“MUNCHKIN é um jogo que contém a essência da "experiência dungeon"... sem todos aqueles papéis e livros gigantes do RPG convencional". - Manual, página 2.
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Versão Devir - Foto por Urick Lins

Versão Galápagos - Foto por Ricardo Gama
Sinopse do Jogo:
Matar monstros, roubar tesouros, apunhalar os amigos... Tudo isso está dentro de Munchkin com suas dezenas de cartas de portas, itens, maldições e muita, mas muita "sacanagens com os amigos". Munchkin é um jogo de cartas criado por Steve Jackson (GURPS, Zombie Dice, OGRE, Illuminati, etc) da Steve Jackson Games lá em 2001 e aqui no Brasil alguns anos depois pela Galápagos. Com a arte de Alex Fernandez, John Kovalic, Heather Oliver e Philip Reed (OGRE, Munchkins diversos, Hacker, Ca$h'n'guns, etc), o jogo de cartas tem um toque de RPG onde 3 a 6 podem jogar e disputar quem chega primeiro no nível 10 (versão básica do jogo).
Essa disputa se dá através de cartas de porta e de tesouro que podem se revelar muito boas ou muito ruins para cada jogador. Apesar de já possuir mais de 10 anos no mercado de tabuleiros, Munchkin possui inúmeros expansões e versões temáticas que até hoje faz grande sucesso para jogadores de todas as idades.
Mecânicas:
- Administração de cartas
- Seleção de cartas
- Jogadores com diferentes habilidades
- Rolagem de dados

Componentes - Foto por PATCH_UFC
A essência do jogo é a interação entre os jogadores através de alianças e traições que são feitas por causa dos combates. Jogadores se unem ou se atrapalham na disputa dos tesouros e níveis que cada monstro dá.
A rodada começa com os todos os jogadores comprando 4 quartas de cada monte (porta e tesouro) e verificando o que já pode ser "baixado" na mesa como equipamento deixando o personagem melhor ainda. Os equipamentos vêm no jogo em grande variedade e cada um dá um bônus em força e alguns até mesmo uma habilidade ao personagem. Vale lembrar que todos começam com a raça "humano" e sem nenhuma classe (guerreiro, ladrão, etc), assim sendo cada jogador, a não ser que mude sua classe, pode ter um equipamento na cabeça, 2 itens de mão pequenos ou um grande de duas mãos, um calçado no pés e uma armadura.

Raça e classe - Foto por PATCH_UFC
Além disso, existem os amplificadores de itens que aumentam ou dão novas habilidades à itens já existentes com algum dos jogadores. Munchkin, como toda adaptação de RPG, possui cartas de raças, classes, escudeiros, montarias e outros. Existem cartas que dão acesso à duas raças ou classes.
Após essa compra inicial, o primeiro jogador começa comprando uma carta de porta do monte verificando que tipo de carta é. Se for uma carta de maldição com o símbolo verde, esta é uma maldição que deve ser resolvida imediatamente. Uma carta azul representa um item que pode ajudar no combate com monstros e pode ficar na sua mão ou no inventário do jogo. Por fim, uma carta com símbolo roxo significa um equipamento que você usar, descarta, dar ou negociar com outro jogador. Por fim, se for uma carta de monstro (laranja), então acontece o combate.
O combate é vencido se o jogador possuir mais pontos de força do que monstro. Nesse momento é possível pedir ajuda aos oponentes para que eles somem seus níveis e itens aos do combatente e assim seja possível derrotar o monstro. Porém também é possível que os oponentes joguem cartas de amplificação/bonificação (azuis) para aumentar a força do monstro e assim atrapalhar o combate (de jogador prestes a ganhar, por exemplo). Caso o monstro derrote um personagem, ocorre a "coisa ruim" da carta do monstro caso o jogador não consiga fugir com sucesso.
Exemplo de Combate - Foto por Rodrigo Deus
Além de abrir a porta (comprar uma carta de porta), ainda é possível jogar uma carta de monstro da mão para "procurar encrenca", negociar cartas com outros jogadores ou ainda dar cartas como "caridade" para quem está abaixo do seu nível.
Avaliação:
Munchkin é um jogo agressivo, ainda que simples de certa forma por não existirem regras complexas ou extremamente detalhes. Apesar de antigo, sempre "está na moda" por novos e velhos jogadores de tabuleiro.
Considero muito bom para quem está iniciando no hobby e com a edição brasileira sempre fica fácil abrir o jogo para pessoas que nunca jogaram nada de moderno. Tem a qualidade dos componentes da Steve Jackson games e as piadas garantem boas risadas em sua maioria. As expansões acrescentam boa rejogabilidade.
Pontos positivos:
- Sempre disponível no mercado à bom preço;
- Jogo de cartas leve e engraçado;
- Apresenta boas possibilidades de "sacanear o amiguinho";
- Boas expansões, apesar de algumas acrescentarem mais do mesmo;
- Componentes de boa qualidade;
- Jogo criativo em seu conteúdo diversificado.
Pontos negativos:
- Jogo agressivo como um todo;
- Altas possibilidades de jogadores "sacanearem" somente um jogador na mesa;
- Algumas expansões pouco acrescentam.