Ola, vamos então:
1° Sim, ele pode pedir essa exigência, mas preste bem atenção: o fato dele pedir alguma exigência e, após ele emprestar a influência, nada obriga senão a palavra do outro jogador, a cumprir o combinado. E vice versa também, não é porque eu passo dinheiro que terei a garantia do favor, da influência etc.
Exemplo aqui em casa:
Thiago: preciso de influência.
Leandro: eu empresto mas por 3 moedas
Silvano fica calado, porém Sebastião diz: eu pago o dobro se vocês não emprestarem
Leandro e Silvano aceitam: passa as 6 moedas ai Sebastião. Então Leandro diz a Thiago: se ainda quiser a influência agora quero que me pague 4 moedas, o preço inflacionou. Sebastião olha com fúria para Leandro, Silvano gargalha.
Thiago resiste mas cede a negociação e passa 4 moedas
Leandro diz: ok, vou cumprir o combinado, daqui a 10 rodadas eu lhe passo a influência. Thiago olha também com fúria, Silvano Gargalha. Leandro consegue dois inimigos mortais, e perde o jogo de forma vexatória, mas valeu a pena a gargalhada naquele momento.
O legal é isso, nada lhe obriga a cumprir alguma coisa.
2° Pelo que me lembro sim, ele pode descartar tanto um trabalhador exaurido quanto preparado, acredito que a carta de intriga que tem esse efeito, não discrimina essas condições (se isso for realmente o efeito de carta de intriga, salvo engano). Mas ressalto, pelo que lembro, troca e venda de escravos e gladiadores só ocorrem na fase de comércio (mas a confirmar)
3° Podem pedir antecipadamente ou depois, não importa, tudo nesse jogo é negociável, mas nada nesse jogo lhe da garantias. Pode pedir ouro, receber e ainda assim, não receber influência e, também, vice e versa.
Ficou longo mas espero que tenha ajudado
att