Por Chris Marling
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1496714/lignum-four-sided-game-review
Lignum é um jogo de tabuleiro médio-pesado do designer
Alexander Huemer, editado pela
Mucke Spiele. Segue muito mais a tradição alemã de "jogo euro” e é indicado para dois a quatro jogadores e pode levar umas boas duas horas de experiência - ou um pouco mais para os jogadores mais lentos ou mais recentes. Apesar de algumas decisões de produção estranhas (ver principais observações abaixo) nos componentes do jogo, o design gráfico e tabuleiros são bons. Na caixa você encontrará 45 cartas, cerca de 200 fichas de papelão, 40 meeples, quase 200 discos / cubos, quatro tabuleiros de madeira do jogador e o tabuleiro principal – não é para os fracos de coração. Você pagará mais de £ 40 para uma cópia: o tema parece apropriado, pois parece ser o equivalente a uma árvore dentro da caixa!
Lignum vê os jogadores passarem por todo o processo - você vai cortar, transportar, serrar e depois vender as árvores. Os principais mecanismos são a colocação de trabalhadores e seleção de ações, mas também é um jogo econômico. Fluxo de caixa e planejamento são os elementos que fazem deste um verdadeiro queimador de cérebro, especialmente quando você começa a adicionar as expansões incluídas. Há até mesmo um pouco de alimentação e aquecimento para os fãs de
Agricola. O dinheiro é apertado, especialmente no início, e ganha o jogador que terminar o jogo com mais dinheiro.
Ensino
Lignum é um jogo com grandes regras gerais; não há como contornar o fato de que você terá que explicar cada seção do tabuleiro antes de você jogar. Do lado positivo, é bastante linear, com a forma como o jogo progride muito fácil. É importante notar também que o jogo integra o tema muito bem. Cada parte do processo faz sentido, o que realmente ajuda quando você descreve os processos para os jogadores. O jogo é dividido em oito rodadas, ou estações - assim você está, essencialmente, jogando através de dois anos. Seis destas estações jogam de forma idêntica, enquanto os dois invernos têm um conjunto muito mais limitado de opções. Você pode deixar uma descrição detalhada do primeiro inverno após a primeira rodada.
Estações de inverno não estão em duas metades - a recolha (equipamentos, trabalhadores, madeira, etc), e em seguida, a manipulação (usando o que você recolhe). O que torna
Lignum tão complicado é que você está tentando planejar sua manipulação futura com o que você reunir, com nenhuma certeza concreta de que você conseguirá. O início de cada época vê o tabuleiro semeado com guloseimas - tudo, desde vagões gratuitos e comida para serradores e lenhadores contratados. Jogadores seguem um caminho de 20 espaços sobre o tabuleiro, movendo-se tão longe quanto possível cada vez mais - mas não há como voltar atrás.
Equipamentos de transporte, como balsas e vagões são limitados, por isso, se você não chegar a um desses espaços primeiro você não terá um. Mas muitas vezes você terá que contratar os trabalhadores do transporte antes que você saiba se conseguirá ter um - e os trabalhadores não utilizados ainda precisam ser pagos. Chegar ao fim do primeiro caminho também é benéfico, já que o último espaço determina a ordem para a estação seguinte - por agir em primeiro lugar no caminho, você também escolhe primeiro uma área de corte. Isso pode ser importante já que você pode querer certos tipos de madeira para mais lucro, para a lenha, ou (no jogo avançado) para cumprir uma tarefa particular.
Em seguida, os jogadores seguem a trilha de fase impressa na parte de cima do tabuleiro: colocar sua madeira em sua área atribuída; transportá-la para sua serraria; e em seguida, vendê-la ou secá-la (para vender mais tarde para mais lucro). Você pode manter o equipamento não utilizado, mas todos os trabalhadores não utilizados voltam para o tabuleiro para a próxima temporada. No inverno, o tabuleiro não é propagado. Em vez disso, os jogadores jogam uma versão limitada da segunda parte de uma estação padrão. Já que você não terá as guloseimas que você precisa para planejar seus invernos com antecedência, acrescentando mais uma camada de estratégia à mistura - enquanto o inverno é duro, também pode ser uma maneira extra e valiosa para recolher algum dinheiro fácil se você planejar corretamente. No final de cada inverno, você também precisará de madeira para alimentar e aquecer a sua serraria. E no final do segundo inverno você venderá o que resta em suas lojas; em seguida, conta o seu dinheiro para ver quem ganhou.

Os quatro lados
Estes são para mim, mais três jogadores fictícios elaborados a partir da observação de meus amigos e suas respectivas peculiaridades e estilos de jogo.
O escritor: O caminho através da floresta em
Lignum funciona brilhantemente. Você realmente sente a tensão quando os jogadores tentam adivinhar as intenções do outro (tudo dos jogadores têm de estar visível), então adaptar suas táticas para se ajustar a suas estratégias de ação. Esta tensão é ajudada por uma economia realmente apertada onde você nunca quer perder uma única moeda. No primeiro ano, isso é matemática simples - você não pode se dar ao luxo de desperdiçá-la. Mas em dois anos, uma vez que seu fluxo de caixa é OK, você se lembra de que dinheiro é ponto - o que significa que você tem que ganhar o máximo para ganhar, o que cria a sua própria tensão.
O pensador: Fiquei surpreso com as diferentes estratégias disponíveis no que parece à primeira vista uma arena muito limitada. Este é um jogo sobre eficiência, mas sutilezas no jogo podem fazer uma grande diferença. Você não pode presumir que pegar um monte de madeira significa que você está ganhando, já que tudo que você faz para isso custa dinheiro - ou seja, um jogador que desloca uma quantidade menor de bens com eficiência muito alta ainda pode ganhar o jogo. Para aqueles que querem mais de um desafio as expansões "missões" e "trabalho planejado”, 'incluídos na caixa forçam ainda mais seu planejamento. Um título forte.
O lixeiro: Depois de conseguir uma jogada redonda em
Lignum (o que poderia levar uma vida inteira!) você começa a ver como desagradável essa pode ser. Os jogadores precisam obter seus lenhadores no espaço quatro do caminho, muitas vezes antes que eles tenham uma noção concreta do que eles farão com eles. Alguém tem uma jogada de risco (contratação de apenas um lenhador, na esperança de um vagão) e que pode ficar seriamente ferrado se os outros jogadores pularem alguns outros brindes saborosos apenas para agarrá-los primeiro - é simplesmente um caso de escolher como trabalhar, o que beneficiará a maioria. Mas no geral, este é um processo de pensamento longo demais para mim. Eu prefiro pensar no presente.
O diletante: Sinceramente, este tipo de jogo é para os jogadores sérios. Ele não tem uma boa integração do tema, mas mesmo assim consegue às vezes. Meu Sawyer precisa de uma serra - porque é que o lenhador precisa de um machado? E eu coloquei minha madeira lá para ser serrada - por que eu não posso mudar minha mente mais tarde e vendê-la? Eu posso comprar uma serra no mercado - por que eles não vendem vagões? Claro que a resposta para a maioria dessas perguntas são para tornar o jogo mais difícil, o que é muito bom em minha opinião - contanto que você não me faça jogá-lo! Especialmente com as expansões...
Principais observações
Posso dizer que
Lignum é muito implacável. Muitos erros na primeira temporada podem fazer você ficar atrás da curva e nunca realmente se recuperar, tornando longas suas duas horas. Difícil, mas eu acho que isso é muitas vezes aceito neste tipo de jogo. Para alguns, também falta emoção. Enquanto há muitas decisões importantes a serem feitas, a maioria consegue se resumir a uma moeda aqui ou uma moeda lá. Esta posição é apoiada pelo fato de que todos os jogos que eu joguei ficaram muito próximos, mas cada vez eu senti ainda que o jogador que ganhou mereceu a vitória. Mas o jogo é muito equilibrado e linear em grande parte, por isso, se isso não é pra você, pode ser melhor evitá-lo. O jogo joga bem para dois, três ou quatro jogadores, mas acho que três é o ponto perfeito. Apesar de algumas restrições de equipamentos, em dois jogadores não tem a mesma tensão no caminho da floresta; enquanto quatro é muito duro em termos de opções de transporte - e não é realmente um bom caminho. Dito isto, eu felizmente vou jogar com qualquer número de jogadores.

Tabuleiro do jogador
Em termos de qualidade de produção, algumas decisões muito estranhas foram feitas. A caixa é de um tamanho irritantemente irregular – fica ainda mais irritante uma vez que você abri-la e perceber que nada se enquadra dentro dela também. Só posso supor que o fabricante teve uma corrida às caixas baratas desta dimensão ímpar; ou que alguém fez uma bobagem quando encomendou uma das caixas ou os tabuleiros do jogo. Igualmente estranho cada jogador tem uma marcação esquisita na “pilha de lenha que fica ao lado de seu tabuleiro”. Parece uma reflexão tardia horrível, o que realmente deveria ter sido incorporado ao tabuleiro principal ou ao do jogador. O mesmo vale para a área 'trabalho planejado" do tabuleiro. Somente usado na expansão mais avançada parece ter sido colado no tabuleiro no último minuto, arruinando o bom trabalho feito em outros lugares na arte do tabuleiro de administração e no design gráfico. Em geral estes elementos fazem parecer que o jogo foi feito apressado – o que é uma vergonha, uma vez que ele foi testado. E antes que você pergunte, sim, o jogo foi financiado pela multidão.

Conclusão
Em alguns aspectos,
Lignum é um jogo difícil de amar. Quando você colocá-lo junto com recentes jogos euros médios-pesados, como
Terra Mystica ou
Caverna: The Cave Farmers ele realmente não tem o mesmo nível de apelo visual. Mas, na verdade nós estamos realmente no reino dos jogadores de trem e de pequenas editoras aqui; e os jogadores aprenderam a ver dentro do jogo para abraçá-lo. E eu acho que a maioria dos fãs de jogos de tabuleiro médio-pesado encontrarão um monte de coisas para gostar quando começarem a jogar
Lignum.
As coisas mais importantes são as decisões e planejamento difíceis - também pela carga do vagão. Claro, economia e decisão de espaços são limitadas - mas isso só concentra você em um espaço apertado em que possa superar seus adversários. Não para todos, mas é um delicioso desafio para aqueles que amam este tipo de jogo. E há mais do que eu mencionei aqui. Eu não mencionei as cabanas, que você pode, opcionalmente, coletar para dar-lhe ações extras - particularmente úteis no inverno. Ou as expansões que vão forçá-lo a fazer um bom planejamento mais para frente, fazendo você coletar determinados tipos de madeira em estados específicos de secura - ou dando-lhe ações extras em épocas específicas para que você possa alinhar o trabalho extra por fazer. Para mim,
Lignum será um goleiro culpado: o tipo de jogo que vai sentar-se ao lado de
Brass,
Caylus e o resto dos meus jogos mais pesados que muito raramente são tocados, mas que eu gosto muito de jogar.
Traduzido por mgstavale