SUPER MOTHERLOAD (2015)
Após vários anos sem por na mesa, finalmente testamos e aprovamos o SUPER MOTHERLOAD, um jogo de escavação no planeta Marte.
Cada jogador lidera uma equipe de pilotos que vão escavando e descendo abaixo da superfície de Marte, em busca de artefatos, e pedras preciosas. E com o dinheiro desses achados, vamos aprimorando essa tripulação, deixando-os mais experts e mais valiosos.
Mecanicamente falando, o jogo é um deck building de Pilotos, aonde vamos usando as cartas para escavar e pegar os recursos, para poder comprar mais cartas mais valiosas.
E o escavar é feito de duas formas: usando brocas, ou usando bombas explosivas. Cada forma tem suas regras e suas limitações (por exemplo, a broca não consegue atravessar rochas maciças, já a bomba não tem efeito sobre placas de metais.
Há também a regra de se escavar ou em linha reta (broca), ou no padrão estabelecido pela carta vermelha de bomba.
Na medida em que vamos escavando, vamos colocando tiles (túneis), e ao se coletar todos os ARTEFATOS daquele tabuleiro, se coloca novo tabuleiro, abaixo desse. No total são 4 tabuleiros, ou profundidades, até o fim do jogo.
O JOGO
Cada jogador começa com um deck inicial de 7 cartas, e fica com 4 cartas em sua mão. Além dessas cartas, cada jogador tem um conjunto de 4x4 cartas de Pilotos aprimoradas, todas ainda para serem compradas durante a partida, e são elas que dão pontos de vitória e poderes. Cada jogador também começa com um token de bomba.
Na sua vez de jogar, cada jogador, tem 2 ações para gastar. E as ações possíveis são:
- Escavar
- Bombardear
- Puxar 2 Cartas.
Podendo repetir as ações. Lembrando que no fim do seu turno, se o jogador ficar com mais de 5 cartas na mão, ele descarta o excedente para manter sua mão com 5 cartas.
Na ação de ESCAVAR, o jogador deve baixar cartas de escavar, e se for mais de uma, terá que ser todas da mesma cor (podendo usar a carta multicolor para representar uma das cores). A quantidade de cartas baixadas é a quantidade de tiles de escavação que vai ser colocado no tabuleiro, mas todos em linha reta, e também respeitando o tipo de terreno (por exemplo, se o terreno for de rocha, não será possível ESCAVAR, mas só com BOMBA). E se for do tipo de aço, terá que ser da cor das cartas jogadas.
Ao se cobrir com os tiles de escavação, se recebe todos os ítens que estavam no tabuleiro (minerais de diversos tipos, jóias, diamantes e artefatos). E cada ítem desses tem seu valor, e todos eles deverão ser colocados em umas das 4 cartas de Pilotos ainda não comprados. E se sobre a carta do piloto estiver o valor necessário para sua compra, a carta vem para o descarte do jogador, e ele já poderá usar a carta em turnos futuros, além dos pontos de vitória já garantidos na carta.
Na ação de BOMBARDEAR, o jogador terá que gastar um token de bomba, e também baixar uma carta vermelha de sua mão, que indica o padrão de explosão da bomba. Da mesma forma que na ação de ESCAVAR, terá que colocar os tiles de escavação no formato exato mostrado na carta, e respeitando o tipo de terreno (exemplo, não poderá colocar num espaço que tenha aço, pois só pode ser escavado com a ação de ESCAVAR). E da mesma forma, o que for coletado de recursos, serão todos colocados numa única carta de piloto ainda não adquirida.
Na ação PUXAR 2 CARTAS, você puxa 2 cartas de seu deck, e vai para sua mão. Uma lembrete é que no final de seu turno, se você terminar com mais de 5 cartas na sua mão, você terá que descartar o excesso, e ficar somente com 5 cartas.
Outras formas de pontuar no jogo é completar as Cartas de Objetivos Maiores e Menores. Em cada jogo terão 3 cartas de Objetivos Maiores abertas para todos os jogadores, e 3 cartas de Objetivos Menores também abertas para todos os jogadores, mas na medida em que forem sendo cumpridas e levadas pelos jogadores, as de Objetivos Menores entrarão novas cartas, até se esgotar o deck delas. Um jogador que no seu turno cumprir um ou mais objetivos dessas cartas, já a puxa para si.
Um detalhe curioso é que mesmo nas ações de baixar cartas de ESCAVAR, tem cartas que dão bonus de ESCAVAÇÃO (permitindo pegar mais cartas, ou tokens de bombas, ou até quebrar algumas regras do jogo.
Também quando se compra uma nova Carta de Piloto, ela te dá um Bônus de compra, como por exemplo, permitindo vc ganhar mais uma ação neste turno, ou levar a carta comprada diretamente para sua mão, etc.
Quando um jogador cobre o último artefato do tabuleiro, ele abre um novo tabuleiro abaixo do atual. E se for o terceiro tabuleiro, o primeiro tabuleiro é retirado do jogo (sempre terá 2 tabuleiros ativos durante todo o jogo).
Isso também é o fim do jogo. Quando o último artefato do 4º e último tabuleiro for coberto, o jogador ativou o fim do jogo logo após seu turno terminar.
Daí os jogadores pegam todas suas cartas compradas e seus objetivos adquiridos, soma seus pontos de vitória, e o jogador com mais pontos ganha.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
SUPER MOTHERLOAD me surpreendeu por ser um jogo simples de se explicar, mas com um grau elevado de interação entre os jogadores (na parte da escavação no tabuleiro). Um jogo muito tático, pois o tabuleiro vai sendo modificado a cada momento, e você terá que esperar chegar a sua vez, e torcer para que os outros jogadores não tenha coletado aqueles recursos que você tanto estava de olho.
A sua escolha para aonde vai o dinheiro adquirido, ou seja, em qual ou quais cartas investir primeiro, é crucial no jogo.
Gostei bastante dele, um jogo que nos faz pensar bastante no seu turno, e o jogo algumas vez faz combos maravilhosos.
Nota: 8.0