Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. The Witches: A Discworld Game
  4. Análise: The Witches: A Discworld Game

Análise: The Witches: A Discworld Game

The Witches: A Discworld Game
  • avatar
    Ricardo Gama09/02/16 05:50
    avatar
    Ricardo Gama
    09/02/16 05:50
    4575 mensagens MD

    Por Rutger W
    Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1433434/witches-guilty-pleasure-risk-management

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/44846_m.jpg


    Introdução

    Quando eu comprei a edição limitada do jogo The Witches: A Discworld Game, eu não tinha lido quaisquer comentários. Se eu tivesse, eu provavelmente nunca teria comprado, como a maioria dos usuários que não gostam do jogo. Isso é um pouco compreensível. Jogadores de tabuleiro hoje em dia têm padrões elevados, especialmente aqueles que fazem reviews, e esses jogadores na sua maioria não casuais preferem trocar um jogo orientado através de dados como Risk por um jogo onde há menos sorte envolvida, como Small World.

    No entanto, este jogo encontra o seu caminho para a minha mesa em muitas ocasiões, geralmente depois de jogar um jogo mais pesado. Não todas às vezes, não porque eu gosto do tema, porque eu nunca li um livro da série Discworld. Não porque eu gosto de jogar dados também, meus jogos favoritos são Puerto Rico e Power Grid.

    Witches é tão simples de aprender, que é fácil de ignorar os elementos estratégicos na jogabilidade, já que eles não são tão óbvios. À primeira vista e jogando, você sente algum risco, mas sem o ataque dos outros jogadores. Você basicamente andará (ou voará em uma vassoura) para tentar resolver as coisas sem contar com a sorte nos dados. Isso pode ser frustrante, pois não é assim que você deve jogar este jogo se quiser ganhar. É geralmente o resultado de uma subestimação grosseira das poderosas opções disponíveis. Depois de algumas partidas, as estratégias sutis e mecânicas que se pode aplicar devem começar a brilhar. Eu acho que este jogo é um gênio, e eu escreverei um post não padrão descrevendo a mecânica complexa para fazer você me entender.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/295/y8qcw4.jpg


    A seleção e a colocação das Bruxas.

    O jogo começa enganosamente simples. Você seleciona uma bruxa com certo poder e vantagem. Três delas têm um poder que é muito parecido com uma carta regular e só pode ser usado uma vez, e a última, Dimity, pode iniciar o jogo. Nas primeiras execuções você acha que não importará muito o que você escolher, mas pode realmente fazer muita diferença; especialmente porque esta mecânica decide quem começa o jogo. Aquele que inicia o jogo também coloca seu peão de bruxa em primeiro lugar, e, portanto, pode decidir sobre a localização estratégica para fazê-lo. Isso é importante, já que o movimento é limitado, e você não pode mover-se normalmente através de problemas ou de outras bruxas. Eu digo que neste jogo isso é uma grande vantagem, já que esta pessoa pode geralmente ir rapidamente resolver problemas fáceis e aumentar sua mão. Obviamente é melhor selecionar uma bruxa com um poder, mas ainda assim pode ser muito bom começar o jogo, como às vezes pode acontecer em um jogo de três jogadores.

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/3184_m.jpg

    Bruxas da edição de colecionador


    Número de rodadas

    Todo mundo terá o mesmo número de rodadas, o que aumenta as chances iguais apenas ligeiramente. Isso significa que aquele que vem por último tem geralmente menos para fazer durante sua última rodada. Isso pode ser um grande obstáculo e é o resultado direto do processo de seleção durante as rodadas da partida. Tenha isso em mente, sempre!

    Outra grande mecânica deste jogo é que você basicamente tem duas rodadas em cada turno. Se você falhar em alguma coisa, geralmente você pode fugir do local sem muita consequência. E se for a sua primeira vez, nada vai impedi-lo de tentar de novo!

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/3188_l.jpg


    Problemas fáceis.

    O tabuleiro é um mapa dispersado com problemas fáceis e difíceis. Os problemas fáceis são coisas mundanas, como gravidez, mortes e membros quebrados. Durante as primeiras rodadas, você provavelmente vai resolver problemas fáceis, pois isso aumenta a sua mão. Problemas fáceis nem sempre são iguais, e são uma das principais mecânicas para determinar o vencedor no final. Alguns exigem que você consiga apenas 7 pontos, outros exigem que você consiga 12. Mais importante, eles variam muito para pontos de vitória também, de 1 a 3. O que você costuma observar com novos jogadores é que eles tomam demasiados riscos, desnecessariamente, e jogam muitas pequenas cartas para resolver problemas fáceis. Subestimar coisas como a morte, gravidez e doenças que infestam o gado é realmente o pior erro que se pode fazer neste jogo, porque ...

    Cacarejos e chá

    ...se parar de resolver problemas, os cacarejos aumentarão. Se você aumentar os seus cacarejos porque os contadores estão fora de alcance e você está se segurando ao máximo, você começará a ficar louco e recolher Black Alices, que dão -1 ponto de vitória. Você nunca pode se livrar delas, então cuidado.

    Algumas pessoas condenam este sistema, mas cacarejos são facilmente diminuídos. Sempre que você encontrar ou procurar outra bruxa no tabuleiro, você é obrigado a parar e beber chá. Isso é benéfico para o outro jogador também, uma vez que isso diminuirá seus cacarejos (embora não tanto quanto os seus). Os jogadores que não bebem chá neste jogo não chegarão longe, porque os seus cacarejos se acumulam. Além disso, os outros vão evitá-los, tanto quanto possível por causa de seu comportamento antissocial, e selecionarão outros jogadores para beber chá. Você coça minhas costas, eu coço as suas – alianças de chá podem ser extremamente úteis.

    Ao jogar este jogo seus cacarejos aumentarão, por isso certifique-se sempre de que o risco de obter uma Black Alice esteja reduzido à zero. Além disso, tentar bloquear problemas interessantes na estrada pode fazer com que os outros sejam obrigados a beber chá com você.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/565/w2rq5j.jpg


    Dados.

    Os dados neste jogo não são apenas dados. Eles são pontos que você precisa para resolver problemas, e podem ser manipulados, como aumento de valor ou uma re-jogada por meio de cartas. Eles são um risco e uma responsabilidade que você tem que gerenciar. Além disso, eles podem lhe dar cacarejos.

    Você vai sempre ter 4 dados no total, e ao tentar resolver alguma coisa, você vai primeiro jogar 2 deles, e em seguida, avaliar os resultados e jogar cartas para tentar aumentar o valor. Você, então, joga os outros 2 dados, e verifica se você quer resolver ou não o problema. Esta é a mecânica mais importante do jogo; se a sua primeira jogada for ruim, você precisa jogar cartas para aumentá-la e tentar estimar as chances com as quais você consegue fazer isso.

    Depois de algumas rodadas, você começará a perceber que é muito benéfico jogar quantas cartas você puder durante o seu turno; elas aumentarão em grande parte seus valores de dados e você será reabastecido no final do turno de qualquer maneira. Quanto mais cartas você jogar, é mais provável que bons valores passarão para o seu lado.

    A propósito, algumas pessoas ficam com uma sensação de que ao jogar um dado estão assumindo um risco. Este jogo serve para essas pessoas também.

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/3187_l.jpg


    Problemas difíceis.

    Problemas difíceis são representados por um único vilão principal. Depois de aumentar sua mão o suficiente, você provavelmente estará tentando resolver problemas difíceis, à medida que aumentam os seus pontos de vitória, assim como o seu poder de ataque. No começo parece uma tarefa impossível, mas é completamente o oposto. É vital para reduzir o fator sorte. Se o seu primeiro lance de dados é muito ruim, você precisa fugir e tentar novamente uma segunda vez, em vez de gastar cartas. Um grande erro que alguns jogadores fazem é correr riscos que são muito grandes com sua segunda chance sobre problemas difíceis.

    Problemas difíceis são divertidos, porque os personagens neles tornam-se famosos depois de algumas rodadas. Ver Lily Weatherwax ou o Wintersmith aparecer é ter um ataque cardíaco, por várias razões. Eles valem muitos pontos para seus adversários ou mesmo para você, mas as consequências se você deixá-los é uma espécie de mal. Mesmo os mais fáceis como o Homem Astuto pode colocar todo mundo no calabouço, ou vários vampiros em uma crescente crise podem fazer com que todos percam.

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/3189_l.jpg


    Cartas.

    As cartas podem ser surpreendentes. Todas têm múltiplos usos, quer para aumentar os pontos de dados ou usar certo poder especial. Cartas geralmente reduzem as chances de falha, então você não tem nenhuma razão para não usá-las, já que elas serão reabastecidas no final do seu turno. A única exceção a isso são as cartas com o subtítulo "Power of Three". Além de suas vantagens habituais estas cartas são extremamente poderosas, já que três delas resolvem instantaneamente qualquer problema, mesmo aqueles difíceis. As cartas fornecem outra mecânica grande e sutil para a jogabilidade. Normalmente, os novos jogadores fazem dois grandes erros: eles usam pouco as pequenas cartas genéricas, e muitas "Power of Three" (já que seu poder regular também é muito atraente). Deveria ser o contrário, com certeza; jogar tantas cartas quanto possível, então as chances de coletar "Power of Three" aumenta.

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/3190_l.jpg


    Falha do Grupo.

    O elemento estratégia no final do jogo é o fracasso do grupo, e isso é duplamente verdade.

    Elfos são problemas difíceis que podem fazer todos perderem o jogo simultaneamente. Se três problemas difíceis mostrando elfos ou seus parentes estiverem em aberto no final de seu turno, é auto condenação. Por si só, isso não vai acontecer com muita frequência, mas sempre que acontecer fique claro que você perderá o jogo de qualquer maneira, então eu sugiro que você vá tentar resolver o maior número de problemas difíceis quanto possível, para garantir que outras pessoas não ganhem. Esta talvez seja uma urgência no jogo, que vai com certeza aumentar a tensão.

    Além disso, alguns problemas aumentam 2 pontos quando uma crise eclode, ocasionalmente e de forma aleatória. Isto torna mais difícil e menos atrativo resolver o problema. No entanto, se não há mais contadores de crise, ou um valor igual, há uma crise ao redor e todo mundo perde. Você realmente não pode aumentá-los manualmente, por isso nenhum dispositivo podem fazer os outros perderem como os Elfos. Mas, certamente, não saia por aí resolvendo um problema infestado de crise se você está prestes a perder.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/043/uji6u4.jpg


    Por último, mas não menos importante: Tema & Componentes

    O tema eu e meus amigos achamos muito divertido. Quando alguém recebe cacarejos, os outros provocam o jogador para cacarejar como uma bruxa. Além disso, a obra de arte é muito boa por todos os lados. As cartas são incríveis, e estão vinculadas a personagens individuais a partir dos livros.

    Os componentes da edição limitada são impressionantes: o tabuleiro elegante é maior do que na versão regular, e as peças de estanho das bruxas estão incríveis. No entanto, elas também não são tão praticas já que elas podem cair e podem danificar o tabuleiro; pode existir uma confusão esporádica sobre qual bruxa é qual. É altamente recomendado a obtenção de um conjunto destes:
    http://shop.microartstudio.com/discworld-boardgame-pawns-discworld-the-witches-p-1004.html

    Espero que tenham gostado desta revisão, até a próxima!

    Traduzido por mgstavale
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/686/714cbd.jpg

    0
    0
    10

  • Canal

    Veja Também

    LudoNews

    Veja Também

    Próximos Financiamentos Coletivos de RPG
    Próximos Financiamentos Coletivos de Jogos de Tabuleiro
    CapyCat Game anuncia parceria com a Piquinim Jogos e o lançamento do Volume II
    Munchkin Vox Machina traz a campanha de Critical Role para o jogo de cartas
    Anúncios Spoiler Fest

    Compre agora o jogo The Witches: A Discworld Game na LUDOSTORE
    R$ 221,50 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer

    Comentários:

  • Mestre dos Magos
    476 mensagens MD
    avatar
    Mestre dos Magos09/02/16 17:16
    Mestre dos Magos » 09/02/16 17:16

    Cara eu tenho a versao com as figuras de metal e realmente sao pesadas e nao sao convenientes... legal esse link ai das figuras de plastico :)

    3
Responder
The Witches: A Discworld Game - Análise: The Witches: A Discworld Game
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.