MOITA1980::Mais um excelente texto! Knizia é mestre, mas realmente hoje em dia é complicado o desenvolvimento sem bagagem, as vezes funciona, mas é como você já disse em outras palavras quase como jogar dardos no escuro.
Na hora que bati o olho no seu texto já lembrei daquela frase famosa do Richard Garfield que prega quase o oposto. Uns anos atrás eu fiz um tweet sobre, pois estava lendo o Kobold Guide to Design:
Uma das melhores partes é sobre alguns GD afirmarem que não querem jogar determinados jogos para não influenciarem seu design. Ele comenta como seria Spielberg se não assistisse os clássicos? Para não se "influenciar". Garfield é totalmente contra o "Design no Vácuo"
https://twitter.com/moitabuleiro/status/1193855904120279041?t=Rrl9a_V9wMLJXzvok_5PCQ&s=19
Pois é, não foi à toa que demorou tanto pra sair o Papertown. Pra vc ter uma ideia, eu era tão inexperiente que comecei o jogo fazendo a capa. 3 dias pintando com aquarela, escaneando, photoshopando, sem nunca testar nada.
Não recomendo criar jogo sem bagagem, mas também não sou muito fã do conselho de "primeiro criar um repertório grande, pra só depois começar a fazer" (que não é o que o Garfield está falando, mas já ouvi muita gente dizendo isso).
Quer fazer, começa logo, extravasa a criatividade. Só tenha consciência de que não vai ficar bom, mas já acumula experiência pra próxima... E enquanto isso, vai jogando mais e mais, criando bagagem.
Nunca li o Kobold Guide, não sabia que tinha capítulo do Garfield. Vou procurar.