Por Bruno
“Como parte de um intercâmbio com a Universidade do Cairo, uma exposição conhecida como “Legado dos Faraós” está chegando a Arkham. Enquanto os estudantes e professores da Universidade de Arkham estão entusiasmados com o potencial das investigações, outros membros da comunidade olham a notícia com perigo e com olhos atravessados. A forma com que a maioria das pessoas olhava estava correta, pois a cidade já sitiada é atacada por cultistas, profanadores de relíquias, e o aumento potencial dos temidos e poderosos Antigos (Old Ones).”
Os fãs de H.P. Lovecraft vão reconhecer a divindade apavorante Nyarlathotep. Uma de suas muitas formas é o sinistro Faraó Negro, e seus adoradores incluem a Seita do Faraó Negro. Se você sempre quis testar suas habilidades (e sua sanidade) contra aquele que chamam de o “Caos Rastejante”, compre essa expansão.
Aqui está um resumo de como cada tipo de carta afeta a jogabilidade:
Itens de Exposição – Igual a itens únicos, exceto que eles só podem ser adquiridos através de encontros e não têm valor monetário.
Cartas de Portais – cartas de portais especiais com as cores dos dois símbolos de encontro. Se a sua sorte é ruim, há uma chance de seu investigador ter de enfrentar um Ancient One.
Barrado no Bairro – Estas cartas são descartadas quando o nível de terror sobe, mas elas podem ser uma verdadeira dor de cabeça. Se uma destas cartas estiver no jogo, o investigador não será capaz de entrar em um local no bairro designado durante a fase de movimento. Esta carta foi removida na edição revisada da expansão lançada em 2011.
Benefícios e Detrimentos – Parecidos com bênção e maldição, estas cartas criam condições específicas, que ajudam ou dificultam seu investigador.
Aliados – Os aliados nesta expansão dão bônus para tipos específicos de testes. Exemplo: Magia, Evasão, Horror ou Combate.
Curse of the Dark Pharaoh pode ser jogado de 2 formas: Visitante ou Exibição Permanente. Por um lado você pode substituir alguns decks de cartas, conhecendo rapidamente as novas cartas. Por outro lado você pode fazer uma mistura de cartas do Arkham Horror.
Esta expansão deixa o jogo muito mais complicado, com algumas cartas fatais. Embora você tenha novos aliados, magias e benefícios, outras cartas atrapalham muito a vida do investigador.
Curse of the Dark Pharaoh é uma expansão na média, alguns jogadores não fazem questão de comprar ela, mas alguns jogadores adoram o fator desafio. Ela tem seu charme e merece sim um lugar na prateleira. Mas não seria a primeira escolha de imediato para compra.
Bruno