniatura dos sacerdotes e tokens de habilidades e objetos ao lado.
Esse sim é o melhor módulo que vem nessa expansão, o caminho para Ta-Seti é muito legal, você deve sempre estar de olho no que você quer ganhar e tentar chegar lá antes dos outros jogadores. O diferencial das habilidades dos sacerdotes pode influenciar bastante durante uma partida, pois a junção deles com as criaturas dentro do tabuleiro principal pode lhe dá muita vantagem durante os combates, além dos itens que você pode coletar também durante o caminho, que são muito bons e podem lhe fornecer vantagens boas em determinados momentos do jogo. Por fim, caso você não queira pegar nenhum desses benefícios durante todo o caminho, você pode ganhar 1 ponto permanente se chegar a cidade de Ta-Seti. É um módulo completo, com regras e mecânicas novas para o jogo base, algumas expansões para alguns dos jogos que eu tenho não são tão boas quanto apenas esse módulo dessa expansão.
Módulo 4: Novo Modo de Vitoria
Esse módulo apresenta um novo jeito de se ganhar a partida, e no manual é aconselhado que ele seja usado juntamente com o módulo 2, mas pode ser jogado separadamente também. Esse módulo consiste em uma nova maneira de se vencer a partida, que é durante a fase do dia e não no final dela, funciona assim: na vez do jogador ativo, se ele tiver a quantidade de pontos para ganhar a partida (8 ou 10 dependendo de com quantos pontos os jogadores tenham combinado em terminar a partida), e nenhum oponente tenha mais PV que ele, a partida acaba e o jogador ganha a partida, caso algum outro jogador tenha a mesma quantidade ou mais PV que o jogador ativo ninguém vence a partida ainda e ela segue normalmente, no final desse turno, o jogador que tiver mais PV vence a partida , do mesmo modo da regra básica do jogo.
Esse módulo, assim como o módulo 2, também não me agradou muito, prefiro o jeito tradicional de ganhar a partida, onde você mesmo perdendo por alguns pontos ainda tem o restante do turno para tentar conseguir aqueles pontos que faltam para alcançar o jogador que vai vencer a partida. Em muitas das partidas que jogamos os jogadores que geralmente fazem 10 PV não ganham a partida, pois muitas vezes tem jogador com 1 ou 2 pontos atrás e nesse momento ele usa toda uma estratégia e ações para passar os 10 PV do jogador que iria ganhar a partida. Como ele é mais bem utilizado em conjunto com o módulo 2, geralmente também não o usamos quando vamos jogar.
Módulo 5: Novas Cartas de Batalha e Intervenção Divina
Acredito que esse seja o módulo mais fácil dessa expansão, pois ele apenas adiciona um conteúdo já existente no jogo, sem alterações de regras ou mecânicas. Basicamente o jogador vai ganhar mais 2 cartas de batalha, que agora vão fazer com que o seu baralho de batalha fique com 8 cartas, e os jogadores devem adicionar as novas cartas de Intervenção Divina ao baralho. As regras para se usar e comprar as respectivas cartas continuam a mesmas, apenas com novas variantes de ambas as cartas, fazendo com que os jogadores tenham um leque maior de opções quando jogarem suas cartas de batalha ou comprarem novas cartas de intervenção divina.
As duas novas cartas de batalha.
Esse módulo é simples, mas indispensável em uma partida, pois é básico, sem muita regra para se saber sobre ele. As novas cartas dão aos jogadores novas maneiras de encarar uma batalha e novas estratégias com as cartas de intervenção, eu achei esse conteúdo adicional muito bom, achava mesmo que o joga precisava de mais algumas cartas, principalmente de batalha, é um módulo simples mas realmente muito bom.
Componentes
Os componentes dessa expansão são muito bons, assim como os do jogo base, ótimos tokens, belas miniaturas (principalmente as das criaturas) e qualidade das cartas igual ao do jogo base, bonitas ilustrações tanto nos tokens quanto nas cartas, e como não podia ser diferente, a arte da caixa do jogo é muito bonita, não deixando nada a desejar com relação a caixa do jogo base, não há muito que reclamar, é uma expansão ótima em componentes e conteúdo.
Componentes da expansão.
Opinião Sobre a Expansão
É uma das melhores expansões que já comprei, em minha opinião valeu cada centavo que gastei e poderia até valer um pouco mais devido a grande quantidade de material que vem dentro dela, gosto muito quando a expansão de um jogo traz mais de uma mecânica ou conteúdo adicional ao jogo base, vale a pena comprar esse tipo de material variado, pois ele não vai lhe dá um simples conteúdo ou regra nova, e sim várias possibilidades que podem ser adicionadas ou não ao jogo base, tornando-o ainda mais grandioso. Aos jogadores que gostam do Kemet eu aconselho demais essa expansão, a Galápagos Jogos ainda não falou nada sobre trazer a expansão para o Brasil, mas acredito que ela tenha essa intenção, e isso vai tornar a expansão ainda mais barata para o público nacional.
Algumas das miniaturas do jogo.
Para quem quiser da uma olhada na resenha do jogo base vou deixa o link aqui na descrição.