Odanan::Dou um pouco de razão tanto para Knizia quanto para o Garfield...
Quando comecei a criar o Vossa Excelência, eu tinha experiência com card games (Magic, Battletech, Vampire, Game of Thrones...), mas pouco conhecimento dos board games modernos. Tanto que a primeira versão do jogo (2015) era num estilo euro que simplesmente não "funcionou" e foi abandonada. Só meses depois, quando eu reformulei completamente o jogo dentro de um formato que tinha mais domínio (living card game), que ele deu certo.
Nos anos seguintes, fiz um "intensivão" de board games modernos, enchendo duas estantes. Eu vi que precisava de mais conhecimento, se quisesse lançar outros produtos. O problema é que eu descobri que, muitos jogos que eu queria fazer, já existiam.
Falando no seu Papertown (que está lindão!), eu tinha uns esboços para um jogo semelhante de construção de cidade com tiles (sou fã antigo do SimCity, fazer o que...), mas fui descobrindo tantos jogos com o tema que desisti. O mesmo aconteceu com vários outros títulos. Acho muito intimidador trabalhar um tema que já foi explorado, ainda mais por grandes mestres.
Aquela empolgação de fazer, muito fruto do desconhecimento e de estar entrando nesse mundo novo, era uma força motriz para eu tocar pra frente os projetos. Mas cheguei num ponto em que, quanto mais eu abro meu repertório, menos consigo criar. Complicado, né?
Caramba, que assustador! kkk
Como assim os jogos que você queria fazer já existiam!? Você está falando só do tema ou de algo mais? O que você estava tentando criar? Jogos de cartas? Jogos de tabuleiro modernos?
Digo assustador porque minha área são as variantes de xadrez e os jogos abstratos. Já criei algumas variantes de xadrez. Tenho certeza de que algumas delas são repetidas, pois são ideias simples. E tenho certeza que algumas outras são inéditas. Meu grande sonho é um dia criar um jogo abstrato. Mas no momento sinto que ainda não tenho a menor capacidade para isso. É difícil até ter ideias.
Quando digo jogos abstratos, me refiro ao que chamo de abstratos raiz. Jogos como Quarto, Othello, Otrio, Quoridor, Squadro, Fanorona, Surakarta, Pentago, Mijnlieff, etc. E não os abstratos Nutella. Que é como eu chamo a subcategoria dos jogos modernos que o pessoal do hobby chama de jogos abstratos. (Jogos como Azul, Sagrada, Patchwork, Marrakesh, Tigris & Euphrates, etc. Até Fotossíntese eles chamam de abstrato, embora para mim seja absurdamente temático!)
Você já deve ter percebido, né? Abstratos raiz como Go, Konane, damas, etc, são facílimos de se repetir. O risco de inventar algo que já existe é enorme.
Mas me espanta que você tenha descoberto a mesma situação em relação aos jogos de cartas ou jogos de tabuleiro modernos. Se isso realmente foi assim, é de fato assustador. Inibe qualquer um.