Kak4rotto:Eu sou obrigado a resolver os dados na última rolagem, mesmo que isso faça eu ferir ou matar um aliado?
Ex: Se eu tirar o tiro (1), e do meu lado esquerdo e direito tem parceiros, tenho que usar independente?
Aaah! E só pra completar a interpretação com as regras. Além do manual do jogo base afirmar:
Folheto de Regras:"Você deve aplicar os resultados dos dados na seguinte ordem. Não ignore nenhum dado, use todos eles!".
Também temos no fórum do BGG uma afirmação da própria dVGiochi (a desenvolvedora do jogo):
dVGiochi:Como regra geral: você deve aplicar todos os resultados dos dados, se possível.
Um resultado de Cerveja faz com que você escolha um jogador para restaurar 1 ponto de vida. Está especificado nas regras que você pode escolher um jogador que já tenha todos os pontos de vida e ele não ganharia nada.
Fonte:
https://boardgamegeek.com/thread/1733368/article/25165507#25165507
Resumindo, somos obrigados a resolver qualquer resultado. Logo, somos também obrigados a usar Resultados de Tiro ou Metralhadora no final da rodada mesmo que prejudique um aliado. O único jeito de evitar isso é usar as suas re-rolagens para que isso não aconteça (caso essa seja sua vontade, senão usa de blefe pra atingir alguém de propósito ahahaha).